07. A Primeira Praga (Ex 7.14-25)

07. A Primeira Praga (Ex 7.14-25) Queridos irmãos nós queremos saudar a todos com a paz do Senhor Jesus nesse que é o primeiro dia da semana é bom começar a semana na presença de Deus cultuando publicamente o nosso Deus e proclamando a sua grandeza louvado seja Deus por isso nós também queremos cumprimentar aqueles que acompanham pela internet e lembrar que na a internet não substitui o culto.

07. A Primeira Praga (Ex 7.14-25)

Presencial e quando tiver oportunidade procure se filiar a uma igreja local onde a palavra de Deus é pregada queridos irmãos continuando a nossa série de Exposições no livro de Êxodo eu peço que vocês abram sua bíblia agora no Capítulo 7 do verso 14 até o verso 25 onde nós temos o relato da primeira praga de Deus sobre o Egito que foi a transformação das águas do rio Nilo em êxodo Capítulo 7 de 14 a 25 ouçamos a.

Leitura o senhor disse a Moisés coração de Faraó está obstinado ele não quer deixar o povo ir vá falar com Faraó pela manhã ele sairá à águas e você estará à espera dele na beira do rio leve o bordão que virou serpente e diga a Faraó o senhor o Deus dos hebreus me enviou para dizer-lhe deixe o Meu Povo Ir para que me Adore no deserto mas até agora você não quis ouvir assim diz o senhor.

Nisso você saberá que eu sou o senhor com esse bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio e elas vão virar sangue os peixes que estão no rio vão morrer o Rio vai cherar mal e os egípcios terão nojo de beber água do rio o o senhor disse ainda a Moisés Diga a Arão que pegue o seu bordão e Estenda a mão sobre as águas do Egito sobre os seus Rios sobre os seus canais sobre as suas.

Lagoas e sobre todos os seus reservatórios para que virem sangue e Haverá sangue em toda a terra do Egito tanto nas vasilhas de madeira como nas de pedra Moisés e Arão fizeram como o senhor lhes havia ordenado Arão levantou o bordão feriu as águas que estavam no rio à vista de Faraó e seus oficiais e toda a água do rio virou sangue os peixes que estavam no rio morreram o rio.

Chirou mal e os egípcios não podiam beber a água do rio e houve sangue por toda a terra do Egito porém os magos do Egito fizeram o mesmo com suas ciências ocultas de maneira que o coração de faraó se endureceu e não os ouviu como o senhor tinha dito Faraó virou-se e foi para casa sem dar atenção que havia acontecido todos os egípcios cavaram junto ao Rio para encontrar água para beber pois das águas do rio não podiam.

Beber assim assim se passaram sete dias depois que o senhor feriu o rio aqui a o relato queridos da primeira do primeiro sinal de juízo de Deus contra a terra do Egito nós vamos orar nesse instante pedindo que Deus nos ajude a entender a passagem e aplicar aos nossos corações ó Deus tu és o criador portanto tu tens autoridade Suprema sobre toda a.

Tua criação e tu podes manipular os elementos transformá-los usá-los fundi-los trazê-los à existência conforme a palavra do teu poder porque tu és o criador princípio criaste os céus e a terra Tudo foi feito pelo Senhor ajuda-nos ó Deus a entender o que esse texto representa para nós e de que maneira nós podemos aplicá-lo a nossas vidas pois tu és o mesmo não mudaste.

Depois deste sinal feito há tantos anos passados ouve a nossa oração abençoando-os através da tua palavra em nome de Jesus amém amém muito bem meus irmãos Deus havia ordenado a Moisés e Aarão que comparecessem diante do Faraó com a exigência de deixar o povo ir a primeira vez que Samuel perdão que Moisés e Arão compareceram diante de.

Faraó Eles foram fazer um pedido para que o povo saísse três dias no deserto para adorar a Deus mas agora esse pedido não há mais virou uma ordem para Que faraó deixasse o povo sair em definitivo era como se Deus tivesse dado uma oportunidade a Faraó três dias mas ele recusou e agora a demanda de Deus aumenta ele quer que o seu povo saia e saia em definitivo da terra do.

Egito Quando Deus disse isso a Moisés e Arão que fossem diante de Faraó exigir isso aí ele avisou que endurecer o coração de Faraó é interessante que a mesma palavra Deixa Meu Povo Ir que poderia quebrar o coração de Faraó é a mesma palavra que vai endurecer o coração de Faraó o que aponta para os mesmos efeitos que hoje o evangelho tem a mesma palavra do evangelho a mesma exposição.

Da verdade de Deus que é usada por Deus para quebrar os corações iluminar as mentes é usada também para endurecer e fazer com que o pecador permaneça na incredulidade do seu coração Deus então avisou a ambos que era isso que ia acontecer Faraó ficaria obstinado não deixaria o povo ir e Deus então apresentou a razão foi isso que nós vimos na vez anterior Deus endurecer o coração do rei porque queria.

    Mostrar o seu poder sua glória e a Sua Majestade aos egípcios mostrar que ele

    Era maior do que os Deuses do Egito mostrar que ele era maior do que Faraó e que ninguém pode resistir ao seu poder em outras palavras Deus estava agindo como ele sempre agiu desde que ele criou o mundo fazendo todas as coisas para sua própria Glória nós temos dito aqui que se eu buscar a minha glória estarei cometendo um pecado muito muito grande porque existem bilhões de.

    Pessoas semelhantes a mim e com certeza bilhões melhores do que eu em qualquer coisa que eu faço então eu buscar a minha glória eu querer me apresentar como sendo uma pessoa extraordinária digna de atenção e de louvor se constitui num pecado lamentável mas Deus buscar sua própria Glória não é pecaminoso porque isso é próprio dele não há ninguém igual a ele ele é único não tem ninguém maior do que ele não tem ninguém igual a ele a.

    Distância entre ele e a sua criação é muito grande então a razão intrínseca na natureza de Deus pela qual ele faz todas as coisas é buscar a sua glória que a sua criação e as suas criaturas reconheçam quem ele é se curvem diante dele e o adorem e o sirvam maravilhados diante dos seus ser que é indescritível é isso que Deus disse a Moisés e Arão eu vou endurecer o coração de Faraó porque.

    Eu quero mostrar a minha glória no Egito e pela dureza dele então eu vou manifestar o meu poder então eles conseguem uma audiência Moisés tinha sido criado na corte do faraó ele sabia os procedimentos o protocolo consegue uma audiência diante de Faraó dos seus oficiais dos sábios e ali ele apresenta a palavra de Deus assim diz o senhor Deixa aí o meu povo e Deus avisou a.

    Moisés Que faraó poderia exigir um milagre Então Deus disse a Moisés leva aquela vara a vara de ah de pastor aquela que se transformou em serpente lá no Monte Sinai e quando ele pedir o milagre você joga a vara na frente dele e dos oficiais e a vara vai virar uma serpente outra vez isso vai servir de sinal para Faraó de que você não está sozinho você não tá falando por você mas.

    Que há um Deus poderoso por detrás das suas palavras e que portanto Faraó deveria levar a sério o que você está dizendo então aconteceu exatamente como Deus havia dito Moisés e Arão compareceram diante do da do Rei e ali Arão realizou o milagre de eh previsto que foi a transformação de seu bordão numa serpente Jou o cajado lá na frente de do Rei e dos oficiais e virou uma cobra virou uma serpente né Nós podemos imaginar aquela serpente que é típica do.

    Do Egito que se levanta tem um Capelo Tem um olho né na na um desenho e é extremamente agressiva venenosa chamada às vezes de cobra rei também exatamente por isso quem sabe foi isso aí que aconteceu né todo mundo levou um susto mas aí Faraó disse espera aí Aí chamou dois bruxos chamados Janes e jambres e Janes e jambres olharam assim disse isso é fichinha nós fazemos a mesma coisa aí jogaram as varas deles também no chão e.

    Viraram serpente também Pelos poderes das Trevas Satanás tem poder para fazer um monte de coisa que a gente não imagina só que ninguém prestou atenção que a cobra rei de Arão comeu as outras duas né Liu e palit os dentes depois tranquilo a cobra de Arão acabou com as duas de Janes e jambres e ninguém prestou atenção no que é que aquilo significava ou seja Satanás nunca será.

    Maior do que Deus os poderes a magia o ocultismo a bruxaria praticada no Egito não era capaz de competir com o poder de Deus mas Faraó viu aquilo e deve ter pensado Ah se os se os meus bruxos conseguem fazer a mesma coisa então é um truque de Moisés e de Arão não tem Deus nenhum atrás deles então eu não vou escutar o que ele está Estão dizendo endureceu o o coração e os dois tiveram que sair da audiência é interessante que daqui para frente quase todos os próximos encontros de Moisés e Arão com.

    O rei é fora do Palácio talvez porque a partir dali o rei proibiu a entrada de

    Moisés e de Arão no palácio e o próximo encontro com nós vamos ver agora é as margens do rio Nilo Lemos aqui então que o senhor anuncia a primeira praga contra o Egito do verso 14 ao verso 18 é muito importante a gente lembrar o que é que o Rio Nilo e por que que o que era o Rio Nilo para o Egito e porque ele foi o primeiro a ser ferido por Deus ah o Egito é um grande deserto é um grande.

    Deserto ele é atravessado pelo Rio Nilo o Rio voso bonito á Águas Claras transborda de vez em quando e toda a vida do Egito depende do Rio Nilo o coração do Egito está no Rio Nilo porque dele procedem os meios necessários para a irrigação e a vida dos animais e dos próprios moradores do Egito por isso que o rio ele é visto como era visto como sagrado.

    E como um Deus até com poderes extraordinários porque ele dava a vida nessa viagem recente que nós fizemos ao Oriente Médio e nós fomos até o Egito e nós chegamos num local onde tinha o palácio da rainha rsep suut que alguns dizem que era mãe de Moisés mas não tem menor evidência arqueológica disso e fica num morro você sobe a escadaria e lá de cima você consegue ver ao long longe né É bem plano o o Egito e você.

    Consegue ver ao longe o Rio Nilo passando e aí você vê a diferença ao redor do nilo tudo verdinho vegetação árvores é uma coisa extraordinária à medida que você vai olhando mais longe o deserto eh seco árido cinza sem vida sem nada então não é à toa que os egípcios eles tinham inclusive rituais de banho né agora que eh Moisés e Arão vão se.

    Encontrar com o faraó de manhã Era exatamente porque de manhã o rei saía com sua corte para um banho ritual aqui não é porque ele vai lá para tomar banho né não é um rito algo religioso que ele vai fazer naquele rio que era considerado sagrado o a vida do do Egito tudo isso é importante pra gente entender o peso do que é que vai acontecer aqui Deus então ordena a Moisés que vá mais mais uma vez a Faraó verso 14 o senhor disse a Moisés o.

    Coração de Faraó está obstinado ele não quer deixar o povo ir vá falar com o faraó pela manhã pela manhã ele sairá as águas ou seja de manhã cedo ele iria lá para aquele banho ritual foi nesse costume que a filha de Faraó alguns anos antes encontrou Moisés né ou Joaquim segundo a tradição Hebraica era o nome hebraico de e Moisés Moisés é o nome egípcio dele né a mãe tinha colocado lá o cestinho no local.

    Que ela sabia que a filha de Faraó ia tomar aquele banho matinal ritual religioso e quando ela vai lá descobre um cestinho né E lá está o nosso querido Joaquim protegido esperando quem sabe chorando e ele vai ser adotado pela filha de Faraó é nessa circunstância então que eh Moisés deveria Moisés Deveria encontrar o rei verso 15 ele sairá as águas e você.

    Estará à espera dele na beira do rio leve o bordão que virou serpente e diga a Faraó o Senhor Deus dos hebreus me enviou para dizer-lhe deixe o Meu Povo Ir para que me Adore no deserto mas até agora você não quis me ouvir a razão pela qual fala não tinha escutado até agora é que ele estava obstinado você vê aqui uma combinação da soberania de Deus e da responsabilidade.

    Humana de uma maneira talvez mais clara em toda a Bíblia nós vamos ter cerca de seis textos daqui para frente que diz que Deus endureceu o coração de Faraó e o mesmo número de textos dizendo que Faraó endureceu o seu coração então Deus endurece quem se endurece é isso que a Bíblia nos ensina é Deus agindo mas sem violar a disposição e as decisões das criaturas Morais que ele.

    Criou no fim Deus terá feito a sua vontade mas ele terá feito a sua vontade através da agência dos homens os homens tomaram decisões fizeram escolhas endurecer o seu coração e no final Era exatamente como Deus havia decretado antes da fundação do mundo sem Que Deus seja responsável pelo que os Homens Fazem tanto é que a Bíblia diz que é faraó quem endurece o coração aqui ele é que tá.

    Obstinado mas a revelação nos diz que Deus endurece o coração dele também então isso aqui eu penso que é importante para nós lembrarmos especialmente nós reformados calvinistas que enfatizamos a soberania de Deus de que a soberania de Deus em endurecer o coração quebrantar o coração iluminar o coração de quem ele quer não anula a sua responsabilidade de se converter de se arrepender de se humilhar diante de Deus e largar os seus pecados e viver uma vida santa e reta.

    Diante de Deus também isso significa que você não deve ficar assim ah eu vou esperar Deus tocar no meu coração para eu ler a Bíblia e orar vou esperar Deus tocar no meu coração para eu ir pro culto não se você deixar de ler Sua Bíblia se você deixar de orar deixar de participar da da comunhão dos Santos é responsabilidade sua e você tá se privando daqueles meios de graça que Deus deixou Deus endurece e o homem se endurece por si próprio ele faz isso porque ele quer a soberania de Deus não.

    Anula a responsabilidade do homem é bom lembrarmos isso aqui muito bem Moisés e Arão deviam Então se encontrar com eles que foi o que aconteceu só um detalhe aqui geográfico no Salmo 78 verso 12 se disse que esse encontro aconteceu no campo de Zoan e os estudiosos aí nos Dizem que o campo de Zoan era uma outra designação para o delta do nilo que era aquela região mais irrigada pelo Nilo que era mais fértil e mais produtiva e.

    Perto dali estava a região de gozen que é onde estava a comunidade dos hebreus Então tudo isso se dá no norte do Egito no Delta do rio rio irrigando tudo aquilo ali uma região bastante fértil e produtiva foi o cenário desses acontecimentos extraordinários que nós vamos ver a partir daqui Moisés e Arão deve ter morado lá ou estavam em gozen Ou estavam nessa região quando tudo isso aconteceu a e ess saía do faraó e sua.

    Corte ao Rio nós já dissemos era provavelmente para rituais religiosos e ali Moisés se encontra com eles e avisa o que Deus diz o Deus dos hebreus está dizendo Deixa Meu Povo Ir então anuncia a primeira praga a partir do verso 17 assim diz o senhor nisso você Faraó saberá que eu sou o senhor isso aqui é Moisés e Arão falando com o faraó na beira do rio com esse bordão que tenho na mão.

    Ferirei as águas do rio e elas vão virar sangue os peixes que estão no rio vão morrer o Rio vai cheirar mal e os egípcios terão nojo de beber a água do rio interessante que Deus se apresenta aqui como sendo o Deus dos hebreus o Deus dos hebreus o que para o rei da maior potência mundial daquela época soaria ridículo né Deus dos hebreus os hebreus são meus escravos que poder tem.

    Esse Deus se esse Deus fosse poderoso Por que que o senhor é poderoso Por que que o povo dele é meu escravo aqui e eu posso fazer o que quiser com eles então essa designação de Deus o Deus dos hebreus para Faraó que comandava o maior exército do mundo da época maior potência Econômica financeira aquilo era ridículo né E quem é esse Deus Deus dos hebreus dos meus escravos se fosse o Deus da Babilônia o Deus da assíria desse bando de pastores que tá ali n em gozem morando lá que são.

    Escravos trabalham na na construção civil cuida do nosso gado né mas é o Deus do seu povo é o Deus dos Humildes a Bíblia diz que Deus escolheu as coisas fracas as coisas humildes e aquelas que não são para confundir as que são E é assim que Deus age rejeitando o orgulho arrogância humana e chamando aqueles que ele quer para si e.

    Que geralmente pro mundo são vistos como nada como sendo não importantes a partir daí então Deus através de Arão falando com Moisés Moisés falando com Arão anuncia o que que vai acontecer a primeira praga que Deus ia mandar era sobre o Rio você vai saber que eu sou Deus os peixes vão morrer etc Deus anuncia que ao transformar águas belíssimas do nilo em.

    Sangue os efeitos seriam drásticos primeiro os peixes iam morrer acabou fonte de sustento ali dos egípcios eles viviam também da pescaria não teria água para beber Lembrando que os e nem água para irrigar as plantações os egípcios tinham feito canais eles tinham reservatórios aquedutos havia afluentes do Rio Nilo que se espalhavam ali no Delta tudo.

    Aquilo virou sangue ia virar sangue e os peixes iam ficar boiando e o rio ia cheirar mal cheiro de peixe morto e cheiro de sangue né e os egípcios teriam nojo de beber a água do rio que era o que eles faziam não é eles bebiam a água do rio mas agora eles iam ter nojo né olhando aqui né aquela coisa horrível cheirando mal e que coisa ninguém filmou isso não né que eu fiz Espero que não.

    Muito bem faz um corte aí depois favor então era essa praga que haveria de vir sobre o coração do Egito a gente não tem ideia do que é que isso representa pros egípcios não tem ideia por causa da distância o texto é Muito estreito né Muito compactado aqui mas quando a gente lembra o que o Nilo representava pro Egito então a gente começa a lembrar a sentir o que de fato isso representou e de fato.

    Aconteceu a partir do verso 19 o senhor disse ainda a Moisés diga Arão que pegue o seu bordão Estenda Sobre as Águas do Egito sobre os seus Rios aqui é o Nilo e os seus afluentes sobre os seus canais aquedutos que tinham sido feito para irrigar a Terra sobre todos os seus reservatórios açudes Lagoas que eles tinham feito e sobre todos os seus é para virarem sangue e Haverá sangue em toda a terra do Egito.

    Tanto nas vasilhas de madeira como nas de pedra os potes que eram feitos e usados no Egito ah nas Casas dos egípcios para armazenar a água do rio que era água potável então até a água na casa dos egípcios havia de virar sangue como Deus havia dito e no verso 20 Nós lemos Como de fato isso aconteceu Moisés e Arão fizeram como Deus lhe havia ordenado Arão levantou o bordão na.

    Frente de Faraó e seus oficiais feriu as águas que estavam no rio à vista de Faraó e seus oficiais e toda a água do rio virou sangue os peixes que estavam no rio morreram o rio chirou mal os egípcios não podiam beber a água do rio e houve sangue por toda a terra do Egito que juízo terrível de Deus no futuro o filho de Deus iria transformar água em vinho mas agora aquilo foi um ato de Redenção aquilo foi.

    Há um paralelo não é o mesmo e Cristo pode fazer Jesus podia fazer a mesma coisa que o Deus criador dos céus e da terra podia fazer transformar os elementos pegar água e transformar noutra coisa assim como Deus transformou em juízo a água do nilo em sangue séculos depois se seu fil transformaria aágua de potes que estavam cheias de sang aqui lra né ol olha.

    Paralelo ele transformaria em vinho pelo poder da sua palavra mostrando que ele era Deus que ele tinha os mesmos poderes do Deus criador do céu e da terra quando Faraó viu o que tinha acontecido nós vemos aí eh ele resolveu chamar mais uma vez Janes e jambres vão se acostumando com esses nomes que a gente vai ver Janes e jambres em ação mais para frente talvez.

    Você esteja perguntando ou é mais de onde vem esse nome né talvez você não esteve aqui na última vez Janes e jambre são nomeados por Paulo na segunda carta a Timóteo como sendo os dois feiticeiros principais que com Aram a equipe de bruxos do Egito para fazer a contrapartida dos milagres realizados por Moisés e por Arão há um detalhe que é importante aqui que vai servir para nós daqui para frente é que embora o texto não diga nós podemos imaginar que.

    Deus fez a distinção entre seu povo e os egípcios porque os hebreus estavam morando lá na terra eles também bebiam água do Nilo eles também usavam a água para irrigar a plantação deles e para para beber o gado que eles tomavam conta será que a água dos hebreus do Povo de Deus também virou sangue é interessante ver o cuidado de Moisés aqui nas Entrelinhas para dizer que essa praga pegou nos egípcios por exemplo no verso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Jrv6ARJoBBQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem