Fórmula Dinâmica para Cálculo em Relatórios no Excel

Fórmula Dinâmica para Cálculo em Relatórios no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe criar uma fórmula dinâmica para cálculo no Excel uma fórmula dinâmica Como assim a gente vai criar pessoal uma.

Fórmula Dinâmica para Cálculo em Relatórios no Excel

Interatividade que a gente vai manipular e escolher qual fórmula eu quero utilizar naquele campo para cálculo Como assim professor vou mostrar uma ideia bem simples bem fácil bem bacana que.

Você pode aplicar nos teus relatórios vamos lá planejar a tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí.

Nessa planilha pessoal a gente vai mostrar para você uma solução que a gente propôs para um dos nossos alunos do curso de excel online O Tomás ele queria fazer por exemplo a escolha de.

Uma forma em um campo e como que ele fazia esse campo aplicar o resultado da forma por exemplo quero saber a média quero saber o máximo quero saber o mínimo como que ele fazia essa.

Manipulação de modo interativo uma fórmula dinâmica como que a gente faz você vai aprender isso um passo a passo bem simples e fácil nós temos duas planilhas aqui de exemplo tá A primeira.

É para explicar primeiramente a função que a gente vai utilizar e depois a gente vai mostrar os truques e um outro exemplo bem maior que a gente tem aqui ó Tá bom então primeira dica que a gente.

Vai fazer a gente vai pegar essa tabela vai selecionar Ok ó vou vir aqui no inserir e vou transformar como tabela ou contra o t e a tabela tem cabeçalho tem vou dar ok Prontinho então por exemplo.

Imagine que eu tô fazendo uma análise porque dessa tabela e nessa análise eu quero saber por exemplo o total Ok esse Total seria o quê igual soma né você vem aqui seleciona os campos vai saber fazer.

Isso daqui correto Mas vamos fazer suposição que você não quer a soma Você quer uma média Como que eu faço isso existe uma função pessoal que funciona para tabelas.

Filtradas e onde ela vai fazer o porquê todo esse processo de cálculo aqui é a função subtotal tá tem a função agregar que também faz isso Então veja porque é igual sub total e aparece aqui ó opção é.

A média o dois eu continuo três o conte valores 4 máximo mínimo Olha só não era isso que o nosso aluno queria escolher ele quer escolher uma dessas opções e automaticamente realizar a operação de.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Cálculo quando a tabela estivesse

    Filtrada num relatório que o chefe estivesse ali a utilizar Tudo bem então por exemplo se ele tivesse fazendo uma média opção.

    Ponto e vírgula que que eu faço eu vou selecionar agora aqui ó os valores Ok então fechar Olha só ele acabou de fazer uma média Vamos mudar aqui ó média tá Mas vamos lá se eu filtrar esses dados.

    Vamos filtrar aqui ó acabou calculando a média de Minas Gerais se eu aqui ó vamos tirar uma limpar o filtro Vamos mudar agora o filtro aqui para São.

    Paulo olha só calculou de São Paulo Olha que bacana só que ele quer o que ele quer vir aqui mudar Ah eu quero escolher a soma e tem que fazer a soma como que ele pode fazer isso é isso que ele quer.

    Fazer para deixar mais interessante o relatório e é isso que a gente vai aprender a como fazer por exemplo essa planilha esse relatório de modo mais interessante e conseguir aplicar esse.

    Tipo de análise interativo esse campo nessa fórmula interativa fórmula dinâmica ali para ele só escolher a forma e trazer a análise Ok mas antes de continuar deixa eu me apresentar a você.

    Eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online simples o link está na descrição e no primeiro comentário fixado se você for para o primeiro comentário fixado olha.

    Só tem um cupom liberado para você é a sua oportunidade de ver aprender exceção com a gente então vai lá clica Resgate Excel mas olha lá qualquer dúvida converse com a equipe no atendimento é a.

    Primeira vez chega no canal clica no botãozinho de inscreva-se e clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel vamos agora retomar no novo.

    Exemplo olha só - Curso de Excel Online

    Aqui nós temos uma tabela pessoal tá bem simples eu coloquei até essa parte dos dados tá gente até maio só para você ver ali que a gente tem uma tabelinha que eu.

    Tenho um mês tem um analista o período e a quantidade de atendimentos que cada um fez então Ó lá selecionei a tabela vou lá no formatar como tabela eu vou escolher aqui um formato de tabela para.

    Deixar ela um pouquinho mais bonita tá bom pronto então essa tabela ela tem agora aqui ó os campos de análise né que a gente pode filtrar por exemplo por mês por analista.

    Por período e o número de atendimento eu poderia colocar também até uma segmentação de dados para ficar mais interessante por exemplo colocar a segmentação aqui ó por mês por mês.

    É vamos colocar por mês tá bom E ainda por período Vamos colocar período porque essas duas aqui eu acho que é que já tá bacana aqui para colocar de exemplo vou tirar aqui um pouquinho do.

    Zoom não vou deixar assim vamos pegar linha um aqui ó eu vou inserir vamos inserir outra linha aqui uma dica tá seu personal F4 algumas vezes né uma vez duas vezes três vezes e.

    Vai repetindo as ações tá a última ação que foi gravada tá bom aqui eu poderia por exemplo vamos arrumar aqui ó colocar em cinco vou trazer aqui para o ladinho ó Que.

    Bacana ele tá fazendo aqui uma segmentação de dados que a pessoa vai escolher um mês e ainda tem o período né Vamos colocar também aqui ó duas tá vamos deixar aqui ó vamos trazer um.

    Pouquinho mais para cima tem um pouquinho mais para cima e aqui embaixo eu vou inserir outra linha aqui vai ser o nosso campo de análise tá.

    Vamos encolher essa parte aqui aumentar um pouquinho mais para você ver agora aqui o que que a gente vai fazer então por exemplo a pessoa tem que escolher a opção para.

    Fazer análise você já sabe que existe a função subtotal né então por exemplo vamos lá pessoa escolheu lá ó Total tudo bem aí você sabe que tem que fazer sobre Total teria que escolher a opção 9.

    Qual que é opção 9 opção soma Ok ponto e vírgula aí você vai pegar aqui o número de atendimento né Ó o campo para ele saber a referência que a gente tem vou fechar vou dar enter Prontinho tá.

    Então lá foi esse foi o total se a gente clicar em janeiro total de Janeiro se eu clicar amanhã total de Janeiro na manhã vou limpar o filtro e vou limpar o filtro tudo bem essa é a primeira.

    Interatividade que a gente tem através dos itens de segmentação só que você quer escolher né Então olha só na dica que eu vou dar para você aqui ó vamos fazer o seguinte aqui eu vou colocar a.

    Média né Deixa eu colocar aqui de novo colocar aqui ó igual subir Total só para ficar mais fácil subir Total 1 é a média o dois o continuum o 3 o ponto de valores o 4 máximos 5 mínimo Vamos.

    Colocar Então primeiramente média vou fazer o dois do continuum continuum não vamos colocar o Colt valores não com os valores também não vamos colocar o máximo Tá então 4 e o 5 então aqui ó é.

    Um resck aqui a opção 1 aqui a 4 e assim e aí tem a opção 9 então aqui é o máximo o mínimo e a soma tudo bem então essa aqui são as opções que a gente tem dentro da Opção sub Total tá então quer.

    Dizer quando você vem aqui ó subir Total abre parênteses tem o máximo uma opção 4 5 ali depois é que a soma tudo bem O que que a gente quer fazer aqui eu quero escolher a.

    Informação aqui né Então não esquece aqui ó então aqui eu vou fazer uma validação de dados validação de dados vamos colocar a opção lista.

    E vou colocar aqui ó a fonte de dados aqui que a gente tem tudo bem ok aí quando eu vir aqui escolher a média Então quer saber a média quero saber o maior valor quero saber o menor valor.

    Como quero saber também uma soma a soma você pode colocar como total vamos ver como total porque o mais importante são esses códigos aqui ó aí o que que eu faço Vamos pensar Olha só como é simples.

    Gente não é um bicho de sete cabeças aqui onde tá o 9 eu preciso trazer o número o que que eu tenho que fazer ó igual não né pro que ver eu vou procurar essa informação.

    Aqui neste intervalo auxiliar que a gente tem em ponto e vírgula coluna 2.0 desse modo eu tô procurando Qual que é o código para ele aplicar vai dar um erro aqui tá.

    ND porque não tem soma mas eu tenho o total trouxe o total eu quero o maior valor o maior valor o menor valor o menor valor e eu quero a média Olha só conforme a gente clica agora nos demais.

    Elementos veja que o nosso campo está totalmente dinâmico nosso campo de cálculo então acabei criando uma fórmula dinâmica onde a pessoa interage com os itens de.

    Segmentação ela interagem né com a escolha do cálculo que ela quer fazer se ela quer fazer uma soma uma média um máximo e além do que ela tem toda a interatividade aqui com a planilha veja.

    Que eu vou limpar e ele trouxe frontal de Janeiro Ah eu quero saber de Maio quero saber de Abril quero saber de Março Ah eu quero saber no turno da noite olha só ele faz análise que a.

    Gente precisa bacana né Lógico eu só fiz isso para mostrar para você como que você pode criar esta forma impactando a tua tabela no teu relatório de modo interativo e.

    Dinâmico mostrando para você que existe a função subtotal e também ali lidando com o próprio V com recurso que pode ajudar a você a criar e aplicar no seu relatório professor vai deixar esse.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=D52udYGz35o

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem