CRISTO, A PALAVRA, O VERBO - Hernandes Dias Lopes

CRISTO, A PALAVRA, O VERBO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes eu quero partilhar com vocês um texto muito conhecido peço que você abra por favor em João capítulo primeiro versos de 1 a 14 João capítulo primeiro versos de 1 a 14 antes da leitura desse texto é muito importante entender algumas.

CRISTO, A PALAVRA, O VERBO - Hernandes Dias Lopes

Coisas primeiro é que o Evangelho de João é certamente a obra literária mais importante da história da humanidade nenhuma obra Jamais foi tão traduzida para outros idiomas e tão largamente distribuída como o evangelho de João já passam de 4 bilhões de exemplares o evangelho de João foi escrito quando os outros Evangelhos.

Chamad sinóticos Mateus Marcos e Lucas já circulavam nas igrejas há mais de 20 anos o evangelho de João foi escrito quando todos os demais Apóstolos já estavam mortos e todos mortos pelo viés do martírio o Evel de João foi escrito no final do primeiro século para defender a fé cristã de um ataque frontal de uma heresia perniciosa que perturbou a igreja nos.

Três primeiros séculos chamada de gnosticismo uma espécie de concubinato Entre a Fé Judaica e a filosofia grega vocês sabem que os gregos acreditavam no chamado dualismo para eles a matéria era essencialmente Má e o Espírito era essencialmente bom assim os gregos negavam três verdades essenciais da fé cristã a criação a Encarnação e a.

Ressurreição para os gregos era impossível que Jesus fosse Deus e homem ao mesmo tempo porque se ele tinha um corpo físico material e ele tinha e se eles a matéria era essencialmente má então ele não podia ser essencialmente bom E se ele não podia ser essencialmente bom então não podia ser Deus logo começa-se a negar a divindade de Cristo no final do primeiro século João escreve este evangelho para.

Provar uma tese a tese de que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus sem deixar de serir ente homem ele não deixou de ser Deus ao encarnar-se nem deixou de ser homem ao retornar pro céu como Deus e aqui nesta introdução do Evangelho João vai como que abrir as cortinas da eternidade acender as luzes no palco da história e revelar-nos o nosso glorioso Redentor aleluia e ao apresentar-nos.

Jesus João nos apresenta assim No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus ele estava no princípio Com Deus todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez a vida estava nele e a vida era luz dos.

Homens a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela houve um homem enviado por Deus cujo nome era João este veio como testemunha para testificar a respeito a luz a fim de todos virem a crer por intermédio dele ele não era luz mas veio para testificar da luz a saber a verdadeira luz que vinda o mundo ilumina todo homem o verbo estava no.

Mundo o mundo foi feito por intermédio dele mas o mundo não o conheceu veio para o que era seu e os seus não o receberam mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus a saber aos que creem no seu nome os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do homem mas de Deus e o verbo se fez carne e habitou.

Entre nós cheio de graça e de verdade e Vimos a sua glória glória como do unigênito do pai Amém quando João abre as cortinas da eternidade e revela-nos Jesus Ele quase nos tira o fôlego já de início pois ele diz assim No princípio era o verbo vocês que devem ter uma noção melhor do que a minha da língua.

Portuguesa percebem que o verbo ser aí não está no pretérito perfeito ele não diz que no princípio foi o verbo mas está no pretérito imperfeito e significa que quando tudo teve um começo um princípio o verbo já existia pois No princípio criou Deus os céus e a terra e quando os céus e a terra foram criados no princípio o verbo já existia ele precede ao tempo ele precede a história ele precede a criação logo.

Ele é eterno e Eternidade é um atributo exclusivo de Deus em 1978 eu li um livro difícil de ler necessário de ser lido as categorias de Aristóteles e o Pensador grego diz que você e eu só conseguimos entender algumas coisas dentro de parâmetros humanos de tempo de espaço e de tamanho Eu conheço um pouco de tempo mas não consigo entender eternidade e eu.

    Explico se eu lhe perguntar se você tirar um dia de 1

    Milhão de anos você não tem mais 1 milhão de anos certo Claro Óbvio mas se eu lhe perguntar e se você tir 1 milhão de anos da eternidade quanto sobra a eternidade e se você tirar 1 bilhão de anos da eternidade quanto resta a eternidade logo a eternidade não é tempo.

