Falar sobre o nosso quarto vídeo ele fala sobre a definição de metas o tema definição de metas é um dos mais importantes do plano estratégico porque é quando quando definimos metas.
Relevantes cruciais que motiva a equipe o planejamento estratégico vai funcionar ao longo de todo o ano caso contrário se um ano começou a gente definiu a meta de receita de 1 milhão e.
O time não conseguiu buscar nem um décimo disso o planejamento estratégico vai direto pra gaveta e ele vai se tornar inútil ao longo de todo o período meu objetivo aqui não é ensinar a fazer.
Metas é mas sim dá algumas dicas importantes para direcionar vocês então essa minha primeira dica sobre a formação de metas da empresa elas precisam estar dentro do conceito.
De smart smart é um acrônimo em inglês é que cada inicial vai significar uma das palavras que estão direita então primeiro o s é que define metas específicas.
Então essa meta está claramente identificada na proposição então eu coloquei um exemplo ruim que a meta é crescer na empresa você não tá falando nada sobre sobre o que você quer.
Buscar um exemplo bom seria aumentar a receita da empresa pronta definir especificamente o que eu quero cresceram da minha empresa segundo o conceito o md mensurável a um.
Indicador claro nessa proposição de metas é um exemplo ruim é continuando o exemplo anterior seria o próprio aumentar a receita da empresa evoluir já a receita da empresa em 300% ou em 10.
Mil reais ou em 1 milhão de reais contanto que haja um indicador numérico essa meta também propósito é o 3º terceiro acua terceiro inicial é a de atingir viveu até na boca essas metas.
Elas são factíveis elas motiva empresas são impossíveis a gente vê muito gestor que quer com a mesma equipe é com a mesma infraestrutura multiplicar.
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A meta por 10 sem nenhuma indicação de
Como atingir aquilo então a equipe na hora olha e fala não vou nem me interessar porque isso é impossível um exemplo ruim seria o próprio aumentar.A receita da empresa em 300% em um exemplo bom já seria aumentar a receita da empresa em 15% mas é claro que isso vai depender do cenário das empresas às vezes ela está.
Em franco crescimento é uma empresa que tem pouco tempo de operação às vezes o 300% polícia até factível é isso aí você vai ver a partir da sua realidade é o quarto componente é o r de.
Relevante essa meta é de fato crucial ela vai tornar a empresa melhor é mais forte mais uma vez é uma meta que é uma parte da na definição de metas da proposição.
Que vai depender da sua realidade então aumentar a receita da empresa em 15 por cento às vezes é muito genérico mas aumentar a receita com o novo comercial 15% pode mostrar um foco em uma área da.
Empresa que é mais alinhado com a visão dela que se tornou online por exemplo nesse caso aqui não poderia ser em uma unidade de negócio diferente é enfim tem que ser algo que de fato esteja bem.
Alinhado com os seus objetivos de longo prazo e o quinto elemento seria ter de temporal essa meta possui um prazo não adianta nada falar que eu vou aumentar a receita com o e comerce 15% e.
Todo mês eu olho lá e falo puxa não bater mas vamos tentar de novo no próximo mês esse não é o momento natal tem um prazo e se não bater nesse prazo.
Falei se eu bater eu conseguir é eu no caso não é a equipe inteira como toda é sempre bom deixar isso claro é que eu falo sempre falo que que a meta do time é muito importante envolver os.
Seus funcionários e colaboradores é na
Definição delas porque quando você define passa para o time você é o chato que está em um bom momento quando a equipe participa do.Processo de criação de metas é eles são responsáveis não é e cada um se cobra muitas pessoas também nos perguntam é com as metas trabalhar é isso vai depender da empresa é de empresa para.
Empresa com certeza mas se você está começando a fazer planejamento estratégico agora eu tenho uma dica pra te passar quando você já está mais experiente é claro que você pode.
Personalizado customizando seu plano estratégico imagine se eu indico sempre trabalhar com três metas existe a quantidade de metas que a gente define é ela é.
Inversamente proporcional a chance de bater lhe quando você trabalha com uma meta só a sua chance de bater ela é muito grande porque a equipe toda está focada naquela meta mas é uma adaptação.
Não é suficiente para impulsionar a empresa cinco metas já faz com que a perda de foco tones muito difícil de bater então na minha opinião três metas é o.
Número mágico planejamento estratégico e quais metas eu costumo definir né é primeiramente receita uma meta de crescimento garante que a empresa vai continuar impactando mais pessoas.
A segunda meta seria o lucro que nada mais é do que uma meta de despesas disfarçada que só vai definir a meta para os seus gastos e vai bater com a primeira meta de receita atingindo assim.
Um louco porque isso isso significa sustentabilidade não adianta nada crescer a receita é sem sustentabilidade a meta 3 já seria algo ligado a.
Propósito e pra mim essa essa talvez seja até mais importante das metas né vai depender do que você quer mostrar por seus clientes para os seus.
Colaboradores né pra todo mundo que tiver de fora dá algumas dicas aqui por exemplo cumprimento de prazos satisfação de clientes satisfação de colaboradores redução de falhas.
Você pode querer ser a empresa mais segura do mercado você pode querer ser a empresa mais rápida é a mais eficiente enfim depois de definir isso que motiva sua equipe na qual o indicador buscar.
Que você vai pensar nessa meta e como descobrir este pontes né muitas vezes através de pesquisa outra através de lições aprendidas a cada serviço prestado é para cada tipo de.
Meta você vai pensar em formas de mensurar esses indicadores são algumas dicas para você traçar sua meta sua meta de receitas ela é parte mais.
Complicada da sua própria definição de metas porque é algo que não depende de você e você não controla em relação às despesas você pode cortar aqui e ali das receitas vai depender da vontade das.
Pessoas de comprar o seu produto ou não não é para projetar as receitas você tem que saber bem qual o seu ticket médio ou seja o valor médio de cada venda e tentar projetar uma quantidade de vendas.
A cada mês é armas e se a empresa é nova não você vai ter que chamar enquanto mais - você sabe mais incertezas você tem no seu nossa projeção é algumas coisas que podem impactar a sua produção.
Sazonalidade a empresa que atualmente possui mesas bons meses fracos em sua recente empresa por exemplo que acompanha o ciclo escolar.
Então no período de aula e maio período de férias - a empresa que seguem totalmente o contrário disso é por exemplo é o mercado hoteleiro é o mercado hoteleiro.
Você sai melhor na no verão do que na no período letivo em fincar a empresa trabalha com a empresa que trabalhava com um planejamento pessoal em dezembro a demanda era praticamente.
Dez vezes maior do que nos outros meses isso é algo que vai impactar muito na projeção ciclo de emendas nesta empresa de vendas complexas na ou seja para vender um serviço ela vai negociar três.
Quatro meses então quando estou projetando receita de uma empresa assim que separa os serviços a projetos em grupos por exemplo outro dia estava conversando com uma pessoa.
Que a empresa dela vem de alguns projetos que custam mil dólares e eles têm ciclo de negociação de 15 dias e outros projetos que o que podem custar até 100 mil dólares mas os ciclos.
Negociação já passaram para cinco meses então separar esses projetos nem os serviços em grupos e colocar uma meta de venda de cada um deles cada grupo decide em todos os meses.
Isso é interessante porque isso vai te dar um insight muito forte de contas negociações você tem que começar todo mês um ciclo de negociação de de cinco meses a empresa dele pra vender agora em.
Janeiro já desde há já deveria estar falando com clientes sobre esse tipo de projeto desde julho agosto então se ele não não tá falando não tem negociações nesse sentido ativa.
Não adianta nada de projetar que vai vender é como eu falei há certezas né todo o pano de de receitas tem muitas incertezas às vezes elas são macroeconômicos ou.
Seja um país entra em crise o seu plano pode piorar é fazendo na prática pode piorar o então pode ser melhor do que você esperava é que você lança um produto que dá muito certo.
Ajudar muito errado a melhor forma de lidar com incertezas no seu plano estratégico é fazendo cenário é você cria o seu plano de receitas.