07 - Éramos Pecadores, mas, Deus! (Ef 2.1-10)

07 - Éramos Pecadores, mas, Deus! (Ef 2.1-10) Irmãos vamos abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Efésios Capítulo 2 vamos dar continuidade à nossa série de mensagens nessa importante carta do novo testamento Vamos ler do verso primeiro até o verso 10 embora nosso Foco hoje à noite seja do verso 4 a 10 pois já fizemos a exposição dos versos de um a três.

07 - Éramos Pecadores, mas, Deus! (Ef 2.1-10)

Ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados Nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo segundo o príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da Ira como também os demais.

Mas Deus sendo rico e misericórdia por causa do grande amor com que nos amou e estando nós mortos em nossos delitos nos deu vida juntamente com Cristo pela graça sois salvos e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares Celestiais em Cristo Jesus para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós é dom de Deus não de obras para que ninguém se glorie Pois somos feitura dele criados em Cristo Jesus para boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andassemos nelas amém o Senhor nos Pedimos que teu Benito Espírito Santo me ilumine o nosso entendimento na compreensão da tua Revelação nos ajuda a entender o Deus a profundidade do teu amor grandeza da tua.

Graça E acima de tudo a tua glória como alvo da nossa vida e de tudo que o senhor faz nesse mundo Pedimos que o senhor fale ao coração de cada pessoa que nessa noite em nome de Jesus amém meus irmãos o apóstolo Paulo escreveu essa carta com o objetivo de expor o grandioso plano de Deus na salvação de pecadores ele fez isso motivado pela notícia que tinha recebido de que a.

Igreja de Éfeso que tinha sido que tinha sido fundada por ele e outras igrejas próximas tinham tomado conhecimento de que ele estava preso e ele estava preso em Roma e os cristãos estavam meio que perplexos como é que o maior pregador do Evangelho e da Graça de Deus tinha acabado numa prisão em Roma quando ainda havia o mundo inteiro para ser evangelizado e estavam desanimados na fé.

Estavam meio que sem entender qual era o plano de Deus com isso essas notícias chegam até o apóstolo Paulo lá em Roma onde ele está preso e ele resolve escrever uma carta para estes irmãos da Igreja de Éfeso e também para outras igrejas nós temos indícios de que essa carta ela embora endereçada aos Efésios ela tinha como objetivo ser uma carta circular era para ser lida nas igrejas daquela região.

Eu tô referindo ao fato de que alguns humanos gritos antigos não tem a expressão que vivem em Éfeso no verso primeiro do capítulo 1 aparece em branco como se fosse para preencher aos irmãos que vivem em Colossus aos irmãos que vivem em qualquer outra cidade daquela região e também o fato de que fora contra o costume de Paulo essa carta não tem nenhuma recomendação pessoal no final todas as outras cartas terminam dizendo Saul da Fulano sauda ciclano essa não.

Provavelmente porque era uma carta que era para ser lida não só na Igreja de Éfeso mas na região daquela daquela cidade outras cidades próximas o alvo de Paulo era confortar aqueles irmãos e dizer para eles que a prisão dele em Roma na verdade fazia parte do plano que Deus havia concebido desde a eternidade de trazer para si um povo de entre a raça decaída a raça humana decaída um.

Povo que seria para o louvor da sua glória a prisão de Paulo fazia parte desse plano no sentido de que Paulo estava preso porque ele estava anunciando a gente que o evangelho o evangelho de Cristo também era para eles e não somente para os JuDeus Ou seja no cumprimento do dever Paula vinha encontrado a prisão como lugar temporário depois ele sairia daquela prisão ainda pregaria o evangelho há alguns anos depois Voltaria a ser preso e morreria no ano 66 lá em.

Roma aqui no capítulo primeiro Paulo fala a respeito desse plano glorioso Deus Pai planejou a igreja verso 3 A verso 6 o filho Deus filho se deu por ela versos 6 até o verso 12 e Deus Espírito Santo chama e aplica essas verdades a todo aquele que crê sendo ele o penhor da nossa herança E também o ser dessa promessa versos 13 e.

14 e tudo isso pro louvor da Glória de Deus depois Paulo ora pelos crentes para que eles compreendam isso verso 15 até o verso 23 é uma oração naquele faz na qual ele faz menção do grande poder de Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos Como sendo aquele mesmo poder que opera nos crentes e termina essa oração no verso 23 dizendo que Cristo é a cabeça da igreja que é o seu corpo a Plenitude daquele.

    Que é tudo enche em todas as coisas eu havia sugerido aos irmãos de que essa oração que vai do verso 15 até o verso

    23 é uma espécie de parênteses e que o capítulo 2 verso primeiro é a continuação na verdade do verso 14 Capítulo 1 verso 14 Paulo no verso 14 Ele termina a descrição da ação de Deus na salvação dizendo que o espírito é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória e aí.

    Ele continua descrevendo esse processo de salvação esse plano da salvação no capítulo 2 ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados e assim por diante nós vimos no na mensagem anterior que nesses três Versículos iniciais do Capítulo dois Paulo faz uma exposição da situação em que nós nos encontramos Quando Deus nos achou com a sua graça e a sua.

    Misericórdia Paulo diz que nós estávamos mortos nos nossos delitos e pecados verso primeiro que nós éramos escravos do mundo e que nós éramos por natureza filhos da Ira como também os demais final do verso 3 ou seja ele descreve a humanidade como está numa situação da mais completa perdição não somente culpados debaixo da Ira de Deus mas completamente impotentes.

    Para resolver a sua situação e aqui que no verso 4 ele entra com estas palavras que sinaliza uma mudança na situação fazendo com que estas palavras mas Deus sejam a frase mais importante de toda essa passagem aí a situação era essa mortos escravos condenados debaixo da Ira de Deus mas Deus e a introduz uma mudança então nós.

    Podemos dizer que o Evangelho se resume a essas duas palavras mas Deus éramos pecadores Miseráveis perdidos sem esperança nenhuma mas Deus fez alguma coisa esse é o evangelho Esse é o evangelho que Paulo começa a anunciar aqui a partir do verso 4 Ele disse que Deus fez alguma coisa ele vai dizer que Deus nos deu vida juntamente com Cristo mas Deus fez isso.

    Com base em duas coisas a causa por que que Deus fez isso se nós merecemos a morte se nós merecemos a sua condenação se não tínhamos direito absolutamente nada porque Deus nos salva a primeira causa que Paulo apresenta aí está no verso 4 mas Deus sendo rico e misericórdia misericórdia faz parte dos atributos de Deus é isso que ele é ele é um Deus misericordioso é um Deus que trata com compaixão e não trata como merecem.

    Condenados como vocês e como eu misericórdia é aquilo que Deus tem para com pecadores perdidos conta que Nicolau Copérnico o famoso cientista quando morreu queria que se escrevesse na sua tumba o seguinte não quero a graça dada a Paulo não quero o favor feito a João quero somente a misericórdia feita ao Ladrão na cruz.

    É exatamente isso aquela misericórdia que Deus teve com aquele ladrão na cruz hoje estarás comigo no paraíso Apesar dele ser o que ele era Então essa é a primeira causa pela qual Deus fez alguma coisa a misericórdia dele ele não nos trata conforme nós merecemos ele não não nos dá aquilo que nós merecemos pelos nossos atos mas agora tem uma causa especial Essa é a.

    Causa geral Mas tem uma causa especial no verso 4 que Paulo acrescenta por causa do grande amor com que nos amou esse amor aqui não é o amor Geral de Deus para com a humanidade tipo Deus amou o mundo de tal maneira como criador Deus ama a sua criação e é verdadeiro afirmar que ele ama cada pessoa desse planeta Porque ele é o autor da criação mas há um amor que é descrito aqui como sendo grande amor que é o amor Salvador.

    De Deus e que ele tem apenas por aqueles que ele amou desde a fundação do mundo

    Com o Salvador em Teologia a gente faz essa distinção entre graça comum ou seja o favor de Deus para com todas as pessoas Deus faz até mesmo para com aqueles que não acreditam neles Deus faz gente bonita famosa rica saudável alegre divertida criativa Deus abençoe a humanidade.

    Indistintamente com dons riquezas favores e bênçãos Isso é o que nós chamamos de graça comum mas a graça especial que é a salvação o perdão de Pecados é somente para aqueles que ele quis desde a fundação do mundo não é dado a todos é a mesma coisa o amor de Deus você vai encontrar passagens na Bíblia que Deus amou o mundo e é verdade Deus ama pecadores É verdade mas a Bíblia também.

    Fala aqui como aqui por exemplo do grande amor com que Ele nos amou Paulo está falando do ponto de vista do Cristão salvo ele me amou com grande amor é distinto daquele amor geral para com a humanidade Então você vai encontrar passagens que vão dizer que Deus amou todos é verdade mas isso não quer dizer que ele vai salvar todos porque o amor Salvador o amor eletivo a misericórdia que salva ela é dada somente para os eleitos antes.

    Da fundação do mundo então a causa geral primeiro é a sua misericórdia Então Deus porque ele é o que ele é ele nem sempre retribui aos pecadores do jeito que os pecadores merecem isso se chama misericórdia mas o que faz com que ele salve alguns pecadores da condenação que eles merecem esse grande amor esse amor especial que ele tem por alguns desses pecadores Deus sendo rico e misericórdia por causa.

    Do grande amor com que nos amou e Paulo acrescenta uma frase para destacar esse amor e para dizer que realmente é merecido e estando nós mortos em nossos delitos ele acrescenta essa frase aqui que ele já disse no verso primeiro que nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados para deixar claro que a base da misericórdia de Deus e do grande amor com que Ele nos amou não foi nada em nós.

    Deus não nos amou porque nós merecemos geralmente é assim na humanidade a gente se sente atraído por alguém a gente gosta de alguém por causa das qualidades que aquela pessoa tem pessoa é bonita e agradável fala bem ela é criativa Ela é inteligente ou enfim o nosso amor geralmente nasce o Brota em reação alguma virtude alguma qualidade que tem nas outras pessoas mas Paulo está dizendo aqui que esse amor Salvador de.

    Deus ele não nasceu de nada ele não é resultado de nada que Deus viu em nós que valesse a pena porque nós estávamos mortos em nossos delitos e ofensas delito é a quebra da lei de Deus é afronta ao próprio Deus é nos inimigos e mesmo assim Deus nos amou ele teve misericórdia por causa da sua grande misericórdia e do seu grande amor mesmo que nós o tenhamos ofendido com.

    Nossas ofensas com nossos delitos e pecados para não deixar a menor dúvida de que não foi porque Deus viu quem ia aceitar aqui tá deixado de Fora a teoria da presciência né não Deus viu quem ia aceitar como assim morto não aceita nada não foi porque ele viu aqui deixa de Fora livre arbítrio não mas Deus me deu uma escolha e então eu usei esse meu livre arbítrio para escolher o amor tu não escolhe nada.

    Morto não tem livre arbítrio a origem toda é o amor de Deus a misericórdia de Deus a compaixão de Deus para conosco estando nós mortos e nossos delitos O que é que Deus fez e o que vem em seguida vai confirmar tudo que ele disse até agora Paulo disse que Deus fez três coisas aqui estão são três verbos e todos eles estão escritos no mesmo tempo verbal no mesmo modo na.

    Língua grega primeiro nos deu vida está aí no verso 5 no verso 6 nos ressuscitou e ainda no verso 6 e nos fez assentar nos lugares celestiais Talvez o apóstolo Paulo tenha eu não sei se ele fez intencionalmente mas parece que essas três coisas aqui são uma reversão daquela situação tripla que ele descreveu no início do capítulo vocês lembram O que é que nós éramos mortos.

    Verso primeiro escravos escravos do mundo de satanás e da carne e Filhos da Ira agora parece que Paulo está descrevendo uma reversão dessa situação nós éramos mortos mas Deus nos deu vida nós éramos escravos aprisionados mas agora Deus nos ressuscitou nós éramos filhos da Ira Mas agora nós estamos assentados à direita.

    De Deus portanto somos seus filhos em Cristo Deus reverteu toda aquela situação quando nós estávamos ainda mortos por causa do grande amor com que nos amou quando nós estávamos mortos Deus nos deu vida eu não sei como é possível imaginar que nós tivemos alguma participação nisso aqui morto ele não se dá vida ele não escolhe a vida ele recebe vida.

    A nossa situação era de morte espiritual Deus nos deu vida a nossa situação era de escravos Deus nos ressuscita quebrando os grilhões da prisão a nossa situação era de filhos da Ira debaixo da Ira e da condenação de Deus Deus nos faz assentar a sua direita Quero o local reservado para o príncipe ao lado direito do Rei era onde se sentava o filho do rei Deus nos fez assentar ali em Cristo Jesus revertendo completamente.

    Essa situação Paulo diz o tempo todo aqui que ele fez isso em Cristo veja no verso 5 nos deu vida juntamente com Cristo verso 6 e juntamente com Cristo nos ressuscitou e ainda ver vocês e nos fez assentar nos lugares Celestiais em Cristo Jesus ou seja essa intervenção de Deus mas Deus sendo rica em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou estando nós.

    Mortos ele nos deu vida nos ressuscitou não se assentar à sua direita ele fez tudo isso em Cristo Jesus mediante Cristo Jesus e aqui nós estamos diante do que os teólogos chamam da União Mística do crente com Cristo não no sentido que é usado hoje pejorativamente né algo Místico assim não mas espiritual a união Espiritual do crente com Cristo.

    É mediante essa união espiritual com Cristo invisível e às vezes Aliás não sentida não é ela ela não produz nenhuma emoção em nós porque é um estado em que Deus nos coloca é dessa união Nossa com Cristo que vem todas estas coisas vida ressurreição e exaltação você me pergunta quando é que isso aconteceu isso aconteceu o primeiro lá na eternidade lá em eternidade Quando Deus pai Deus filho espírito santo trindade Bendita.

    Concebeu esse plano o pai escolheu aqueles que ele quis e os deu ao filho na eternidade isso foi feito Cristo veio ao mundo para executar a base para que isso se tornasse historicamente factível e realizável o filho veio morreu ressuscitou e sentou a direita do pai e acontece hoje aqui agora quando.

    Qualquer um de nós que ainda não passou por isso se arrepende dos seus pecados e crê em Jesus Cristo ele foi unido a Cristo em termos práticos recebeu Vida Nova está sentado à direita de Deus ressurgiu dos mortos a conversão é uma ressurreição espiritual e não pensemos que acabou aqui porque isso tudo é a.

    Base da Ressurreição no dia do juízo no último dia haverá ressurreição dos mortos e estes que já estão Unidos a Cristo eles haverão de ressuscitar para a vida eterna e para o Novo Céu e nova terra onde habita a justiça São Tantas Coisas que essa passagem nos ensina mas eu quero destacar apenas essa nós estávamos mortos em nossas ofensas delitos e pecados mas Deus nos deu vida lá na eternidade.

    Conseguida O Procurado executada por Cristo no tempo e no espaço há dois mil anos atrás e aplicada a minha você quando você se arrependeu dos seus pecados e Creu e consumada na vinda de Cristo quando haverá ressurreição dos Mortos Esse é o plano de Deus é por isso que Paulo já antecipo que ele vai dizer no verso 5 aqui final do verso 5 pela graça sois salvos não pode haver portanto nenhuma outra conclusão a salvação é pela.

    É pela graça de Deus Ele tá dizendo isso o tempo todo primeiro ele começou dizendo olha o que é que nós éramos mortos escravos e inimigos de Deus e olha quem Deus é rico e misericórdia ele tem um grande amor para conosco quando nós estávamos mortos olha o que ele fez ele deu vida quando vocês estavam mortos Qual é a única conclusão que se pode chegar que a salvação é pela graça não é de mérito não é de favor não é de.

    Merecimento não só pela graça de Deus por que que Deus fez tudo isso é a grande pergunta a gente pode entender que ele tem um grande amor a gente pode entender que ele é um Deus de Misericórdia Mas sendo Deus quem ele é o que é que ele faz isso a resposta tá no verso 7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus.

    A gente poderia até pensar numa certa altura que Deus fez isso porque nos amou Não há dúvida Paulo tá dizendo isso ele disse isso no verso 4 por causa do grande amor com que nos amou mas aqui no verso 7 ele introduz uma finalidade maior que vai além do amor de Deus por nós que é a sua própria Glória Deus faz todas as coisas com o fim último em mente que é a sua própria.

    Glória Deus nos ama é verdade mas tem uma coisa que ele ama mais do que a nós a sua própria Glória ao dizer isso eu sei que muita gente vai estar pensando mas esse é um Deus bastante egocêntrico né um Deus egoísta que vive procurando a glória dele mas se não fosse assim ele não seria Deus porque veja só se eu procuro a minha glória Ou seja eu faço tudo para eu mostrar que eu sou o melhor vou chamar.

    Atenção para mim isso é pecaminoso porque eu faço parte de uma raça de 6 milhões de pessoas e com certeza tem gente muito melhor do que eu em qualquer aspecto em que eu penso que eu sou bom então ou a ignorância de mim mesmo não é ou é muita presunção então buscar a glória a própria Glória é no mínimo idiotice da parte de um ser humano mas imagine um ser que não tem rival só existe um como ele não há.

    Ninguém que possa se comparar ele que ele existe desde toda a eternidade e que ele é o criador de todas as coisas que ele é perfeito em todos os seus atributos ele não pode fazer nada que não seja para sua própria Glória se não ele não seria Deus Essa é a resposta que nós damos quando as pessoas perguntam mas Deus não sabia que Adão ia cair lá no Paraíso Por que que ele criou a Humanidade para sua.

    Própria Glória Mas por que que ele permitiu que o pecado entrasse no mundo da sua própria Glória Mas por que ele permite essas tragédias essa miséria no mundo a Bíblia só tem uma resposta para sua própria Glória às vezes Nós não entendemos como é que Deus vai levar a glória em certas situações mas isso é diferente de dizer que ele é injusto você pode dizer eu não entendo como é que no final Deus vai receber Glória numa situação de uma menininha sendo estuprada pelo seu pai eu às vezes também não sei.

    mas eu sei que ele é justo que ele é verdadeiro e que ele é bom e que no fim ele vai receber a glória até mesmo da miséria humana e assim que ele age e é por isso que ele faz o que ele faz como ele diz aqui ele fez tudo isso para mostrar nos séculos vindouros nas gerações seguintes e na eternidade afora a suprema riqueza da sua graça Deus te mostrar .

    Para as próximas gerações e por toda a eternidade quão rica é a sua graça em perdoar pecadores como vocês e como eu e é por isso que todo esse enredo aconteceu desde o dia em que ele criou o homem e o colocou no Paraíso e o submeteu a um teste assim tinha como alvo final isso aqui mostrar como ele é bom e gracioso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tO0wsoncyXE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem