365 é o recomendado para que a planilha ela funcione Tá certo nós vamos deixar a versão 6.2 e sendo trabalhada no site tranquilamente a versão 6.2 ela é uma versão maravilhosa também mas ela pode funcionar em outras versões Excel Só que essa versão 6.3 ela possui melhorias na interface B layout da planilha e principalmente ela é uma planilha mais inteligente tá então ela vem com.
Recursos mais avançados de formatação para que o cliente possa ter uma experiência ainda melhor com o produto tá então por ser um produto mais completo vamos dizer assim com recursos mais avançados ela precisa funcionar na versão mais atual do seu Excel Tá bom então muita atenção a isso a versão 3 65 do a recomendada para que essa planilha possa funcionar direitinho em todos os.
Seus componentes Tudo bem então o nosso intuito aqui é mostrar como essa planilha vai funcionar Tá certo e aí você ter a noção de como se trabalhar com o produto então é muito importante prestar muita atenção tá certo como se trabalhar com a planilha para que não reste Nenhuma Dúvida nós vamos tentar detalhar o máximo possível Tá certo para o vídeo não ficar também tão longo e aí nós vamos mostrando passo a passo como você deve fazer para trabalhar com esse produto Tudo bem então vamos lá.
Primeiramente nós vamos para a parte cadastro ok e vocês vão ver que nessa parte de cadastro e existe algumas Abas pelas quais você deve tratar tá muito importante não se preocupe com lançamentos agora ou com relatórios ou com dashboards enfim primeira coisa que você deve fazer na sua planilha é você fazer a parte dos cadastros de produto tá Por quê Porque você vai utilizar os produtos que você trabalha tá então você.
Pode sim nessa planilha cadastrar todos os seus produtos aqui tá bom a planilha Já possui um número de linhas já determinadas para isso tá certo ah você tem aqui até 10.000 produtos para você cadastrar Então são muitos produtos para você administrar Tá certo e existe uma maneira correta de você até colar esses produtos aqui tá bom nós vamos também queria dar essa dica aqui para você para que não aconteça erros tá você pode.
Simplesmente estabelecer um código e sair digitando os seus produtos tranquilamente isso é importante tá você pode fazendo isso ou você pode eh exportar por exemplo de um sistema que você tenha ou de uma outra planilha que você tenha Tá certo e querer copiar aqueles produtos aqui dentro da planilha você pode tá então vamos supor eu vou dar aqui um exemplo tá vamos supor que essa aqui seja uma outra planilha uma outra fonte de dados eu vou copiar aqui os produtos tá voltar cont CRL C copiei.
Cont control c normal tá vendo ó selecionei aqui direitinho os produtos cont contrl C agora vou chegar na minha planilha Tá certo que é a plania de gestão de compras vou chegar aqui agora você não deve chegar aqui e colocar control V quando você faz isso você traz toda a formatação que a outra tem se a outra não tiver linha ou tiver cores ou tiver um gradeado muito cheio ou seja ela vai trazer toda a formatação com relação ao seu produto tá certo então isso não é legal então nós vamos pedir.
Que vocês quando forem colar dentro da planilha vocês aperte com o botão direito nessa primeira célula e usem essa opção 1 2 3 Vales o que significa isso quando você clica aqui vou clicar ó 1 do TR valores colou olha o que aconteceu Ele só trouxe o texto tá só trouxe o texto se eu tivesse copiado cont control c cont control V ele ia mudar fonte ia mudar cor né Ia.
Ficar aquele negócio horrível dentro da sua planilha Então para que isso não aconteça Copie colle na opção dos três valores que vai dar muito certo pode fazer isso pras medidas pode fazer isso para o código e aí vai ficar direitinho assim ó dentro da planilha bem organizado Zinho tá bom a planilha inclusive já está no modo Centralizado quando você colar ela já vai cair nesse modo também então vai dar tudo certo bom vamos continuar sim uma T importante é quando você ah eu não tenho os 10.000.
Produtos tenho 1000 produtos um exemplo tá então o que acontece eh quando você for eh cadastrar esses 1000 produtos e não esqueça que as outras linhas que você não utilizar elas devem ter esse traço tá deve pegar esse traço deve arrastar esse traço você pode arrastar aqui tranquilamente tá a até o restante das linhas que você não tá usando então se não tá usando o produto Coloque esse traço da maneira como tá aqui tá certo.
Porque isso vai influenciar minha informação da planilha e é importante que para que você possa ter uma - PLANILHA EXCEL
Experiência melhor coloque um traço para não ter problemas depois tá certo só aqui tá no restante não precisa tá OK outra coisa gente não insiram linhas e nem excluam linhas aqui tá certo é muito importante essa dica então se você fizer isso inserir ou excluir isso pode dar problema com relação aos relatórios ou dashboards que a planilha vai apresentar Tá bom se você não tiver utilizando o produto você só deleta você pode chegar.Aqui na linha e pode deletar do jeito que tá aqui ó deletei entendeu você pode fazer isso Ah mas aí vai ficar o espaço Branco você traz essas informações cont control c e cola aqui naquela formato que eu lhe falei né valores e aí vai preenchendo os espaços que estão em cima mas nunca façam ou excluir ou inserir as linhas que vocês têm tá bom deixa assim direitinho Bom vamos lá e continuando vocês podem atribuir uma.
Unidade de medida aqui é digitado manual tá você pode digitar isso aqui manualmente e aqui gente é o que você considera dera um custo ideal desse produto Tá bom então não é o que você compra talvez não é o que você V no mercado o que você considera que seria um custo ideal para compra desse produto Lembrando que aqui não é venda tá estamos tratando da venda do produto mas aqui a gente trata da compra do produto.
Tá então o que que você deve fazer você deve vir aqui e colocar o custo que você considera ser ideal essas outras colunas aqui ó que vocês estão vendo eu vou até bloquear aqui PR ficar mais fácil da gente trabalhar tá bom veja essas outras colunas aqui e elas são protegidas elas possuem fórmulas tá vocês viram que eu protegi a planilha para melhor né trabalhar com ela mas você pode se proteger não tem senha tá pode alterar as cores aqui.
Fonte como você quiser tá certo isso aqui a planilha ela é totalmente editável a isso mas recomendamos trabalhar nela no modo protegido Então essas três colunas nós vamos ver ela mais na frente e aí eu vou explicar para vocês como é que funciona isso aqui tá bom mas ela é automática se por acaso aqui não tiver nada não se preocupe tá é porque você não fez os lançamentos futuros nós vamos mostrar para vocês mas aqui primeiramente né você deve preencher Isso aqui vai ficar tudo Zerado Claro aqui e depois nós vamos ver.
Como é que isso aqui funciona isso aqui você não deve estar mexendo ou editando Tá certo bom terminou a parte de produtos Tá certo nós vamos vir pra parte de funcionários e aqui é tranquilo gente a planilha permite um cadastro de até 50 funcionários cadastrados tá são funcionários ligados a área de compras então pra gente entender isso bem você não cadastra todos os funcionários são funcionários que autorizam as compras né funcionários ligados a isso Tá certo então aqui você vai cadastrar colocar os dados deles direitinho tá bom mesma.
Coisa para o fornecedor Tá certo você também não deve estar inserindo ou excluindo linhas aqui segue a mesma recomendação tá bom Aqui a parte de anos você tem aqui uma quantidade muito boa de anos para se trabalhar com o produto Tá certo você pode trabalhar por vários anos aqui e você pode lançar informações de anos anteriores também não é só do ano atual tá Pria permite isso você pode colocar anos anteriores né ou anos futuros como você quiser tá é importante que esses anos estejam Discriminados aqui tá certo Bom vamos lá.
Só pra gente entender a capacidade de anos nessa planilha ela trabalha por 21 anos então vocês V que tem muita coisa para vocês trabalharem aí são 21 anos trabalhados dentro da planilha Tá bom mas aí você escolhe como você quer fazer mas esses são os limites dela tá bom fornecedores são 150 fornecedores que você pode cadastrar na planeta Tá certo bom por último é a parte de setor essa aqui é um recurso novo na versão 6.3.
Você vai poder fazer as compras dos produtos e atrelar a um setor que você queira Tá certo então se seus produtos são organizados por setores E você tem a necessidade de controlar isso então você vai sim colocar a os setores dentro da planilha Tá bom nós vamos explicar isso mais na frente quando formos pra parte dos bom gente aqui é isso Tá certo Primeiramente você devem preencher toda.
Essa parte de cadastro deixar isso aqui tenindo olhe a planilha modelo que vocês vão receber é muito importante para que - PLANILHA EXCEL
Vocês possam se basear de como vocês devem proceder com as informações de vocês tá certo preencheu toda essa parte aqui direitinho próximo passo vamos para os lançamentos Tá certo e aí nos lançamentos gente isso aqui Porque toda base de dados que você vai ter em relação a sua planilha vai ser aqui nesse menu Tá.Certo então é importante que vocês possam entender bem como vai funcionar duas Abas são importantes nesse processo cotação e compras tá vamos ver primeiro a parte de cotação e depois partiremos a parte de compras aqui parte de cotação o que que acontece ail perite você cotar com até três fornecedores ó 1 2 3 três fornecedores não permite mais do que isso Ó mas eu tenho 150 fornecedores bacana mas você.
Não vai conseguir cotar com todos eles tá você cota com até três fábricas produtos aqui você vai escolher o produto que você deve colocar Ok então você vai escolher aqui na setinha o produto que você vai colocar direitinho tá bom os produtos não vão vir automátic não devem vir automático Tá eu vou explicar isso para vocês a planilha permite ela tem uma capacidade de até 2.000 produtos cotados ao mesmo tempo tá o que isso quer dizer que você pode.
Fazer cotações de 2.000 produtos entre três fornecedores Ah mas eu tenho 10.000 cadastrado gente aqui você não vai conseguir cotar mais do que 2.000 produtos Tá certo por nem todo o produto que você tem cadastrado você cota quando você tem uma quantidade dessa de produtos na sua empresa você não cota todos eles você cota alguns produtos tá então aqui você escolhe quais são os produtos que você quer cotar Tá certo e aí você vai colocar a quantidade do.
Produto que você quer cotar Tá certo você vai colocar aqui o mês de cotação e atribuir um funcionário responsável por isso tá feita essa parte aqui principal vamos a parte dos fornecedores Então vamos entender o seguinte eh Quando eu colocar aqui nesse primeiro fornecedor eu escolho aqui na setinha Tá certo vou colocar o preço e aqui o prazo em dias que aquele fornecedor me e me promete entregar o produto certo então eu tenho.
Aqui fornecedor preço e prazo mesma coisa para os demais OK fornecedor preço e prazo Então você deve colocar os preços de cada um aqui vamos tomar como exemplo veja eu tenho aqui o fornecedor 1 Tá certo R 45 é o preço fornecedor 2 R 46 Tá certo e fornecedor R 50 é o preço tá certo então o que que acontece aqui nessa planilha você pode estabelecer.
Aqui ver qual o menor preço que vai ter Entre esses fornecedores e aqui nesse espaço o que que você vai ter veja que legal você vai ter aqui o menor preço na certo você vai ter aqui o menor preço desses fornecedores isso não é bacana o menor preço aqui o melhor prazo e aqui é um feedback e esse feedback eu quero mostrar para vocês como é que ele funciona tá existem três descrições dentro desse feedback aqui inclusive o preço tá caro né E vocês vão entender Por que o preço tá caro veja o melhor.
Fornecedor não foi o um o preço um tá por R 45 OK até é entendido né é o menor preço Mas por que que o preço tá caro o que que define isso quando eu venho lá no cadastro de produto um eu estabeleci que o custo ideal desse desse produto fosse 3 35 então mesmo o preço Sendo R 45 que foi o preço do fornecedor um que foi o que ganhou Tá certo eh veja que aqui já tô explicando como é que funciona essas colunas aqui já pega automático quando eu tenho lá o melhor.
Preço cotado vai aparecer aqui e quando eu tenho o melhor fornecedor cotado vai aparecer aqui do lado tá certo Então veja que R 45 foi o melhor preço do fornecedor um Só que ele ainda é maior do que o custo que você considera ideal por ele ser maior então a planilha vai considerar isso aqui ó como sendo um preço caro agora vou dar um outro exemplo Digamos que esse fornecedor um que for mais barato eu vou colocar aqui R.
35 que é o custo você considera ideal Quando eu fizer isso a plane vai dar um feedback de um preço justo né ou seja o que você considera ideal é um preço justo bacana pode comprar gente que vai dar certo tá agora se tiver menor do que lá vamos lá de r$ 4 Tá certo Bom Preço O Bom Preço significa que o preço que você tá cortando aqui é menor do que você considere ideal então.
É um excelente preço tá certo e você pode efetuar sua compra também tranquilamente sempre que o fornecedor for melhor na cotação ele vai sair aqui no cadastro de produto para você tá certo se for o fornecedor dois vai sair aqui o fornecedor dois se for o três vai sair ao k o três Tá certo ou o fornecedor que for melhor tudo bem essa outra coluna vamos explicar para vocês daqui a pouquinho então por enquanto fica entendido essa parte tá bom a parte de cotação funciona D dessa maneira e nem todos os produtos são cotados de.
Fato Então não precisa Lançar aqui todos os produtos aqueles que forem cotados vão ter a informação no cadastro do produto Ok próximo passo lançamento das compras Gente esse lançamento das compras ele é importantíssimo é bom que vocês prestem bem atenção para que vocês possam entender como vai funcionar Tá bom então o que acontece Ah você deve colocar aqui a data da compra do produto Tá certo o funcionário que está comprando o código do produto e aí entra.
Uma funcionalidade maravilhosa tá certo nessa versão 6.3 você pode trabalhar tanto pelo código do produto como também pela descrição Você pode buscar dessas duas formas Tá certo então o que acontece veja que aqui eu tenho duas opções código e descrição quando eu coloco código ó o que vai acontecer aqui ó ó ele vai puxar pelo código do produto que é esse código aqui ó que você cadastrou Ok esse código aqui então o.
Que acontece se eu escolher descrição Opa perdão colocar aqui Ah já sei o que é isso aconteceu porque a sua aqui tá protegida Então vou desproteger essa parte aqui do cadastro de produtos Tá certo vou vir aqui lançamentos compras e aí eu vou clicar em descrição pronto veja que funcionou normal entendeu pronto descrição O que que você vai fazer quando você clicar aqui na setinha vai aparecer a descrição do seu produto.
Tá uma coisa importante Ah mas a minha descrição ela é grande né minha descrição é grande Ó coloquei aqui a descrição só para vocês verem tá você pode vir aqui gente ó tá vendo aqui ó na coluna e alargar você pode puxar aqui arrastando tá bom que a coluna vai ficar maior e vai caber ali a sua descrição tranquilamente do produto Tá bom vamos voltar aqui a parte de código vou colocar o código novamente Tá bom vou chegar aqui e vou colocar o código um que é pra gente poder se basear por ele.
Tá bom beleza feito isso quantidade do produto que você está comprando o número do pedido gente isso aqui é importantíssimo como a própria planilha fala é a gestão de compras e pedidos tá então é muito importante você atrelar o número do pedido à sua compra Ah mas eu não sei você pode criar um tá para o seu controle interno não tem problema você cria um número do pedido para cada produto que você for comprando tá bom e.
O que acontece Ah mas eu tenho muitos produtos no mesmo pedido é justamente para isso tá então por exemplo esses esses produtos aqui ó esses três primeiros produtos aqui ó eles fazem parte do mesmo pedido então eu tô fazendo um pedido só desses três produtos Tá certo então quando os pedidos são os mesmos vocês vão repetir aqui o código desses pedidos para os demais produtos aqui é importante tá bom pedido estornado se o seu pedido foi.
Estornado você agora precisa colocar aqui a opção de sim tá certo e não tem não só tem essa opção de sim então você só deve utilizar isso aqui quando o pedido ele é estornado quando o pedido é totalmente estornado então por exemplo se eu tenho 20 produtos no mesmo pedido então devo repetir esse sim para cada produto como por exemplo esse aqui ó tá vendo aqui ó o número 160 O 160 ele foi estornado então devo colocar um sim em.
Todos os números 160 tá bom significando que aquele pedido foi estornado Esse é uma funcionalidade nova na planilha que antes também não tinha Tá certo você agora consegue entender Quais são os peridos que foram estornados no seu controle tá bom próximo passo você vai escolher o fornecedor tá bom preço anado contra proposta e valor pago gente o que é isso aqui e aí nós vamos explicar para vocês esse detalhe tá se você trabalha com operações em Saving e aí é muito.
Importante isso porque a plan da suporte inclusive ela tem essa funcionalidade que nós vamos falar um pouco mais na frente tá certo se Você trabalha com isso você precisa ter isso aqui cadastrado no seu lançamento de pedidos tá vamos lá o que é o valorado desse produto quando você envia uma cotação o fornecedor Responde essa cotação ele vai dizer ó o preço desse produto aqui ó é R.
55 contra proposta O que é isso Você falou o seguinte ponto 55 para mim é muito eu vou fazer uma conta proposta e vou di o seguinte ó eu compro eu compro essa quantidade 2000 mas o valor precisa est em R 40 tá certo é o que você contra prostou para o fornecedor beleza O que é o valor pago é o que de fato você tá pagando pelo produto Ah mas é o fornecedor fez o seguinte para agradar você o fornecedor colocou R 35 nesse produto Tá certo para agradar.
Você ele colocou R 35 gente bem an com relação a isso tá se você não trabalha dessa maneira ah com valor alado com valor de conta proposta pode deixar isso aqui em branco não tem problema você vai direto para valor pago Tá ok você vai direto para cá é muito importante isso Tá certo então se você trabalha com os três e precisa do indicador de save você deve completar.
Isso aqui tá bom caso contrário você só trabalha com essa coluna tá certo que você pagou no no no pedido então vamos lá esse pedido aqui à medida que você vai lançando digamos eu lancei aqui o produto um né tá vendo aqui ó código um ok e e o valor foi R 35 mas na frente quando eu comprar de novo pode ser que esse valor seja agora r$ 0 R 45 não sei pode ser que seja seja até mais barato também o último preço que você comprou.
Tá certo é o que vai ficar registrado aqui gente o último preço comprado Você pode ter aqui ó 50 lançamentos desse mesmo produto ele vai pegar o último preço que você comprou e vai jogar aqui para você saber então isso aqui vai ficar bem interessante a medida que você vai alimentando mais a sua planilha cada vez que você for alimentando mais e mais e mais você vai ter dados mais concretos.
Né vai ser melhor de se trabalhar tá de mensurar ali as informações tá ok Ok então vamos lá então o que que acontece vamos vir para cá de novo compras R 35 tá bom foi o valor pago beleza vamos supor que esse valor foi r$ 2 e vamos ver o que é que vai acontecer colocando 20 deixa eu entar aqui pronto r$ 2 Tá certo valor pago r$ 2 veja bem.
Você colocou aqui o valor de pago de R 20 e tem uma compra aqui do código um Opa perdão é não é nem nesse caso que eu quero mostrar para vocês eu quero mostrar um caso ó vê só vê só vamos lá produto código um né cadastro um aqui ó último preço comprado 18 né o que eu queria mostrar é justamente esse último preço comprado vamos lá ah Cadê código um código um aqui ó código um 18 tá vendo R 18 o que.
Que acontece não foi o último preço comprado então é quando ele vem para cá e você tá vendo aqui ó R 18 justamente é isso que eu queria mostrar um outro detalhe que eu queria mostrar para vocês Deixa eu só voltar aqui vou fazer o seguinte eu vou colocar aqui agora um valor de r$ 0 por exemplo 6 60 certo r$ 0 veja o que vai acontecer quando eu coloco aqui o valor de r$ 0 veja que ele ficou de vermelho e aí deixa eu mostrar para vocês o que isso significa tá você vê que aqui tem outros itens em vermelho também né quando esse.
Valor ele é maior do que o que você considerou no custo ideal Tá certo quando ele é maior esse valor ele vai ficar vermelho por isso que tá vermelhinho aqui tá ok por isso vai ficar vermelho então só para vocês entenderem melhor Como funciona essa parte tá Tá certo então se for menor ou igual ao preço que você comprou ali você considera ideal certo vai ficar branquinho normal com relação a isso você não vai ter problema tá bom vamos continuar data de recebimento bom eu vou.
Explicar isso aqui melhor um pouco aqui mais na frente antes dessa data de recebimento eu vou colocar aqui esse prazo de entrega esse prazo de entrega o que que acontece esse prazo de entrega é prazo que o fornecedor lhe D para receber o produto Tá certo isso aqui você vai colocar manual então o fornecedor l d um prazo aí de 10 dias de 60 dias enfim qualquer dia então você vai lançar esse prazo entrega isso aqui é importante viu gente você vai ver lá na frente por que isso é importante para saber se esse fornecedor ele está de.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=baqwhRRdQzY