    Logo você e eu não entendemos bem eternidade sabe por quê Porque eternidade é um atributo exclusivo de Deus e o verbo é eterno e João diz o verbo estava com Deus essa expressão na língua original significa que ele estava Face a Face com Deus se Deus é um ser pessoal e Deus é e se o verbo estava Face a Face com Deus logo o verbo é um ser pessoal e não impessoal.

    Com pensava os gregos o verbo é da mesma Essência de Deus da mesma natureza de Deus nas palavras do credo nisseno ele ele é Deus de Deus luz de luz co igual coeterno e consubstancial com o pai mas João conclui assim e o verbo era Deus não ser inferior a Deus compensar a áo de Alexandria não ser apenas superior aos anjos mas um ser da.

    Mesma natureza tendo os mesmos atributos e realizando as mesmas obras então eu preciso concordar com o Pensador CS LS quando disse o seguinte com respeito a Jesus Você só tem três opções ou ele é um mentiroso ou Ele é um louco ou ele é Deus se ele não é quem ele disse ser é um mentiroso se ele não é quem ele pensou ser Ele é um louco mas se ele é quem ele disse ser.

    Bom então ele é Deus Pois foi ele quem disse quem me vê a mim mim vi o pai eu e o pai somos umó a Deus Só nos resta curvarmos aos seus pés e dizer como Tomé senhor meu e Deus meu e João prossegue e diz ele estava no princípio com Deus que princípio ora No princípio criou Deus os céus e a terra quando os céus e a terra foram criados o verbo o nosso glorioso Redentor estava lá mas não estava lá.

    Passivamente mas ativamente porque o verso 3 é categórico todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez isso é estonteante revolucionário porque isso enseja nos quatro conclusões inevitáveis primeira a matéria não é eterna como pensavam os gregos a matéria foi criada e criada pelo nosso glorioso.

    Redentor segundo este mundo não surgiu por geração espontânea a teoria da geração espontânea não está calçada com a verdade perdoe-me da expressão este mundo não pariu a si mesmo este mundo não surgiu por vontade própria o nosso glorioso Redentor chamou a existência as coisas que não existe e do nada criou todas as.

    Coisas terceiro este mundo não surgiu de uma mega explosão cósmica a teoria do Big Bang também não está amparada na verdade sabem por quê Porque o caos seria mais fácil eu acreditar que se eu jogasse pro espaço um bilhão de letras elas caíssem como uma grande Enciclopédia do que eu acreditar que uma expos produziu esse universo tão vasto com movimentos são harmônicos com leis.

    Tão precisas eu posso até lhes garantir que é preciso ter mais fé para ser um ateu do que para ser um crente pensem comigo nós estamos no planeta terra não foi o acaso que nos deixou aqui nós estamos rigorosamente onde deveramos estar nós mais mor Queimados Se nós estivéssemos mais longe do Sol morreríamos congelados não não foi uma explosão não.

    Foi o acaso que nos deixou aqui foram as mãos do nosso glorioso

    Redentor Pense comigo na lua vocês sabem que a lua é a fachineira do planeta terra não houver a lua com as suas fases não haveria as marés dos oceanos essas Marés dos oceanos as nossas praias se encheriam de lixo e a vida seria impossível no nosso planeta não não foi o acaso que deixou a lua na sua órbita foram as mãos do nosso.

    Glorioso Redentor todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez quarta conclusão inevitável este mundo não é resultado de uma evolução de milhões e milhões de anos em 1989 1959 melhor dizendo em Londres na Inglaterra Charles Darvin publicava o.

    Seu livro a origem das espécies a primeira edição esgotou-se no dia do lançamento de lá para cá essa chamada Teoria da Evolução tem sido ensinada nas escolas desde o ensino fundamental até o pós-doutorado como uma verdade científica falta-lhes Entretanto a evidência das provas precisamos compreender que criacionismo não é artigo de.

    Religião criacionismo é artigo de ciência o Que Nós cremos pela fé é que este mundo que foi criado e a ciência prova que ele foi criado ele foi criado por Deus o nosso glorioso Redentor isso é artigo de fé então nessa noite de aniversário da igreja talvez a coisa mais importante que nós podemos recordar é Quão Grande é o nosso glorioso Redentor quão magnífico ele é quão.

    Majestoso ele é quão Digno de Glória ele é quando o profeta Isaías tratando de um texto messiânico começa a falar sobre a majestade do nosso glorioso diz que este é aquele que mede as águas na concha da sua mão Pense Comigo no Pacífico no Atlântico no Índico no Mediterrâneo vá aqui no Mediterrâneo vá aqui no Atlântico e tente esvaziá-lo com.

    Um baldinho veja quanto tempo você vai levar pois o seu glorioso Redentor mede as águas na concha da sua mão o seu glorioso Redentor pesa o pó das montanhas em balança de precisão o seu glorioso Redentor mede os céus a palmos o seu glorioso Redentor espalha as estrelas no firmamento e por ser forte em força e grande em poder quando auma pelo nome nenhuma delas vem a faltar este é o seu glorioso.

    Redentor Ele olha para as nações poderosas as grandes potências econômicas e Militares do mundo e considera todas essas Nações como um um pingo que cai num balde como um pó numa balança de precisão Este é o nosso glorioso Redentor agora Pergunte para um astrônomo Qual é o tamanho desse universo que Ele mediu a Palmas pergunte se ele for honesto sabe qual a resposta dele eu não sei quando ele diz eu não sei ele não.

    Está confessando uma ignorância absoluta não porque essa é uma matéria em aberto ainda nenhum ser humano até hoje conseguiu dizer aqui está o último limite do planeta ou melhor último Limite do Universo e eu posso lhes garantir que o universo não é infinito porque a infinitude é um atributo exclusivo de Deus agora o que os cientistas já descobriram e já declaram com toda a certeza é que o nosso universo tem mais de.

    93 bilhões de anos luz de e o que significa isso significa que se você voar a velocidade da luz 300.000 Km por segundo nessa velocidade você demoraria mais de 93 bilhões de anos para ir de uma extremidade a outra do universo e não há 1 centímetro deste universo onde o nosso glorioso Redentor não poss ser isso aqui é meu eu criei isso aqui só dono diss aqui e só o senhor diss aqui Este é o.

    Nosso glorioso Redentor Aleluia alel Pergunte a um astrônomo Quantas estrelas existem sabe qual a resposta dele eu não sei o que eles já sabem e afirmam é que há mais estrelas no firmamento do que todos os grãos de areia de todas as praias e desertos do nosso planeta vá um dia aqui na praia enche a concha da sua mão de areia leve para casa e bote numa tábua de vidro e tem a pachorra a paciência de contar.

    Quantos grãos de areia você consegue botar na concha da sua mão pois há mais estrelas no firmamento que todos os gros de Areias de todas as praias e desertos do nosso planeta e o nosso glorioso Redentor não apenas criou todas elas Ele batizou cada uma delas pelo nome e por ser forte em força e grande em poder quando a chama pelo nome nemhuma só delas vem a faltar pois este é o nosso glorioso Redentor todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que.

    Foi feito se fez até o século passado nós estávamos boqu abertos com a grandeza insondável do Macro universo do século passado para cá nós já estamos pasmos é com a grandeza do microuniverso por exemplo se você pega uma folha terra e delgada lá no seu quintal aquela folha é mais complexa do.

    Que a cidade de Niterói se você for na sua geladeira e pegar um ovo e quebrá-lo aquela gema é mais complexa do que qualquer máquina que o homem jamais inventou D Wilson catedrático de Harvard uma das maiores autoridades em oftalmologia no mundo diz que você e eu temos mais de 10 milhões de fios duplos encapados em cada um dos nossos olhos e se não for assim haveria um curto circuito e Nós ficaríamos.

    Cegos Dr marshel nirenberg Prêmio Nobel de biologia fez uma das mais fantásticas descobertas no século passado el descobriu que você e eu somos um ser programado geneticamente comput dores adamente programados ele descobriu que você e eu temos mais de 60 trilhões de células vivas no nosso corpo descobriu que em cada uma dessas células tem 1,70 cm de fita DNA on estão gravados e computadorizados todos os seus dados genéticos a cor dos seus olhos a cor da sua pele o seu.

    Temperamento se você espichar a fita DNA do seu corpo você terá 102 trilhões de metros de fita de você terá 102 bilhões de quilômetros de fita DNA no seu corpo dá para dar diversas voltas o sistema planetário mais tarde o Dr L vai afirmar que códigos de vida não se originam espontaneamente códigos de vida não se originam de uma explosão código de vida não se originam de uma evolução de milhões e milhões de anos código de vida.

    Foram plantados em você pelo Deus todo poderoso criador dos céus e da terra e Este é o nosso glorioso Redentor todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez quando João chega no verso 4 ele quase nos tira o fôlego de novo porque diz a vida estava nele e a vida era luz dos homens e significa que tudo que existe.

    Só existe porque recebeu vida dele anjos homens animais universo enfim mas ele é autoexistente alguém pergunta mas quem criou Deus resposta ninguém ele não foi criado ele é o criador alguém pergunta mas quando ele passou a existir resposta não ele não passou a existir ele é o pai da eternidade o simples fato de você e eu estarmos aqui nesta noite prova que.

    Jesus existe e o apóstolo Paulo proclama essa verdade na capital intelectual do mundo a cidade Atenas quando ele diz nele vivemos nos movemos e existimos ele quem nos dá vida a respiração e tudo mais se você está vivo é porque ele tem um propósito a cumprir ainda na sua história mas João vai nos dizer algo espantoso quando João vai dizer que nele estava.

    Ele era luz e a luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela nós ouvimos um sermão magnífico agora a pouco que disse para nós algo mais ou menos assim eu nunca vi jamais verei em qualquer lugar ou em qualquer tempo a luz ter medo das.

    Trevas por mais trevosa que seja a treva quando a luz chega ela tem que ir embora não há jamais alguém para desafiar Jesus Cristo Ele é o todo poderoso Deus não há demônio no inferno Não há pecado no mundo há posição não a ideologia não H malignidade não há sujeira não H escuridão quando a luz Chega Chegou a Vitória chegou a libertação chegou a salvação de Deus ele.

    É a luz que Vina o mundo ilumina a todo homem eu disse para vocês que João escreveu este evangelho para provar uma tese a tese de que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus nesses quatro primeiros Versículos aliás nesses cinco primeiros Versículos João provou a sua tese de duas maneiras Jesus é Deus primeiro porque tem os mesmos atributos de Deus ele é eterno.

    Ele é pessoal ele é Divino ele é autoexistente mas em segundo lugar ele é Deus porque realiza as mes mesmas obras de Deus ele é o criador e ele é o doador e mantenedor da vida agora eu preciso lhe dizer algo Se Jesus é tudo isso mesmo e ele é então você não pode sair daqui nesta noite neutro em relação a ele Valeo do livro A Ética da decisão.

    Quando o autor afirma algo parecendo paradoxal quando diz assim você é escravo da sua liberdade você é obrigado a ser livre para tomar sua decisão e ele ilustra isso de uma maneira simples você é como um cidadão uma cidadã dentro de uma canoa Rio Abaixo à beira de um abismo você tem que tomar uma decisão ou você Rema e Ancora o barco a canoa na beira num lugar seguro.

    Ou você pula da Canoa E nada até a margem ou você finge que não tem Abismo até ser esmagado pela Fúria das águas só uma coisa você não pode deixar de fazer é tomar uma decisão você é escravo da sua liberdade Mas talvez você argumente bom eu vim para esse aniversá aqui hoje a convite eu estou aqui já escutei uma mensagem tô escutando a segunda e eu estou indeciso tô tomando decisão.

    Nenhuma então quero lhe dizer uma coisa a indecisão é uma decisão a indecisão é a decisão de não decidir e com respeita Jesus Quem não é por ele é contra ele quem com ele não ajunta espalha e é por isso que a partir de agora a partir de agora João vai nos apresentar três decisões em relação a Jesus confiram comigo a primeira delas dos versos 6 a 9 é a decisão de João.

    Batista diz a bíblia que houve um homem enviado por Deus e este homem veio como testemunha diz a bíblia que tinha 400 anos que não se ouvia a voz de Deus na história de Malaquias e João Batista tinha templo tinha música tinha sacrifícios mas não tinha palavra de Deus depois de 4 SOS anos veio a palavra.

    Do senhor a João no deserto Um Homem Estranho vestindo roupa estranha se alimentando de comida estranha pregando num lugar estranho pregando arrependimento batismo de arrependimento para remissão de Pecados e as multidões vieram e as multidões vieram e as multidões vieram e de repente diz Lucas que dentre a multidão aliás todos daquela multidão.

    Começar a cogitar algo uma pergunta sedutora perigosa como o sibilo da serpente que e beijar os ouvidos de João Batista e a pergunta era esta porventura tu não és o próprio Cristo Olha a tentação aí olha a tendência de botar um homem no pedestal aí se João Batista estivesse engolido.

    Aquela isca venenosa ele poderia pensar assim bom Pensando Bem na verdade eu acho que eu posso ocupar essa posição tá vendo aí eu sou um fenômeno essa multidão toda atrás de mim se eu me declarar Messias aqui o povo eu já tenho do meu lado mas ele não engoliu a isca ele foi categórico eu não sou o Messias eu sou apenas o seu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LGGOCkcwodA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem