Eu costumo dizer que todo gestor tem uma escolha é que poderia ser fácil mas ela acaba sendo difícil a ser feita durante o período de planejamento estratégico trata se de escolher se ele vai definir.
As próprias metas e buscar o resultado que ele quer mas acaba que ele será visto pela equipe como o chefe chato é que impõe as tarefas não não um aliado não um amigo que está ali desenvolvendo.
O potencial ou a outra opção é chegar a um meio-termo abrir concessões buscar uma meta um pouco mais coletiva e e é ser visto como um aliado na busca por objetivos comuns.
É quando você impõe algo pra própria sua equipe o cara vai falar na hora caramba é meu chefe mandou fazer isso ix a qual vou ter que fazer quando você senta para.
Definir em conjunto pode ficar um pouco abaixo do que você quer mas você não vai ser vista dessa forma se vai ser visto como é o próprio colaborador ele vai ver que a meta é uma responsabilidade dele.
Aí eu defini isso aqui eu tenho que buscar então hoje eu vou tentar falar um pouco mais sobre isso não só com buscar esse tipo de planejamento participativo no qual a equipe se sente como.
Responsável pelas metas hoje a nossa dinâmica vai ser bem simples eu vou expor aqui as dicas que eu tenho muito mais a falar do que mostrar.
Então a primeira dica para tornar o seu planejamento estratégico mais participativo é ter conversas individuais antes no mesmo que eu quero dizer com.
Conversas individuais vai depender muito a realidade da sua empresa você pode ter a empresa com 10 pessoas e aí vai fazer um esforço sentar com cada um para.
Conversar é pra sentir o que eles estão pensando nesse momento quais são os objetivos né de cada cada um dos colaboradores os objetivos pessoais e profissionais.
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Vem pra você começa a pensar onde a
Empresa se encaixa nisso porque o seu planejamento estratégico é da empresa como um todo mas uma das ferramentas de motivação é conseguir alinhar o objetivo.Pessoal é de cada um da sua equipe o objetivo da empresa como um todo já sua empresa tem mil pessoas por exemplo você não vai conseguir sentar com cada um para conversar mas o que você pode.
Fazer você vai pegar as pessoas mais importantes né aquelas que você peças cruciais para o planejamento estratégico é funcionar vai sentar com essas e vai estimular que.
Elas façam o mesmo com a equipe delas dessa forma você vai conseguir chegar em algum momento a todos os membros da sua corporação é importante que que nessas conversas.
Você pega o máximo possível é o que que o que é aquele funcionário acha que falhou na empresa no ano passou que ele vê que pode ser diferente para você começar também a mapear pontos em comum.
Entre as falas dos funcionários é e tentar erradicar esse tipo de coisa no plano estratégico essas conversas vão ser importantíssimos porque ela não será a linha principal para o seu.
Planejamento estratégico funcionar a segunda dica de hoje é definir missão e visão que motiva a todos primeiro de tudo o que que é a missão da empresa.
A missão ao propósito a razão de existir ela não é uma meta ela não tem prazo e principalmente ela não tem relação com o produto da empresa eu vou dar exemplos para ilustrar isso.
Melhor mas antes vamos definir a visão a visão sim ela pode ser vista como uma meta mas não uma meta básica como aumentar o faturamento da empresa a visão é um sonho é uma meta que pode.
Para um sonho de toda a organização é ou
Seja ela ela passa do conceito de meta é aquela coisa que você quer ver nos próximos cinco anos é o que pode ser grande o bastante para.Motivar todo mundo a correr atrás daquilo então vou dar um exemplo vou dar alguns exemplos baseados na na luz na minha empresa.
A nossa missão é desenvolver as empresas brasileiras através dos seus métodos de gestão então não tem produto vinculado não tem prazo.
Ela é uma razão de existir e por que é importante é a missão porque a missão é tão importante porque ela define muito da sua estratégia na luz por exemplo a gente sabe que a gente não pode.
Contratar ninguém que não ame ajudar empreendedores e que não estude métodos de gestão por conta própria isso é importantíssimo já a nossa visão é ser uma marketplace de produtos.
Digitais no brasil aí sim a gente já vem colocar um produto mas por exemplo quando a gente começou a luz a gente prestar uma consultoria para pequenas empresas.
A gente desenvolve a as empresas brasileiras através de seus métodos de gestão mas a nossa visão é diferente netão a missão ela nunca muda a missão ela tem que ser perfeitamente aplicável.
A todos os momentos da empresa e ela vai definir muito do seu rh que pessoas você vai contratar e quais você vai você vai demitir é ou vai tentar desenvolver ea visão tem que ser algo que motiva a.
Todos então aquelas conversas preliminares que você tem que ter com os membros da equipe podem ajudar muito nisso aqui eu vejo pessoas que falam a missão ea visão não servem pra nada.
Geralmente você vai ver essas empresas são geralmente as que acho que tentam vender o almoço para comprar o jantar é que estão correndo atrás do próprio água alguns anos já porque porque elas não.
Pensam grande elas não tentam montar a cultura organizacional visão e imissão que que motivo é que faça a empresa toda a se mexer e pode ter certeza.
É que na hora de contratar é muito mais importante você tem alguém que esteja alinhado com a sua missão e você desenvolveu internamente as competências técnicas do que o contrário.
Muito mais importante mesmo a gente costuma usar grandes empresas pra dá exemplo de missão e visão porque é mais fácil ver né o que elas pensam e Jesus estados que elas estão obtendo é por.
Exemplo a admissão da apple é fazer as pessoas pensarem diferente né é desafiar o status co então ele só contratam pessoas que pensam diferente.
Mas se você tem uma padaria que cuja missão é desenvolver um ambiente familiar onde todos os clientes se sintam confortáveis você tem que botar isso no seu processo.
De contratação e nas suas metas é o seu processo de contratação por exemplo se você não pode ter pessoas que estejam obrigadas a família há dez anos que morem sozinhos e que não queiram receber.
Pessoas em casa que não gosta de receber pessoas em casa que a casa é uma bagunça você tem que pegar pessoas que tem a família como um ponto mais importante na vida porque elas vão sobrepor isso para.
O ambiente profissional então não se engane isso é extremamente importante se a sua missão é ligar a prazo é fazer cliente cumprirem seus prazos.
Você não pode ter pessoas que não liguem para horários que se a frase tem que pegar pessoas que sejam desculpe eu tenho mais paradas com prazo por prazos a dica 3 envolver a equipe na definição.
Das metas globais e principalmente nas individuais eu já até falei sobre isso é nessa nesse capítulo da série de planejamento estratégico e no anterior.
Mas é a grande diferença entre entre e seu chefe chato que impõe coisas de seu chefe aliado que está desenvolvendo se algum potencial da equipe e está ajudando na busca pelas metas é.
Justamente isso é o quanto você está disposto a abrir é pra definir metas mais alinhadas com toda sua equipe a neve se você quer ver a equipe se colocando como responsável pelas metas.
O único caminho é esse eu já eu já participei de empresas que um caso específico por exemplo pra dar como é pra citar aqui uma empresa em que eu estava no planejamento estratégico e.
Definiram a meta para o ano seguinte para uma das unidades de negócio de 20 milhões assim que eu saí da sala de planejamento estratégico o o líder da unidade de.
Negócio falou cara é impossível e rio é fá lo já que me passaram vou morrer acreditando vou morrer tentando mas esse número é real no final do ano a unidade de negócio não.
Tinha chegado a 10 milhões de faturamento na então ficou blonde da meta agora se você se o gestor na empresa como um todo tivesse conversado com esse esse colaborador específico vai.
Ser ouvido ele vai falar do cara vamos mirar 10 milhões e o líder da unidade de negócio é desculpa o gestor tivesse concordado talvez a empresa tivesse chegado aos 10.
Milhões ea ficar longe dos 20 que era o objetivo principal do do gestor da empresa mas é ficar acima do que ela conseguiu final então é claro que você não tem que ser de 100% mas tenta chegar.
A um meio termo você pode estar pensando em ganhar mas a minha empresa não pensa grande então o problema não está na sua definição de metas está no seu processo.