Planejamento Estratégico #7 - Revisando Metas - luz Prime

Planejamento Estratégico #7 - Revisando Metas Olá pessoal meu nome é filippo eu sou diretor de marketing da luz hoje eu tô aqui com vocês para apresentar o último vídeo da nossa série especial sobre planejamento estratégico.

Planejamento Estratégico #7 - Revisando Metas

Então aqui a gente apresentou o conteúdo sobre antes do planejamento estratégico durante o planejamento estratégico eo vídeo de hoje vai falar sobre revisão de metas que é algo que você deve fazer.

Após o planejamento estratégico quando o ano corrente contemplado pelo plano estratégico já começou depois quando começa o planejamento estratégico são engavetados como se eles.

Não tivessem acontecido gestores eles se rendem às atividades urgentes do dia-a-dia e esquecem que eles definiram metas planos dias já são atividades importantes a serem concretizadas e aí.

No final do ano ele vai se lembrar e será que eu batia ou não a meta será que nós ganhamos ou perdemos o jogo quando isso acontece na maioria dos casos o diria que 90% o jogo perdido.

Porque ele não está acompanhando o planejamento estratégico para que o jogo seja ganha você não só precisa acompanhar o plano estratégico como precisa montar uma rotina de revisão.

Periódica de metas digamos que janeiro começou e não tenha sido legal ou tenha sido muito bom para fevereiro você já tem que estar revendo seu planejamento estratégico é e como eu.

Disse vai depender do horizonte de tempo da sua empresa naquela empresa diferente às vezes é um um mês é muito pouco às vezes um mês é muito vai ter que está revisando mais rápido mais demorado mas.

Você tem que criar essa essa esse exercício de revisão constante né com uma periodicidade bem definida quando quando você não não bati uma meta isso gera desmotivação na sua equipe e.

Qual é o problema da desmotivação um problema de motivação é que é um círculo vicioso você passa janeiro você fica muito longe da sua meta vai ficar de motivada que.

Vai acontecer em fevereiro ela já vai entrar no jogo de motivada a chance de não bater a meta é muito maior é de continuar ficando longe da meta.

Então é e aí o que acontece é que os gestores geralmente fazem nessa situação muitos deles acabam esquecendo o plano estratégico a vamos fingir que ele não existe porque a gente está tão longe da.

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    Meta que eu não vou nem falar mais dela

    Está mirando aí o botequim um exemplo aqui embaixo é que a receita do a meta de receita do primeiro trimestre seja 50 mil em janeiro 60 mil em fevereiro 70.

    Mil em março a equipe faz 30 mil em janeiro é que ficar desmotivado vai para fevereiro e faz 35 mil ela continua muito abaixo da meta na.

    Expectativa era de crescimento e ela está cada vez mais longe da meta apesar de ter crescido um pouco que acontece em março o diretor o o gestor já nem fala mais de 70 mil que estavam mirando a.

    Vamos esquecer vamos tentar crescer vamos fazer as atividades do dia a dia é tentar fazer o que a gente sempre faz e ver se a situação muda só que fazer as mesmas coisas e esperar.

    Resultados diferentes é a definição de loucura isso não acontece nem para atingir resultados diferentes você precisa fazer estratégia diferente e aí que entra a revisão do plano.

    Estratégico em janeiro quando você tem essa perda se você já atua através da revisão você pode mudar esse cenário e é interessante ressaltar que quando falo de revisão eu.

    Não falo simplesmente do exercício de sentar e fazer o neto tar corrigir e inverter mas a revisão é um documento formal muitas empresas elas ficam ali só no.

    Planejamento ba realizado existe um terceiro é terceiro documento né que cria o tripé da execução do Jesus do resultado das empresas que é a revisão a revisão não é simplesmente um.

    Exercício é um documento formal que faz parte do planejamento estratégico é e ele visa é visa concretizar mudanças no planejamento a partir do que já aconteceu no resultado ela.

    Usado para que a empresa volte aos

    Trilhos e consiga bater aquele planejamento de metas que foram inicialmente definidas vou explicar um pouco melhor para ficar.

    Claro como funciona esse tripé então vamos pegar esse exemplo exemplo prático aqui que eu criei para mostrar como funcionaria a revisão digamos que janeiro começou a empresa.

    Tinha uma meta de 50 mil reais de faturamento ela realiza 30 ou seja ficou 20 mil abaixo a empresa tem que criar a revisão que.

    Seria o que os próximos meses do ano né até o final projetados de uma forma diferente para que o total da revisão mais realizado seja igual à meta inicial então a.

    Empresa que ficou 20 mil reais abaixo do da meta em janeiro elas já sabe que ela vai ter 20 mil reais a mais de de revisão para distribuir ao longo dos outros meses do ano.

    Neste caso aqui eu só fiz o primeiro trimestre não coloquei 5 mil a mais em fevereiro e 15 mil a mais em março chegando a um total igual mas é claro que quando você pega o horizonte de um.

    Ano você vai distribuir nessa você vai distribuir essa diferença de uma forma muito mais leve muito mais útil e aí mas se eu fizer e se esse relatório já o suficiente não claro que não.

    Você tem que desmembrar o seu planejamento estratégico que a sua revisão que nem você fez um planejamento estratégico no vídeo da semana passada mostrei pra vocês essa hierarquia que.

    Entre os planos que o central é o plano estratégico é que define a missão a visão e as metas globais da empresa são os objetivos definidos no nível diretoria embora todos possam participar.

    Nível organização nível empresa depois vem o plano tático que é quando as áreas nessa unidade de negócio se sentam para definir quais serão as contribuições que elas vão fazer.

    Para as metas globais da empresa e por último é o plano operacional que seriam as contribuições individuais ou seja qual quais vão ser as contribuições de cada colaborador para que em cada.

    Processo ou tarefa para que as áreas consigam bater suas contribuições e por conseguinte para que a empresa consiga bater suas metas globais e quando você faz a revisão você tem que fazer de toda.

    Essa hierarquia porque você precisa entender por que você não bateu não tá batendo as suas metas globais porque em janeiro você não chegou a um resultado que você queria e há vários motivos para.

    Isso pode ser que as contribuições das equipes não seja o suficiente você subestimou as metas globais da empresa as equipes estão funcionando a área de.

    Rh contratou todo mundo ela falou que é contratar treinou a área de área comercial fez tudo o que tinha que fazer mas mesmo assim você não bateu a as metas globais.

    Então o seu ajuste trixie nas contribuições da equipe e isso influenciaria nas contribuições individuais pode ser também que as áreas não.

    Entregaram o que elas tinham combinado nelas planejaram uma contribuição e elas ficaram efetivamente abaixo daquilo que elas deveriam ter feito só explicando que a contribuição da área é a mesma é.

    Uma meta não é assim como de finados empresa mas no nível área então se a área não entregou a contribuição que ela gostaria significar simplesmente não bateu a meta dela ea.

    Mesma coisa acontece no nível operacional no nível colaborador por colaborador é a mesma coisa acontece no plano operacional pode ser que você não bateu a sua meta global em janeiro.

    Porque os colaboradores individualmente não entregaram as contribuições que eles tinham combinado e você tem que pensar no que vai fazer você vai orientar ele vai tentar entender por que ele não.

    Bateu aquela contribuição será que ele focou em atividades urgente que apareceram e não no que é importante que você tinha realmente definido no planejamento estratégico será que ele.

    Está aquém das competências que você necessita para aquele cargo enfim tudo isso tem que ser pensado destrinchar lado né ou pode ser simplesmente também que.

    Que as contribuições individuais definidas não sejam suficientes para a empresa chegar às metas globais que ela gostaria nem os colaboradores funcionários entregaram tudo que eles.

    Tinham combinado mas mesmo assim a empresa não bater as metas globais isso é muito comum é acontece muito e é por isso que você tem que revisar todo é todo o período todas as metas né em.

    Todos os níveis da empresa a partir do momento que a empresa entra nos trilhos aí você já pode reduzir a periodicidade da sua revisão né mas prezamos pela área de marketing.

    Digamos que uma das contribuições individuais era enviar 30 propostas é por mês às vezes a equipe enviou mais 30 propostas mas não bateu a meta de vendas.

    Que era a meta global da empresa por que isso aconteceu né as propostas foram enviadas correndo eles foram orientados da maneira certa isto você tem que entender para ajustar e montar a.

    Revisão a revisão do plano pros próximos meses então assim é de trincheira será aqui você tem por exemplo a primeira meta da empresa que pode ser qualquer uma é ela.

    É quebrada em contribuições das áreas né cada área vai fazer algumas contribuições para aquela meta e cada contribuição de cada área ela vai ser desmembrado e medidas direção do.

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