Formulário de Cadastro de Clientes com CEP Automático Excel VBA

Formulário de Cadastro de Clientes com CEP Automático Excel VBA Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guid Excel Eu sou professor e consultor Marcos riper e nesse vídeo você vai ver como criar um cadastro automatizado com consulta de endereço a partir do CP na.

Formulário de Cadastro de Clientes com CEP Automático Excel VBA

Online de uma forma rápida e muito prática dentro do seu Excel Além disso quando clicar no botão inserir ele já vai inserir automaticamente os dados do seu cadastro diretamente em uma tabela.

Tudo isso você vai ver bem passo a passo com download gratuito aqui embaixo para você se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal temos novos vídeos toda terça e todo sábado e.

Também te convido a ser nosso aluno curso Excel completo uma formação profissional em Excel que vai desde o Excel básico até a programação VBA são 10 cursos do total todos com certificado.

São mais de 148 horas de conteúdo e tudo isso com acesso vitalício E além disso toda vez que uma atualização com novas aulas novos cursos você recebe também tudo isso com professores que são.

Consultores com larga experiência no mercado de trabalho e também mvps Microsoft tá tudo isso então como eu disse com acesso vitalício e ainda te dou 30 dias de garantia caso não goste o.

Curso só entrar em contato que a gente cancela para você deixei o link para você conhecer também essa super formação profissional que vai alavancar a sua carreira aqui embaixo Ok então é isso.

Vamos ao nosso vídeo Então nesse vídeo nós vamos aprender várias técnicas Vamos criar um cadastro com um cadastro automático consulta de CEP automático a partir do.

Seu XML Então vamos lá então esse é o nosso cadastro esse é o nosso formulário do cadastro nós temos também a parte da consulta que vai ser feita aqui e temos a parte da tabela que é onde nós iremos.

Guardar os nossos dados a movimentação dos dados vai vindo por aqui a para mudar de uma planilha para outra você pode por esse botões que foram feitos assim botão direito uma imagem colocada.

Ali inserir link e daí foi colocado ali por exemplo for formulário h11 então quando eu clicar ele vai direto pro formulário h11 a mesma coisa para esse outro aqui quando eu clico daí você vai.

Pra tabela A1 vai paraa primeira célula da tabela então cliquei aqui ele vem para cá cliquei aqui ele vem para cá Ok essa parte da consulta pode até ficar oculta não é necessário aparecer então o.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Excel Online - Nosso objetivo é que ao clicar no botão

    Inserir eu quero que os dados que eu tenho aqui sejam mandados diretamente pra tabela inserindo um novo código então na tabela aqui por exemplo eu.

    Tenho Ah um Marcos aqui por exemplo certo então eu quero que ele já insira isso automaticamente falando desse código eu vou colocar ele automatizado para automatizar ele nós vamos usar a.

    Seguinte função seguinte fórmula vou fazer assim ó igual LM que é o número da linha que eu tô menos lin e a linha logo acima dela fecha parênteses dou enter e então ele vai pegar essa linha por.

    Exemplo eu tô na linha 6 - 5 então vai ficar um Quando eu colocar uma nova linha vou colocar um Tab aqui ó automaticamente ele vai 2 3 4 por quê 9 - 5 4 e é por isso que ele faz.

    Automaticamente esse código tá então já vou deixar esse ali cadastrei um ali já ok e agora vamos pra nossa tabela formulário todos esses campos que eu coloquei em verde aqui ó todos esses tô.

    Apertando control para selecionar botão direito eu coloquei aqui em formatar células proteção e marquei como bloqueadas e somente as células aonde nós iremos digitar que é o nome o c e o.

    Número eu coloquei então elas formatar células como desbloqueadas tá então quando a de ideia que eu vou botar só o nome vou botar o CP ele vai trazer os dados do endereço.

    Eu vou digitar o número e vou clicar em inserir e vai direto então para isso eu vou clicar aqui em revisão proteger e vcar aqui ó em selecionar células desbloqueadas então ele vai permitir que.

    Eu selecione apenas células desbloqueadas o efeito disso é que eu não consigo mais clicar no verde não consigo clicar nos botões nas outros objetos que eu tenho aqui e quando eu.

    Faço um cadastro qualquer um ele vai - Excel Online

    Automaticamente então Eh preencher essas informações aqui indo direto somente movimentando navegando por esses aqui tá a partir das setas perfeito Então é isso.

    Que a gente vai fazer Além disso quando eu clicar no botão inserir eu vou inserir e mandar direto a tabela e vou limpar para preparar pro próximo cadastro dar uma mensagem que deu tudo.

    Certo ok Agora vamos pra parte mais importante que eu diria que é a parte de consultar os dados do CP online como é que eu faço isso eu deixei o endereço aqui ó vou abrir ele aqui no meu.

    Navegador para você ver como é que fica olha só quando eu abro esse endereço no navegador Você nota que ele fica assim ó coloquei o endereço tem o número do CEP aqui ele trouxe Ah não foi daí ele.

    Vai trazer vários Campos né tudo isso é um XML L cada Campo desse é uma informação Então os campos que nós queremos é o f a cidade o bairro tipo do logrador e lograd duro então esses.

    Campos sempre vai ter tá esses campos aqui sempre vai ter os demais nem sempre então e também não precisa né então eu quero só esses campos aqui então como é que eu faço para puxar isso para dentro.

    Do Excel você pode usar a função chamada serviço web O problema é que às vezes ele vai trazer sem uma acentuação incorreta como é o caso dessa função aqui desse dessa situação da consulta do.

    Viacep da do República virtual Então olha só só vou fazer para você ver serviço web então eu vou pegar a url que é essa daqui fechar parênteses e você vai ver que ele retornou a informação.

    Ali Porém quando nós chegamos aqui em Rondonópolis você vê que ficou uma acentuação incorreta isso acontece porque o formato que ele tá retornando aqui É ISO 8859 tro 1 e o nosso a nossa.

    Função serviço web não Reconhece esse tipo de esse essa ISO tá então receber não reconhece essa tabela essa tabela de caracteres ali não tá reconhecida direito então fica esse acentuações fica.

    Muito errado então por isso a gente faz de outra forma Então você vai clicar aqui na guia desenvolvedor Caso não esteja ativa clica em qualquer lugar por exemplo página inicial personalizar.

    Faixa de opções vai marcar a guia desenvolvedor aqui embaixo Ok então agora a gente vai clicar aqui desenvol edor código fonte vai aparecer assim para você Você vai pegar esse código que.

    Eu tenho aqui esse intervalo que eu tenho aqui já Prontinho tá então já tem aqui ó República virtual aqui o número do CEP CEP exemplo que a gente tem ali mapa XML vou clicar em adicionar Vou.

    Colocar aqui o nosso endereço todo só coloca dá um abrir ele automaticamente vai aparecer assim para você tá daí vou dar um ok ele vai aparecer os campos todos ali ó para você certo e aqui você.

    Vai fazer o seguinte você vai mapear apenas aqueles que você quer certo então por exemplo o f eu vou clicar aqui ó nele vou colocar mapear elemento ele vai perguntando aonde eu quero mapear ele.

    Vai colocar aqui então essa célula vai ser sempre atualizada com aquele número que eu tenho lá certo aqui eu vou clicar em cidade mapear elemento vou mapear para cá bairro botão direito mapear.

    Elemento para cá tipo do logradouro mesma coisa e aqui eu vou colocar então então o logradouro então esses campos vão ser mapeados para cá quando tiver atualização do XML ele vai trazer esses.

    Campos diretamente para cá tá então esse é o nosso objetivo quando eu clico aqui então ele vai trazer as informações a partir do nosso XML para esses campos Então olha só agora quando eu dou um.

    Botão direito aqui por exemplo em XML vai aparecer importar posso colocar aqui o nosso intervalo V Dar Um Sim e ele vai trazer as informações todas certinhas ali com acentuação tudo corretinho é.

    Claro que a gente não vai fazer isso manualmente Então a gente vai automatizar esse processo de puxar essas informações automaticamente Então como é que a gente faz isso você pode clicar.

    Aqui na guia desenvolvedor gravar macro tá vou dar um ok ó passa o pessoal de macros não vou colocar esta pasta de trabalho aqui qualquer nome que você quiser não precisa ser outro nome não.

    Vou dar um ok e aqui simplesmente agora tá gravando tudo que tá fazendo Tá botão direito XML importar vou colocar aquele endereço que eu tava lá vou dar um Abrir pronto só isso cliquei em parar gravação.

    E quando eu vou em Visual Basic agora você vai ver que ele já vai aparecer aqui então em módulos aquele módulo que a gente criou ali aquela função que a gente criou ali aquele procedimento de.

    Trazer automaticamente então o nosso web service nosso mapa de XML Então olha só o número tá aqui nosso código ali da do CP certo então essa função aqui esse procedimento vai puxar automaticamente.

    Então eu vou chamar ele aqui ó vou mandar o nome né LS LS atualizar XML você pode utilizar para várias outras situações você tem XML também tá então é legal isso aqui também.

    Para outras situações Então vou chamar de LS L XML as aliás né as string Ok exemplo número ali tá então esse c aqui eu vou trocar ele aqui nesse Campo ó para isso eu vou colocar duas.

    Aspas simples que nem mais ou menos que nem no Excel mesmo botar dois comercial ali e aqui pronto eu mudei ele então para que o CEP seja puxado A partir dessa variável que eu tô passando ali.

    Como parâmetro no Nossa atualizar XML tá muito bem então agora aqui em formulário Você vai clicar duas vezes e agora nós vamos selecionar aqui worksheet Change então quando houver uma mudança deix.

    Apagar selection Change que foi criado automaticamente a nossa ideia é que quando houver uma mudança na célula ele da célula do C ele automaticamente vai lá e atualize então o nosso mapa de XML.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SkB78ZKH3yo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem