O PROJETO DE DEUS PARA O HOMEM - Hernandes Dias Lopes

O PROJETO DE DEUS PARA O HOMEM - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes livro de Êxodo capítulo 25 Versículos 8 e 9 Êxodo capítulo 25 versos 8 e 9 e me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles segundo tudo o que eu te most para modelo do.

O PROJETO DE DEUS PARA O HOMEM - Hernandes Dias Lopes

Tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis assim mesmo o fareis estou informado que as crianças da nossa igreja aqui em Pinheiros vão estudar de uma forma detalhada e meticulosa sobre o tabernáculo sobre o Santuário e penso que talvez fosse oportuno então a nós aqui e também estudarmos um pouco sobre este assunto.

Até para que alguns pais possam em casa ajudar seus filhos nessas tarefas pedagógicas a da Escola Bíblica Dominical O que representa esse texto que acabamos de ler e me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles o projeto de Deus pro homem para Muler é que nós o conheçamos e conhecer a Deus é a própria.

Essência da vida eterna é isso Que Nós faremos por toda a eternidade como Deus é inesgotável em o seu ser e como Deus é o sumo bem e a plena perfeição e porque em Deus reside toda a a verdadeira felicidade conhecer a Deus por toda a eternidade será a expressão máxima da nossa plena e maiúscula.

Alegria a palavra de Deus nos informa que o fim principal do homem é glorificar a Deus é deleitar-se em Deus é conhecer a Deus é fruir a Deus é para isso que você existe porém o pecado fez um uma um rompimento radical da nossa comunhão com Deus faz separação entre nós e o nosso Deus e a partir do pecado o homem que tinha prazer em Deus Deus descia e falava com ele e ele tinha.

Comunhão com Deus agora passa a ter medo de Deus quando havia lá no antigo testamento uma aparição de Deus uma teofania as pessoas tinham medo porque Deus é santo santo santo ele é luz mas o pecado é escuridão é treva então quando o povo caminhava pelo.

Deserto Deus toma uma decisão de se dirigir a Moisés nesses termos e me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles então Deus toma a decisão de descer Deus toma a decisão de vir Deus toma a decisão de romper essa distância Deus toma a posição de a decisão de habitar entre o povo e aquele Tabernáculo Ou aquele Santuário seria o símbolo da presença de Deus entre o.

Povo esse Tabernáculo eraa móvel enquanto o povo se deslocava de um lugar para outro esse Santuário ia com eles de dia uma coluna de nuvem de noite uma Coluna de Fogo e Deus esta presente era a presença de Deus entre eles e esse Santuário portanto aponta para Jesus Cristo Ele é a presença de Deus manifesta entre os hom mas esse Tabernáculo também vai ter um outro.

Significado esse Tabernáculo Vai representar a própria igreja porque Deus habita na igreja isso vai levar paraa consumação de todas as coisas em Apocalipse Capítulo 21 quando diz que Eis o tabernáculo de Deus entre os homens Deus habitará com eles e eles serão povos de Deus então não haverá mais qualquer separação entre nós e Deus nós habitaremos nele ele habitará em nós e para toda a eternidade nós viveremos em comunhão com ele bom dito.

Isto é muito importante agora entender como é que esse Santo Santuário foi feito porque o texto no Versículo 9 diz segundo tudo que eu te mostrar para modelo do Tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis assim mesmo fareis em outras palavras Moisés não podia fazer o Santuário o tabernáculo da sua própria cabeça ele não era o engenheiro e ele não era o arquiteto desse projeto ele recebeu o projeto e deveria executar o.

Projeto rigorosamente de acordo com a prescrição Divina os utensílios que comporiam esse Santuário deveriam ser seguidos a risca por Moisés não caberia a ele qualquer criatividade porque isso era sombra de uma realidade que haveria de vir em Cristo e na igreja Então vamos olhar como é que deveria ser primeiro Vamos pensar no santuário qual era a matéria prima principal para.

Construir esse Santuário e o texto nos informa biblicamente que Deus mandou Moisés eh trazer madeira de Acácia primeiro porque eles estavam no deserto e Acácia é uma madeira do deserto Não foi feito do Cedro do líbano madeira Nobre mas Acácia era uma madeira comum do deserto e mais era uma madeira difícil de ser trabalhada nenhum marcineiro optaria trabalhar com Acácia.

    Porque é uma madeira dura é uma madeira cheia de nós difícil de ser lidada com ela mas

    Por que Deus na sua sabedoria e dentro do seu projeto de Redenção foi escolher exatamente a madeira de Acácia para fazer o Santuário Porque a madeira de Acácia é um símbolo da nossa natureza pecaminosa cheia de nós e dura de ser trabalhada mas notem vocês que aqueles.

    Que foram convocados para trazer as as coisas para construção e dentre elas a Cácia precisaram sair pelo Deserto buscando árvores de Acácia e derrubar essas árvores e cerrar tábuas e a primeira coisa que eu noto aqui é que você não será habitação de Deus enquanto suas raízes não foram não forem seccionadas enquanto você não morrer primeiro eu morro pro pecado pro.

    Mundo para depois eu eu viver para Deus para depois eu ter relacionamento com Deus mas pensem em vocês que quando essa madeira é cortada e seccionada agora você tem toras de acá e a ordem a Moisés foi você Vai cerrar tábuas todas iguais mas por que Deus mandou cerrar tábuas todas iguais porque isto estava apontando para uma realidade para Deus nós somos iguais.

    Ele não faz acepção de pessoas não tem rico não tem pobre não tem Doutor não tem Analfabeto não tem grande não tem pequeno não tem homem não tem mulher não tem livre não tem escravo todos nós para ele somos iguais mas quando Deus mandou Moisés cerrar tábuas iguais Deus mandou fazer mais uma coisa Deus mandou Moisés fazer uma espécie de engate em cada tábua as tábuas não deveriam ser.

    Colocadas apenas uma Lada da outra e vocês que conhecem um pouquinho de construção civil sabem que se você Serra uma madeira você corta uma árvore Serra as tábuas elas estão verdes e você junta todas elas coladas umas na outra com o tempo vai acontecer o quê a madeira vai murchar e vai ter fendas vai ter lugares onde insetos podem por ali penetrar que que Deus mandou Moisés Fazer engastes nessas tábuas sabe o que.

    Significa isso é que nós como povo de Deus não estamos apenas juntos nós estamos aliançados nós pertencemos uns aos outros e pertencemos a tal ponto que a Bíblia diz que se um membro é honrado todos são honrados com ele se o membro sofrem Todos devem sofrer com ele assim Deva ser a aliança que você deva ter com o seu irmão mas na hora que as tábuas estavam cerradas na hora que as tábuas já.

    Estavam com esses engastes Deus chega para Moisés diz Moisés você vai levantar essas tábuas e as tábuas não vão ser colocadas na horizontal as tábuas vão ser colocadas todas na vertical por que isso porque isso é um símbolo o Santuário não só é simboliza Jesus mas simboliza também a igreja Deus não quer a igreja deitada em berça esplêndido Deus quer a igreja numa posição de pé de ação mas quando Moisés vai levantar.

    Essas tábuas todas elas de pé na vertical Deus disse para Moisés você precisa agora construir uma base de prata mas por que não deveria ser essas tábuas colocadas sobre a areia do deserto porque o deserto é um símbolo do mundo e prata é um símbolo de Redenção se você for olhar na descrição foram mais de uma tonelada de ouro e mais de duas toneladas de prata que foram trazidas paraa construção do Santuário.

    O que significa isso significa que você é habitação de Deus mas você mora no mundo você está no mundo você não foi tirado geograficamente do mundo mas você está construído sobre bases de prata em outras palavras você está no mundo mas não é do mundo porque você foi redimido do mundo por um preço pois prata fala desse preço da então preste bem atenção nisso entre você e o mundo tem a cruz de.

    Cristo você não é do mundo você não pertence ao mundo você foi resgatado do

    Mundo você está no mundo mas o mundo não está em você você está no deserto Mas você está em cima de uma base de prata Quando Deus mandou Moisés levantar essas tábuas sobre bases de prata agora Deus chega para Moisés E diz agora você vai cobrir todas estas tábuas de ouro de tal maneira que quem olha de.

    Fora e vê o Santuário ele não vê mais madeira de Acácia ele vê ouro e o que significa isso significa que nós estamos numa nossa natureza pecaminosa somos pecadores mas Deus nos justificou e no nos cobriu com a justiça de Cristo de tal forma que quando Deus olha para você e para mim ele não vê madeira de Acácia ele não vê a nossa natureza pecaminosa ele vê a justiça de Cristo nos cobrindo.

    Porque ouro fala da Glória de Deus ô irmãos preste atenção que esse Santuário é muito mais do que um rico e Belo mobiliário que era carregado pelo Deserto Deus estava mostrando em sombra aquilo que haveria de ser a real ade Deus nos olha pela Perspectiva da obra da Redenção porque você foi coberto com a justiça de Cristo você foi justificado a justiça daquele que é justo foi atribuída a você e quando Deus.

    Olha para você ele vê a justiça de Cristo na sua vida pois bem agora preste atenção que esse Santuário vai ser levantado e ele tem três departamentos ele tem o pátio que é externo onde as pessoas chegam depois do pátio ele tem uma outra parte interna que se chama de Lugar Santo e depois tinha uma cortina que levava para o último local desse Santuário que era o lugar Santíssimo ou o santo dos.

    Santos Então vamos acompanhar o raciocínio porque tudo isso é Sombra de Uma gloriosa realidade o que ficava em nota em vocês que se o Santuário era o símbolo da presença de Deus e me farão um santuário para eu possa habitar no meio deles e esse Santuário aponta para Cristo todas as tribos armavam as suas tendas ao redor do Santuário porque Deus habita conosco e Deus habita em.

    Nós nós devemos viver diante na ao redor da presença de Deus Deus precisa ser o centro da nossa vida Cristo precisa ser o centro da nossa vida é isso que significa Mas quais são os utensílios do pátio haviam dois utensílios primeiro deles era o altar de bronze onde os sacrifícios eram feitos e queimados o que isso.

    Significa o altar de bronze fala do juízo de Deus onde o pecado foi espiado o altar de bronze aponta paraa Cruz onde o sacrifício perfeito foi executado foi realizado em outras palavras você não pode entrar no santuário para adorar a Deus sem primeiro você passar pela cruz sem remissão sem derramamento de.

    Sangue não tem remissão de PE o Santuário vai mostrar para nós que não existe religião humanista não existe religião das obras não existe religião dos feitos humanos ou você passa pela cruz ou você passa por debaixo do sangue ou você passa pela Redenção de Cristo ou você não pode conhecer a intimidade de Deus nem adorar a Deus mas ali no ali no pátio no lugar externo depois que alguém passava pelo.

    Altar de bronze havia em seguida uma bacia de bronze com água e depois que a pessoa adorava ali no altar de bronze fazia o seu sacrifício O sacerdote precisava lavar-se na bacia de bronze onde tinha água para depois então entrar pro Santuário para adoração o que significa isso significa que você foi redimido Mas você continua sendo pecador e você.

    Precisa constantemente ser purificado e lavado e essa lavagem tem a ver com a palavra de Deus porque você ao ler a palavra você passa por esse lavar da palavra de Deus é por isso que você vem à igreja domingo após domingo você vem e você escuta e você é tocado e você é convencido do seu pecado e você é transformado pelo poder do Espírito Santo e você vai sendo transformado constantemente e você precisa de confessar o seu pecado constantemente você precisa ser lavado.

    Constantemente você precisa ser purificado constantemente você precisa passar por essa bacia constantemente pois bem depois que então O sacerdote fazia o sacrifício no altar de bronze se lavava na bacia de bronze com água agora ele entrava dentro do Santuário ali naquele Santuário tem três pés três mobílias do lado esquerdo ficava a mesa com os pães da.

    Proposição ou os pães da presença eram 12 pães que eram trocados todo sábado e esses pães apontavam para quem Para Jesus Quem é Jesus Ele é o pão da vida quando você entra na casa de Deus na presença de Deus você precisa se alimentar do pão Vivo que desceu do céu é por isso que você e eu viemos à.

    Igreja nós não viemos porque que aqui é um lugar bonito porque aqui tem cadeiras confortáveis porque aqui tem boa música porque aqui tem pregadores porque aqui tem amigos você veio para cá para se encontrar com Deus e você vem para cá para se alimentar de Cristo Ele é o seu alimento mas se do lado esquerdo ficava a mesa com os pães da proposição do lado direito ficava o Candelabro o Candelabro eram aquelas.

    Astes feito de Ouro Puro onde tinha azeite e onde havia luz porque também o Candelabro aponta para Jesus Ele é a luz do mundo mas o Candelabro aponta paraa igreja Jesus Cristo disz vós sois a luz do mundo eu acho maravilhoso isso porque ah Jesus Cristo das figuras muitas que usou sobre ele mesmo ah eu sou eu sou o.

    Pão da vida eu sou a luz do mundo eu sou a porta eu sou o bom pastor eu sou a ressurreição e a vida Eu sou o caminho a verdade a vida eu sou a videira verdadeira uma delas ele partilhou com a igreja e diz eu sou a luz do mundo ele disse vós sois a luz do mundo mas você já parou para perceber uma coisa eh a igreja não é luz do mundo na mesma proporção que Jesus é luz do mundo Jesus é luz do mundo porque ele é.

    O sol da justiça e o sol tem luz própria ele é a verdadeira luz que vinda ao mundo ilumina a todo o homem mas se você pegar a lua por exemplo a lua brilha Mas a lua não tem luz própria a lua só brilha na medida em que ela reflete a luz do sol a igreja não tem luz própria a igreja só é luz do mundo na medida em que ela reflete no mundo a luz de Cristo então naquelas astes tinha uma.

    Espécie de pavio de stopa mas tinha o azeite e eu que fui criado na regão Rural antes da Luz elétrica até os 12 anos se você botar uma lamparina só com o pavio de Estopa e botar fogo você produz é carvão é fumaça o que alimenta a chama não é o pavio de Estopa o que alimenta a chama é o azeite é o azeite que queima ele traz luz então por favor nunca pense que você.

    É o azeite você é o pavio de Estopa Se você for querer brilhar por você mesmo você gera fumaça e carvão nós não temos luz própria é por isso que o Candelabro aponta primeiro para Cristo e é por isso que o Candelabro mostra que para ter luz é preciso ter azeite e o azeite é um símbolo do Espírito Santo de Deus.

    E depois que você se alimenta de Cristo Então você se torna de fato luz do mundo agora tem a última peça no lugar santo ficava lá na beirada da cortina do santo dos santos que era o altar de incenso altar de incenso preste atenção nisso que o altar de incenso a aponta também para Cristo porque ele é o nosso.

    Sumo Sacerdote que nos leva à presença de Deus ele é o nosso intercessor junto a Deus e incenso fala de oração mas também aponta paraa igreja porque a a Bíblia diz lá em Apocalipse que a a as orações que sobem do altar são levadas ao Trono de Deus porque a oração conecta o altar da Terra com o trono do céu o altar conecta a fraqueza humana com a onipotência divina e é depois que você se alimenta.

    De Cristo e que você é luz do mundo é que você tem uma vida plena de oração é curioso isso que quando o incenso era queimado isso produzia um perfume um cheiro agradável e a Bíblia chega dizer que isso sobe como aroma suave pras narinas de Deus mas sabe qual era um dos componentes mais importantes para se fazer esse incenso dentre os muitos produtos o.

    Sal e o sal é um símbolo nosso é que um dos principais ingredientes para oração que agrada a Deus é a nossa própria vida Então vamos a ao último ambiente deste Santuário depois que a pessoa passava pelo altar de bronze pela bacia de bronze e entrava no lugar santo e tinha.

    A mesa com os pães da proposição tinha o Candelabro do lado de cá tinha o altar de incenso agora tinha uma cortina pesada e até ali os sacerdotes podi entrar mas a partir dali só o sumo sacerdote podia entrar e só podia entrar uma vez por ano com sacrifícios com sangue lá do altar de.

    Bronze porque lá dentro o santo dos santos ficava uma única peça um único mobiliário era a arca da aliança e se o Santuário representa igreja a Arca da Aliança sobretudo representa especificamente Jesus mas de que foi feita a arca da aliança qual a matéria prima madeira de Acácia Mas você pode argumentar bom mas.

    Eu não tô entendendo uma coisa se a madeira de Acácia é um símbolo da natureza humana pecaminosa e se a arca representa Jesus Como assim usou madeira de Acácia porque a a Bíblia diz que aquele que não conheceu o pecado foi feito pecado por nós para que nele nós fôssemos feito justiça de Deus ele não tinha pecado pessoal mas ele tomou sobre si o nosso.

    Pecado carregou sobre o madeiro os nossos pecados e morreu pelos nossos pecados a arca foi toda coberta de ouro porque a arca aponta tanto pra humanidade de Cristo quanto pra divindade de Cristo e a tampa da arca foi toda feita de ouro sem madeira de Acácia por quê Porque essa tampa chamada de propiciatório é mostrando para nós que a redenção.

    Nossa é uma obra exclusiva de Deus e ali ficavam os dois querubins de ouro e preste atenção irmãos que foram gastos mais de uma tonelada de ouro nesse trabalho do Santuário e esses querubins é ali que a chequin de Deus aparecia uma vez por ano quando era feito o sacrifício porque eles apontam para exaltação e.

    Glorificação de Deus quando o nosso pecado é espiado Quando a nossa redenção é consumada então isso traz Glória pro nome de Deus a Bíblia chega a dizer que há festa diante os anjos de Deus no céu por um pecador que se arrepende mas dentro dessa arca tinha três objetos que que tinha dentro da arca primeiro tinha as tábuas da lei segundo tinha um vaso com Maná terceiro tinha a vara de Arão que.

    Floresceu todos esses três objetos apontavam para quem Para Jesus Ele é a verdadeira palavra de Deus ele é o Logos ele é o verbo ele é a palavra ele é a palavra viva de Deus mas ele é o vaso com Maná porque aquele Maná era apenas um símbolo aquilo apontava para uma.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VpSfaaiBnic

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem