Planilha de Fluxo de Caixa - Atualização 6.2 - PLANILHA EXCEL

Planilha de Fluxo de Caixa - Atualização 6.2 - PLANILHA EXCEL Olá pessoal sejam bem-vindos ao vídeo tutorial da nossa planilha de fluxo de caixa versão 6.2 esse vídeo substitui todos os outros vídeos anteriores que vocês já conhecem sobre esta planilha tá então esse vídeo ele será um único vídeo e vocês podem eh verificar mais abaixo Ahã os capítulos.

Planilha de Fluxo de Caixa - Atualização 6.2

Que esse vídeo ele tem Tá bom então para cada assunto que nós vamos tratar de ensinar vocês neste vídeo vocês podem consultar através dos Capítulos Então essa versão 6.2 ela é uma versão mais simplificada eh nós temos versões mais completas para controles de fluxo de caixa inclusive controles financeiros completos mas essa versão já é uma versão que vai atender talvez aí a maioria das empresas Ou dos.

Negócios que vocês têm então o intuito desse vídeo é justamente ensinar como vocês devem trabalhar e claro mostrar todas as funcionalidades que essa ferramenta incrível ela vai trazer para vocês Vocês precisam ter a versão do Excel instalada no computador pelo menos a partir da versão 2013 em diante Tá bom então versões anteriores A 2013 nós não garantimos o funcionamento da planilha Tudo bem então.

Vamos começar agora a entender o funcionamento dessa plan de fluxo de caixa que é uma ferramenta indispensável para o seu negócio Tudo bem então vamos lá então vocês estão vendo que a planilha possui alguns menus Então nós vamos trabalhar um pouco em cima desses menus para entender cada uma dessas funcionalidades quando você adquire o produto você vai ver que vai ter esse menu ajuda aqui ó Então nesse menu ajuda vai trazer algumas informações referentes a planilha Tá certo vocês vão conseguir.

Assistir alguns vídeos para entender o funcionamento dela então vai ser bem bacana vocês lerem essa parte se caso tiverem alguma dúvida e também para entender melhor a o funcionamento desta planilha Então vamos começar na parte cadastro ess é a primeira coisa que todos vocês devem fazer ao adquirir esse produto Primeiramente você eles precisam fazer essa parte de cadastros na planilha Então se divide em quatro Abas nós temos o cadastro geral plano de contas bancos e clientes ou fornecedores.

O que que vocês vão fazer aqui vocês vão cadastrar aqui eh a forma de pagamento relacionado à sua planilha tá se é dinheiro se é pix se é cartão enfim a planilha permite até 10 formas de pagamento e as informações relacionadas a isso vocês vão lançar através dos códigos Tá bom então vocês vão lançar aqui as informações de pagamento da sua empresa para poder a gente dar sequência nas Abas anteriores essas informações aqui a gente não mexe tá só faz parte da.

Configuração do sistema vocês vão editar essa parte aqui que vocês estão vendo o próximo passo é vocês trabalharem o plano de contas então o plano de contas dessa planilha ele é mais simplificado tá então em versões posteriores desse produto de controle financeiro vocês vão ver que vão ser planos de contas bem mais detalhados mas Nessa versão vocês têm um plano mais em conta mais resumido então vocês vão ser vamos dizer assim vai ser mais enxuto vocês trabalharem.

Com isso então nesse plano de contas vocês vão colocar tudo relacionado a receitas e também relacionado a despesas ele não vai destrinchar todas as contas do plano vocês vão colocar aqui as informações relacionadas a a ao plano de contas de vocês tá permite cadastrar aqui até mostrar aqui para vocês 200 planos de contas relacionada a despesas e receitas do seu negócio isso traz uma organização para a sua empresa.

Tá paraas suas contas isso é muito importante você utilizar esses planos de contas nós inclusive até aconselhamos tem gente que não gosta de usar o plano de contas mas aconselhamos a usar pelo menos um plano de conta de receita e pelo menos um plano de conta de despesa para que você possa ter aí aí uma melhor Ah uma melhor mensuração dos dados com relação às suas contas tudo bem então vamos lá continuando saindo do plano de contas vocês vão aqui para a parte dos bancos vocês podem cadastrar até 10 contas bancárias então com essa planilha.

De fluxo de caixa vocês trabalham com 10 contas tá então pode ser 10 bancos pode ser a conta Caixa que você tem lá na empresa ou duas contas caixas que você tenha lá na empresa Enfim vocês vão cadastrar 10 contas tudo bem então nessas contas que vocês vão cadastrar vocês Provavelmente tem dinheiro em cada uma dessas contas Então quando você inicia a sua planilha você tá começando agora pela primeira vez na sua planilha de fluxo de caixa o que é que você deve colocar nessa planilha você deve.

Informar o saldo Inicial que é o que você tem nas suas contas hoje tá então vamos lá e vou começar a fazer os lançamentos da minha planilha de fluxo de caixa Então primeiramente eu ser colocar todas as contas que você quer considerar e o saldo que vocês têm nelas hoje tá bom isso aqui é um trabalho que vocês fazem uma única vez tá bom porque depois toda a movimentação de dinheiro que tiver na sua empresa vai ser feito por outro caminho então esse saudo Inicial você deve colocar aqui e vai e.

Somar com esse resultado aqui ó então é tanto que diz aqui ó saldo inicial do primeiro dia então o primeiro dia que você vai lançar suas contas começar o seu fluxo de caixa você deve ter essas informações e quanto se tem em cada conta isso é muito importante gente não esqueçam disso tá então terminando essa parte do cadastro de bancos né Nós vamos pra parte dos clientes ou fornecedores aí vocês vão cadastrar todos os clientes ou fornecedores que vocês têm tá bom ah mas não quero cadastrar tudo então vocês.

Veja Mais Planilhas Aqui:

    Vão cadastrar aqueles que vocês vão movimentar porque às vezes tem muita gente aind nativo né O que não compra mais na sua empresa Enfim então vocês - PLANILHA EXCEL

    Vão colocar aqui o cadastro daqueles clientes que estão movimentando o seu negócio Tudo bem então vou colocar ali endereço fone e-mail contato isso é importante porque vocês vão precisar dessas informações para o lançamento do seu fluxo de caixa gente esses são os cadastros iniciais que você precisa ter façam isso primeiro quando vocês terminarem essa parte do cadastro então.

    Vocês vêm para a parte que é o próximo passo que é a parte dos lançamentos Tá bom então nessa essa parte dos lançamentos vamos prestar bastante atenção para poder a gente e entender e não restar dúvidas Tudo bem então essa parte de lançamentos essa essa essa aba ela precisa ser trabalhada no modo desprotegido então vocês estão vendo que tá tudo desprotegido aqui nessa aba Tudo bem então vocês precisam trabalhar desse modo desprotegido porque a planilha funciona em um sistema de tabela então.

    Cada conta dessa do fluxo de de caixa cada linha dessa é uma conta que você vai lançar é uma receita ou é uma despesa que você teve no seu negócio tá então toda receita que você tem eh ou despesa que você tem precisa ser lançada aqui então isso é um trabalho é dependendo do seu negócio quase que diário né diário todos os dias ali você precisa movimentar o fluxo de caixa colocando receita colocando despesa Tá certo e esse jogo e esse né da da da das contas ele vai colocando.

    Aqui em cima ó Ok então essas informações é relacionado à contas que você cadastrou aqui ó aos dos bancos tá então isso é editável para vocês entenderem por exemplo Bradesco e Banco do Brasil Tá vou pegar isso aqui como modelo para vocês entenderem Como se fazer lá aqui nos lançamentos Bradesco tá considerado como BD e Banco do Brasil como BB mas isso aqui vocês podem editar vocês podem chegar aqui ó e pode editar essa informação tá vendo aqui ó vocês.

    Podem editar conforme o a o banco a conta que vocês vão colocar tudo bem não é automático vocês não vão cadastrar esses bancos aqui e já vai aparecer automaticamente aqui a sigla deles não isso você vai editar na sua planilha e vai deixar bem bonitinho conforme Vocês estão vendo aqui na planilha Tá bom então esses valores aqui isso aqui já é automático aí que vocês não mexem então esses valores aqui eles são automáticos eles mudam a cor se vocês quiserem tá então vocês podem mudar cor desses botões também aqui não tem problema.

    Então veja o que possui aqui ó 10 contas Tá bom toda movimentação do fluxo de caixa vai ser vista através dessas 10 contas que vocês têm aqui à vista tá bom então o que acontece vamos começar a entender como você vai fazer isso Primeiramente você vai colocar aqui a data do lançamento e uma coisa importante a primeira data que você colocar é será desse ano em diante que a sua planilha vai considerar as informações.

    Então vamos supor o seguinte que nós estamos em 2024 tá certo mas eu quero começar a organizar esse meu fluxo de caixa de 2022 para cá então eu vou chegar aqui vou colocar a 1eo de Janeiro de 2022 um exemplo então o primeiro ano que eu lancei aqui na data ele vai ser considerado da planilha em diante esse ano Tudo bem então por exemplo se eu disser assim não vou começar 2024 e vou lançar aqui como tá aqui 2024 mas eu chegar aqui na frente e colocar uma data.

    De 2023 a planilha não vai entender esse lançamento que você fez anterior tá então você deve começar de fato nessa primeira linha e aí desse ano em seguinte a a planilha vai considerar as informações tá isso é muito importante para você entender como vai funcionar Então nesse nosso modelo que nós estamos explicando vamos falar como se estivesse a partir de 2024 mesmo tá bom então você vai lançar aqui as informações dos meses tá essa é a data do lançamento da sua.

    Receita ou da sua despesa Então vamos lá você vai lançar isso aqui você vai escolher o cliente ou o fornecedor através dessas setinhas Tá certo e veja que às vezes você vai clicar talvez aqui ó e vai ficar em branco então você deve usar essa barrinha de rolagem aqui para poder subir ou descer e assim você vê os clientes que você tem cada Tá bom então precisa primeiramente cadastrar antes ali para poder aparecer aqui então vocês vão colocar aqui o cliente vocês vão colocar aqui a classificação se isso é uma receita ou se isso é uma despesa.

    Então vocês vão colocar essa informação vocês vão colocar aqui o plano de contas relacionado à sua receita ou despesa que - PLANILHA EXCEL

    Você criou você vai colocar o número de controle de nota fiscal ou pedido como você queira tá Às vezes nem precisa Então mas ela tem essa informação tem essa funcionalidade de você colocar o número de controle vai colocar a descrição Tá certo vai colocar aqui o valor da sua receita vai colocar aqui o banco né você vai escolher aqui a conta né que você vai est e inserindo esse dinheiro vai estar entrando né Se for.

    Uma despesa esse dinheiro vai est saindo daquela conta e aqui você vai colocar a o código de pagamento relacionado a essa receita Tá bom então você vai informar o códig então Lembra que você cadastrou os códigos na forma de pagamento então vocês vão lançar aqui vocês vão colocar colocar o código para poder de considerar essas colunas aqui são automáticas tá Então veja que elas têm o título e em Preto essas colunas que tem o título Preto elas são colunas.

    Que possuem fórmulas então vocês não devem editar eles vão est liberadas vocês podem clicar aqui ó se quiserem e mexer vocês vão poder mexer mas lembre-se que isso aqui tem fórmulas tá então nós aconselhamos vocês a pularem essa parte aqui apenas para vocês visualizar tá bom cuidar para não editar se vocês editarem apagar aqui as fórmulas porque essa água precisa ser trabalhada no modo desprotegido então todas essas conas aqui estão no modo desprotegido is aqui é importante e um outro fato importante que vocês precisam levar em consideração é que a planilha.

    Ela é 100% adit tável então vocês às vezes vão colocar um valor aqui E esse valor vai ficar muito grande né então vocês podem alargar as colunas vocês podem chegar aqui ó pode alargar as colunas a coluna que você quiser vocês podem alargar elas aqui conforme a sua cidade né o tamanho das informações que você tem então para cada receita ou despesa você vai fazer dessa maneira aqui que eu estou falando quando uma descrição ela se repete ela fica.

    Verdinha dessa maneira aqui ó Tá bom ela fica verdinha muito cuidado com a seguinte situação vocês não devem lançar eh receitas ou despesas exatamente iguais tudo bem porque senão a o sistema do Excel ele só vai considerar uma e não vai considerar as duas então por exemplo Digamos que o lance aqui na nessas duas linhas as mesmas informações a mesma descrição tá o mesmo número de controle né tudo certinho então vocês precisam.

    Diferenciar por alguma coisa então vocês podem diferenciar esse algo na descrição Tá bom então não é muito legal que as descrições sejam exatamente iguais para não confundir né a a o talvez se tiver uma situação de ter valores iguais ela não entender então nós recomendamos colocar algum diferencial ali na descrição o outro ponto importante nessa planilha cuidado que você deve ter é que você não deve inserir linhas nem dessa maneira aqui tá certo e nem excluir.

    Linhas uma vez lançado essas linhas vocês não devem mais excluir ou inserir isso é um fato importante nem por aqui e nem por aqui ó não se de se acontecer de vocês não usarem mais aquela informação vocês devem simplesmente deletar essas informações que vocês colocaram mas deixa a linha lá tá bom como é que você vai fazer seus lançamentos você vai inserir aqui ó você vai chegar na última coluna na última linha e você vai lançar uma data Então quando você lançar uma data aqui ó por exemplo vou lançar aqui dia 2 acho que.

    Vou colocar dia dia dia 2 dia 2 de feveriro de 2026 2 de Fevereiro de 2026 veja que quando eu faço isso ele cria-se linhas tá vendo aqui ó ele cria-se as linhas do lançamento é muito importante você ver se essas linhas vão aparecer de fato na sua planilha tá bom às vezes pode acontecer de não aparecer então o que que vocês vão fazer vocês vão chegar aqui se não aparecer veja que.

    Vai ficar uma cruzinha aqui ó vou pegar o mouse encostar aqui vai ficar uma cruzinha e eu vou arrastar quando eu arrasto para baixo ele cria-se novas linhas muitos clientes gostam de trabalhar dessa forma tá eles vão criar al 100 200 30 linhas quando eles quiser vão fazendo os lançamentos conforme as suas necessidades isso é um meio de você também inserir e lançar as suas informações Tá bom então só reforçando não excluir e nem inserir nada no meio dessa tabela outra coisa vocês não devem por exemplo deletar informações assim ó.

    Ah ah eu errei vou pegar isso aqui vou selecion várias colunas várias celas vou deletar Não façam isso se vocês precisarem deletar informações delete por célula deleta essa deleta essa deleta essa deleta essa ou chega assim ó e deleta de uma coluna específica n vocês poem deletar de uma coluna específica façam isso mas nunca juntem tudo para deletar porque pode dar problemas noos seus lançamentos tudo bem nesse botão aqui ó por exemplo vocês vão.

    Chegar aqui vão clicar ccar nele e ele vai para a última linha né que você fez lançamento Tudo bem então é um atalho que você tem para poder chegar na sua última linha então voltando para cá vocês têm o total né relacionado ao que você tem em caixa tudo bem Então esse é o valor que você tem em caixa então somando aqui ó todos os valores aqui que vocês têm das contas vocês vão ter esses valores aqui em caixa tá bom cada vez que vocês movimentarem essas contas.

    Esses saldos aqui Eles vão mudando automaticamente aí vocês vão saber quanto vocês têm nas contas selecionadas Tudo bem então vocês vão poder acompanhar a os os resultados do seu fluxo de caixo também por aqui por essa aba então um outro ponto importante que vocês podem fazer nessa aba são os filtros então vejam que aqui nessas colunas é possui filtros tá então esses filtros vocês vão clicar aqui em cima e vão selecionar Talvez o que vocês queiram saber então por exemplo eu quero saber tudo relacionado a esse cliente.

    Cliente um então vou chegar aqui ó eu vou desmarcar tudo o que eu tenho vou selecionar aqui ó desmarco isso aqui Marco o cliente em um e dou um ok veja que ele pega todos os clientes um do seu negócio tá isso serve de princípio para todas as outras informações e colunas que vocês queiram Ah eu quero ftar a normal você vem aqui limpa o filtro e tá tudo certo tudo bem então vocês podem trabalhar essa tabela da maneira como vocês quiserem então é um banco de dados aí importantíssimo tá E aqui sempre no.

    Final gente vai ter o acumulado tá bom Ó para vocês entenderem né então Digamos que aqui ó fechou o último dia né 6 de fevereiro de 2026 fechou aqui o último dia ah esse acumulado né então esse acumulado vai seguir pro próximo dia Então veja que quando vocês fazem os lançamento o acumulado sempre vai pro próximo dia aí o acumulado aí teve lançamentos juntou dinheiro né ou gastou aí próximo dia ele sempre vai pegar o acumulado do dia anterior para começar o caixa no dia seguinte então é informação muito importante tá certo e só reforçando gente vocês só devem fazer.

    Lançamentos aqui se de fato vocês receberam o dinheiro ou se de fato vocês gastaram dinheiro então se houve ali uma receita de fato entrou dinheiro para você Ah mas vai entrar daqui a 10 dias não não Lance Lance no de caixa quando realmente entrar o dinheiro ou quando realmente sair tá Esse controle que vocês têm da da ah daqui a 10 dias daqui a 20 dias vou est recebendo ou vou est.

    Pagando é um controle de contas a pagar ou de contas a receber que é o próximo passo que nós vamos falar agora que essa planilha Apesar dela ser uma planilha vamos dizer assim mais simples ela vem com esse controle de contas a pagar e receber que é fantástico tá para vocês terem uma noção essa funcionalidade ela Geralmente se encontra no nosso em nosso controle financeiro completo Tá certo então assim é importantíssimo essa funcionalidade numa planilha de fluxo de caixa vocês vão ter isso nessa planilha e vamos explicar para vocês aqui Como.

    Funciona essa parte do contas tudo bem então na parte do contas nós vamos repetir a as informações que nós demos no fluxo de caixa e nos cuidados com a planilha tá os princípios segam o mesmo vocês não devem incluir não deve excluir no meio para acrescentar é a mesma coisa qualquer coisa arrasta ali a coluna tá tem a parte do uso dos Filtros Enfim vocês podem utilizar os mesmos princípios do fluxo de caixa também na parte do contas isso é muito importante o que é que muda aqui bom na par do.

    Conta você vai colocar tudo que você tem a receber e tudo que você tem a pagar Então você vai colocar aqui ó data do vencimento né quem é o cliente ou fornecedor vai colocar aqui a a a classificação se é um contas a pagar ou se hão contas a receber Tá certo vocês vão colocar aqui um plano de contas atrelar um controle a descrição vai colocar o valor aqui original adicionar um juro se tiver e aqui vocês vão ter a o total a pagar ou receber Tá certo.

    Conforme o que você lançar e Aqui nós temos aqui informações dos estatus das suas contas e aí queremos explicar para vocês como funciona isso para vocês entenderem Tá o que que acontece quando você lança uma conta que ela ainda vai se vencer ela vai ficar com o status de a se vencer por exemplo é isso aqui ó ó a vencer prazo se vence amanhã tá então então a sua conta né seja ela pagar ou seja ela receber Ela ainda está a vencer tudo bem porém vai existir situações que.

    Ela já se venceu Tá bom por exemplo aqui ó vencido esse esse essa conta a receber aqui ó tá vencida já fazem 84 dias de atraso essa já fazem 78 dia até T Então você vai ter essa informação tá certo para você entender se tá vencido há muito tempo ou não Tá bom então o que que acontece quando eu quero pagar uma conta então vamos lá eh Vamos pegar esse esse exemplo aqui ó quantos vai receber eu recebi esse dinheiro tá certo então.

    Tava prevista aí para o dia tal então eu recebi quando eu receber né esse dinheiro ou quando eu pagar essa conta eu devo colocar um X do jeito que tá aqui devo colocar um X tá bom na na na planilha na linha na célula né quando eu colocar un x ele vai colocar aqui ó pago pago no prazo você vai colocar um X Se isso foi de fato efetuado dentro do prazo do lançamento se não você vai.

    Colocar 2x por exemplo aqui ó Então eu tenho 2x a conta foi paga Tá certo porém ela aqui ó estatus foi pago porém foi pago com 115 dias de atraso então isso aí é alo para que você possa murar Tá certo as informações 1 x se foi pago no prazo e 2 x você foi pago com atraso então vocês vão ter esse controle na sua planeia de contas a pagar e receber e informação muito importante aqui gente.

    Também tá eh sempre que você considerar que você pagou aquela conta ou que você recebeu aquele dinheiro e deu baixa aqui no contas a pagar e receber vocês devem pegar essas informações e lançar no fluxo de caixa tá bom são dois bancos de dados diferentes é importante a gente atentar com relação a isso tá você controlou se contas a pagar e receber Tá.

    Certo vocês devem agora lançar no fluxo de caixa aquela informação que você fez tudo bem então são dois bancos de dados diferentes e importantíssimos nesse controle tá ah deixa eu ver outra coisa sim isso aqui não se trata do fluxo de caixa tá isso aqui se trata do contas a pagar e receber você pode trabalhar na sua planilha só o fluxo de caixa se você quiser Ah eu não quero trabalhar o contas a pagar e receber não tem.

    Problemas tá a planilha possui essa funcionalidade caso você queira Mas você pode utilizar somente o fluxo de caixa uma outra funcionalidade muito bacana que a planilha tem é a parte das transferências tá então você pode fazer transferências entre uma conta e outra então vou colocar aqui a data vai partir a transferência de qual conta da conta X no valor tal paraa conta Y Ok a você pode até lá uma observação também aqui a respeito Então essas transferências entre contas pode ser feito na planilha.

    Isso é uma ferramenta uma funcionalidade fundamental tá bom para quem se trabalha com fluxo de caixa e que controla várias contas aí ao mesmo tempo tudo bem terminada essa parte de lançamentos gente nós vamos agora para a parte dos relatórios aí vamos entender como funciona esses relatórios tá alguns relatórios dessa planilha dessa versão 6.2 ela funciona eh em modo de tabela dinâmica Tá bom então o que acontece por exemplo esse relatório aqui de cliente e fornecedor quando vocês abrirem aqui a.

    Aba vocês podem até ver o seguinte mas não tem nada aqui por quê Porque esse relatório precisa ser atualizado qualquer movimentação que vocês tiverem lá no fluxo de caixa no cont apagar e receber vocês devem vir aqui ó Clica com o botão direito atualizar quando vocês atualizam ele vai trazer os dados para vocês Tá bom então aqui vocês vão escolher aqui o cliente que vocês têm tá bom Aqui tem as setinhas de movimentação vocês vão poder escolher Digamos que eu vou querer.

    Escolher o fornecedor um veja que saiu só uma linha aqui tá vendo as informações Então vou escolher aqui o ano eu vou eh escolher o mês também se eu quiser tudos ISS aqui são filtros Tá certo se eu quiser tirar os filtros eu clico aqui em cima ó Vim aqui vim aqui também e venho aqui também e tiro todos os filtros então você pode movimentar essas informações na planilha Tá certo através desses filtros então só.

    Lembrando que ele é atualizável tá vocês não vão conseguir fazer aqui olhar os resultados se vocês não atualizarem então isso aqui é muito importante Tudo bem então atualizou verificou veja que você movimenta os anos aqui tá certo eu vou clicar só 2025 Então vai sair tudo relacionado a 2025 tá então vai sair aqui as informações relacionadas às descrições em cima e você vai ver aqui o total relacionado a esse relatório tudo bem Bom vamos lá eh próximo passo Vamos para o dre aqui no DRE que é o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A1I1gsTnof0
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem