10 - Salmo 129: Enfrentando o Abuso

10 - Salmo 129: Enfrentando o Abuso Ouçamos a leitura Salmo 129 muitas vezes me angustiaram desde a minha Mocidade Israel que o diga desde a minha Mocidade me angustiaram todavia não prevalecer um contra mim sobre o meu doce lavraram os aradores e nele abriram um longos sucos mas o senhor é justo cortou as cordas dos ímpios seja envergonhados e repelidos todos os que aborrecem a Sião sejam como a erva dos telhados que seca.

10 - Salmo 129: Enfrentando o Abuso

Antes de Florescer com a qual Não enche a mão o ceifeiro nem os braços o que atos feixes e também os que passam não dizem a benção do Senhor seja convosco nós os abençoamos em nome do senhor até aqui queridos a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedindo a ele orientação para compreensão do que está aqui escrito pai estamos diante da tua palavra.

E pedimos a orientação do teu espírito para compreensão da mesma sabedores ó Deus que se o senhor não iluminar o nosso entendimento nós poderemos até entender o que o Salmo diz mas nunca aplicar a nossa vida o nosso coração aos nossos caminhos portanto abre os olhos do nosso coração para vermos o que o senhor aqui nos promete e nos revela nos ensina Pedimos que o Senhor nos assista portanto durante a.

Exposição da tua palavra em nome de Jesus amém queridos nós estamos retomando a nossa série de mensagens sobre os salmos de romagem como os irmãos se recordam esse nome é dado a uma coleção de Salmos dentro do livro de Salmos que vai do Salmo 120 até o Salmo 134 e que consiste naqueles hinos que eram cantados pelos peregrinos quando ele se deslocavam de.

Todas as partes da Palestina até Jerusalém para celebrar uma das três ou as três ou duas das três grandes festas religiosas de Israel que eram Páscoa Pentecostes e tabernáculos Esses Salmos entendemos eles eram cantados pelos peregrinos a medida que eles machavam com suas famílias com o seu gado os seus animais amigos para Jerusalém e Esses Salmos eram uma espécie de.

Expressão dos sentimentos que eles tinham naquela naquele momento a viagem sempre era perigosa havia perigo de salteadores havia perigo de Tempestades por vezes acampavam em locais áridos as rotas da peregrinação era conhecida pelos ladrões e salteadores também então eles cantavam e esse Salmos eles expressavam a confiança que eles tinham em Deus a alegria por estar marchando para Jerusalém onde estava o templo de.

Deus onde eles iam adorar a Deus oferecer sacrifícios ouviram a palavra de Deus os salvos expressavam uma gama variada de sentimentos da Alma piedosa do judeu comprometido com a palavra de Deus nós estamos da mesma forma como peregrinos marchando para nossa Jerusalém celestial e os salmos bem que podem ser Esses Salmos bem que expressam também o que nós sentimos enquanto peregrinos aqui nesse mundo até chegarmos lá na nossa.

Cidade Celestial que nos espera esse Salmo Nós não sabemos exatamente em que contexto ele foi escrito e nem quem o escreveu mas tudo indica que ele foi escrito e depois cantado né durante um período de opressão da Nação de Israel por povos inimigos talvez naquele numa daquelas opressões tempos de dominação estrangeira Quando Israel estava na Terra Prometida e aqui o salmista trata.

Dos abusos e dos Sofrimentos que o povo de Deus sofreu através da sua história e como Deus também os livrou a divisão do Salmo é fácil em primeiro lugar o salmista dá uma descrição ou lembra dos abusos que o povo de Deus sofreu através da sua história e da angústia que esses Sofrimentos causaram está aí do verso primeiro até o verso terceiro depois ele expressa a sua.

Certeza de que Deus haverá de preservar o seu povo como sempre preservou está no verso 4 e em seguida o salmista faz uma oração imprecatória contra os inimigos do Povo de Deus e que causaram todo esse sofrimento está aí do verso 5 até o verso 8 eu sei que você pode estar perguntando o que é uma oração precatória quando chegar lá eu vou explicar segura aí Vamos então primeiro lugar aos abusos.

Cometidos contra o povo de Deus e que são relatados aqui nos versos de 1 a 3 muitas vezes me angustiaram desde a minha Mocidade Israel que o diga desde a minha Mocidade me angustiaram todavia não prevalecer um contra mim sobre o meu doce lavraram zaradores e nele abriram longos sucos nesses três Versículos o salmista fala dos Sofrimentos da Nação de Israel como se ele fosse a nação de Israel ou como se ele fosse o porta-voz.

Da Nação de Israel Note que ele diz assim é muitas vezes me angustiaram e também no verso 2 desde a minha Mocidade me angustiaram só que ele não tá falando dele da experiência pessoal dele ele está falando como se fosse a nação de Israel conforme nos diz aí o final do verso primeiro Depois de dizer muitas vezes me angustiaram desde a minha Mocidade ele disse Israel que o diga então é quem na.

    Verdade está dizendo é a nação de Israel ele funciona como o porta-voz essa é uma

    Figura de linguagem de retórica muito usado que se chama de personificação a pessoa está falando e personificando a nação de Israel para narrar as experiências de Sofrimento que a nação teve e o que é que ele nos ensina então sobre os abusos que o povo de Deus sofreu Na Sua História primeiro que foram muito intensos Note que ele diz aí.

    Muitas vezes me angustiar não foi uma vez só não foram duas mas muitas vezes as situações de abuso de opressão de hostilidade contra o povo de Deus e ele também repete o termo angustiar duas vezes no verso primeiro muitas vezes e ele repete no verso 2 como se não tivesse dito antes desde a minha Mocidade me angustiaram nós sabemos que é uma das características da da literatura Hebraica dar.

    Ênfase alguma coisa através da repetição Então quando você encontra repetições que às vezes até parece uma redundância não é Então na verdade se trata de um artifício literário para expressar ênfase como ele repete a mesma frase duas vezes então isso quer dizer que ele tá ele tá querendo dizer que os Sofrimentos causados angústia causada pelos abusos sofridos de fato foi uma angústia muito intensa também ele nos diz que foram constantes não somente.

    Aconteceram muitas vezes mas eram constantes ele diz que foi desde a mocidade está aí no verso primeiro desde a minha Mocidade me angustiaram angústia veio sobre mim sofria bu você está falando como se fosse a nação de Israel e o que causou essa angústia não foram acidentes pessoais um catástrofes do tipo assim um terremoto uma seca uma peste que trazia prejuízo para aquele povo Especialmente porque era um povo que dependia da Agricultura mas ele diz.

    Assim ele disse que foram pessoas ele desde a minha Mocidade eles me angustiaram a palavra eles não aparece no texto em português mas está lá no hebraico então eles me angustiaram desde a minha Mocidade então ele tá falando de pessoas que oprimiram pessoas que hostilizaram e que provocaram abusos e também esses esses sofrimento que a nação passou é descrito como sendo brutal veja que figura gráfica até no.

    Verso 3 ele diz assim sobre o meu torso é são as costas né sobre as minhas costas lavaram os aradores e nele abriram longos sucos ele aqui fala ele tá usando a figura bem conhecida na nação de Israel do Agricultor que vai para o campo com a junta de bois e amarrado com cordas aos bois Está Aquele arado que era uma peça em forma de V em que o agricultor poderia segurar e que tinha uma guilhão.

    Que entrava na terra é uma espécie de faca que entrava na terra aí ele fustigava os bois os bois puxava e ele enfiava aquilo na terra e os Boizinho puxando e aquela agulha o aguilhão ia abrindo os sucos na terra onde depois a semente ia ser lançada ele diz aqui fazendo uma comparação o Sofrimentos eram tantos que que foram experimentados e tão intensos que ele diz era como se.

    Alguém tivesse lavando nas costas dele alguém passando o arado nas costas dele né com bilhão penetrando e rasgando tudo e levando expondo na ferida aberta assim é a figura que ele usa para descrever a brutalidade dos Sofrimentos que a nação de Israel passou e que são descritos aqui mas então o que ele se refere não é Ah vamos pensar na história ao que que ele se refere há pelo menos três situações possíveis na história do povo.

    De Israel que podem estar aqui na mente do nosso salmista primeiro a escravidão não é Egito durante 400 anos mal a nação de Israel nasceram torna-se escrava de Faraó por 400 anos nesses anos Faraó escravizou os filhos de Israel brutalizou mandou matar os filhos chicoteos torturou causou todo tipo de abuso possível ao povo de Israel durante 40 anos outra situação que pode estar na mente do nosso salmista é aquele tempo em que.

    Israel estava na Terra Prometida em que foi dominado por povos pagãos como os

    Moabitas os amonitas os filisteus os sírios de vez em quando ele se levantavam contra a nação de Israel invadiamã subjugavam os juDeus e aí levavam os filhos como escravos as filhas como escravas tomavam conta das plantações os obrigavam a pagar pesado os tributos eram tempos de opressão tempos de abusos sofrido ou então o os 70 anos de exílio.

    Que eles passaram na Babilônia para lá foram levados como escravos foram tirados da sua terra as suas propriedades foram todas confiscadas a muita gente morreu e a nação foi transportada para o exílio e lá ele sofreram brutalidade perseguição um exemplo do sofrimento que eles passaram lá durante o Egito durante o tempo do exílio lá na Mesopotâmia é aquele que nos é no livro de Ester.

    Quando o mardoqueu Se Levanta Para matar todos os juDeus e se não foram intervenção de Deus toda nação teria sido dizimada naquele período ali de escravidão no tempo da Babilônia ou o nosso salmista provavelmente está se lembrando de todos estes episódios e dizendo muitas vezes me angustiaram ou vamos colocar agora então no plural muitas vezes angustiaram a nação de Israel muitas vezes ela foi angustiada desde.

    Que ela nasceu como nação e os Sofrimentos foram tão grandes que era como se um alguém passasse um arado nas costas de outro estes são os abusos e Sofrimentos que nós experimentamos durante a nossa história hoje nós temos a vantagem de da história temos mais 2.500 anos estamos a 2.500 anos desde que esse Salmo foi escrito e temos a vantagem da história para ver que esses abusos eles continuaram eles não pararam aqui com esse Salmo o Israel de Deus a igreja sofreu muito também no.

    Seu início a igreja foi perseguida dizimada pelo Império Romano Ou pelo menos o império romano procurou dizimar durante os quatro primeiros séculos da sua existência houve pelo menos 10 perseguições desde Nero Até diocleciano que foi o último Imperador esse último perseguiu com muita ferocidade os cristãos até o século durante a idade média os fiéis foram perseguidos e mortos depois da.

    Reforma protestante reformados e puritanos perseguidos e mortos cristãos oprimidos assediados presos e torturados em regimes como ministros e islâmicos hoje o cristianismo sendo a religião mais perseguida do mundo ainda é o cristianismo apesar de todas estas angústias que são descritas aqui voltando ao nosso salmista ele tem esperança e estamos então na segunda.

    Parte do Salmo no verso 4 quando ele diz assim mas o senhor é justo ele cortou as cordas dos ímpios ele já havia dito aqui no verso 2 que aquelas tentativas de destruir o povo de Deus não prevaleceram veja aí o verso 2 desde a minha Mocidade e me angustiaram todavia não prevaleceram contra mim e aqui no verso 4 ele diz porque que não prevaleceram contra a nação de Israel porque porque Deus que é justo cortou as cordas dos.

    Ímpios cortou as cordas dos ímpios ele se refere ao fato de que a nação de apesar de toda aquela perseguição que foi feita pelo Faraó no Egito os povos pagãos da Palestina pelos babilônicos E assírios durante o período do exílio a nação sobreviveu o povo de Deus continuou a existir apesar de todo o abuso e do sofrimento passado ele saiu da escravidão do Egito para ser uma nação livre sobreviveu aos reis pagãos.

    Na Palestina e voltou do exílio para a sua terra e a igreja também sobreviveu e tem sobrevivido ao longo da sua história sobreviveu a Perseguição dos imperadores na Idade Média experimentou a reforma e revitalização apesar da perseguição ela cresceu e se instalou nos países comunistas continua crescendo e se expandindo no mundo em que Pese os lavradores terem arado nas suas costas a causa da igreja primeiro em Israel no antigo testamento e a igreja a partir do novo a razão pela qual povo de Deus não.

    Foi destruído não tem sido destruído é exatamente aquilo que o salmista diz no verso 4 a fidelidade de Deus para com o seu povo ele diz aqui que Deus cortou as cordas dos ímpios lembra que eu falei do arado como é que ele funciona a junta de bois puxando através de cordas aquele aguilhão então Imagine eles arando né as costas do justo e Deus chega aí corta as cordas corta as cordas O que significa libertação Deus interrompe Deus chega no.

    Momento em que parece crucial e que não há mais esperança e ele corta as cordas dos ímpios que estavam passando o arado nas costas do Povo de Deus é a maneira dele dizer e falar da libertação de Deus não Deus não permitiu que o seu povo fosse destruído e fosse instinto e ele disse que Deus fez isso porque Deus é justo verso 4 o senhor é justo em que sentido Deus é justo para preservar o.

    Seu povo primeiro porque Deus aborrece a impiedade a crueldade e a brutalidade por isso ele não permitiu que estas coisas prevalecessem contra o seu povo segundo porque Deus é fiel lembra a combinação dessas duas coisas lá na primeira carta de João se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados então a justiça de Deus anda junto com a sua fidelidade porque ele tem uma aliança.

    Com seu povo ele lembrou-se do seu povo e proteger o seu povo não deixou o seu povo fosse destruído por conta da sua palavra ele fez uma aliança ele fez um pacto com o seu povo e ele é fiel aquilo que ele promete a fidelidade de Deus então impediu e tem impedido que a igreja seja destruída Jesus ratificou isso quando ele disse que as portas do inferno não haverão de prevalecer contra a Igreja de Deus e que Deus haverá de manter o seu povo até o.

    Dia do juízo final e depois eternamente na glória mas agora vem a terceira parte do sal e que é a mais complicada o salmista relembra a história então e da fidelidade de Deus e ele Ora pela destruição dos seus inimigos ao que ele disse seja estou no verso 6 verso 5 seja envergonhados e repelidos todos os que aborrecem a Sião sejam como a erva dos telhados que seca antes de Florescer com a qual Não enche a mão ceifeiro nem os.

    Braços o que atos feixes e também os que passam não digam a benção do Senhor seja convosco nós os abençoamos em nome do senhor ou seja ele Ora para que Deus destrua os seus inimigos ele tá orando aqui para que os seus inimigos sejam destruídos aqueles que causaram esse sofrimento essa ao povo de Deus que Deus então os destrua esse tipo de oração em que o a pessoa que teme a Deus que conhece a Deus faz pedindo a destruição dos inimigos é chamada de Oração.

    Imprecatória tá certo nessa oração a o temente a Deus o crente ele pede que Deus castigue os inimigos que Deus retribua aos inimigos aquilo que eles fizeram contra o povo de Deus olha alguns exemplos aqui Salmo 55 verso 15 que a morte usa salte e que vivos eles desçam a cova veja o Salmo 58 verso 10 ó.

    Deus Quebra os dentes deles na boca desapareçam como águas que se escoam ou o Salmo 109 de 9 a 13 Deus que fica em órfãos os seus filhos e viúva a sua esposa são chama orações imprecatórias que se faz contra os inimigos e você encontra muitas dessas orações no livro dos Salmos e não somente no livro dos Salmos né Nós vamos ver que no Novo Testamento nós temos exemplos disso também aqui olha olha o que é que o.

    Salmista tá pedindo que Deus faça com esses inimigos que causaram tanto sofrimento ao povo de Deus no verso sim que eles sejam envergonhados e repelidos nos versos de seis a sete que eles sejam ressecados poucos inúteis e de pouca duração como Aquela erva que é plantada no telhado e por conta de não ter solo não tem raízes e o sol queima e ela dura pouco a ponto que ele diz aqui de que não o ceifeiro que passa ele não.

    Consegue nem encher a mão uma mão com aquela erva porque ela se seca e é pouca e não tem profundidade e o que há tals fez também não consegue nem levar um abraçada delas né não tem acaba é pouco dura dura muito pouco então é isso que ele tá dizendo Deus faz com que os inimigos do teu povo sejam como essa Relva que cresce no telhado seca ressecada pouca inútil não tem finalidade nenhuma ou seja acaba com eles é isso que ele tá dizendo e não só ele diz ó no verso 8 que ninguém abençoe.

    Esse povo dizendo eu te abençoe em nome do senhor que ninguém abençoe esse povo esses ímpios né que eles sejam realmente relegados a maldição que sejam completamente destruídos isso é a primeira vista esse tipo de oração pode ser estranho para quem é crente né Será que eu posso fazer uma oração dessa contra os inimigos ou contra os meus inimigos as pessoas que me angustiaram as pessoas que me aborreceram e que causaram tanta angústia eu queria dizer.

    Algumas coisas breve sobre esse tipo de oração Quando você estuda essas Orações em precatórias na Bíblia você percebe primeiro que o que o salmista ou a pessoa que está orando quer não é vingança pessoal do tipo assim Deus é destrói pessoal porque eles me machucaram e eu tô com raiva deles então Deus acaba com eles pelo que eles fizeram comigo você vai ver que a.

    Preocupação não é de Vingança pessoal em momento algum todas essas orações imprecatórias na verdade elas são manifestações do desejo de Que Deus seja glorificado e que a justiça de Deus seja feita elas são movidas por indignação do crente que ama Deus e vê que o nome de Deus e o povo de Deus está sofrendo então ele quer que Deus faça justiça contra os seus adversários e que.

    A verdade de Deus seja estabelecido Lembrando que Deus é amor mas Deus também é justo e verdadeiro segunda coisa sobre essa oração nenhuma dessas pessoas na Bíblia que faz esse tipo de oração é resolve se vingar pessoalmente dos seus inimigos ao contrário o que eles fazem é entregar os inimigos nas mãos de Deus eles estão dizendo assim ele não estão pegando a espada e dizer eu mesmo vou fazer justiça não eles entregam Estas pessoas.

    A Deus e diz Deus Faz justiça não sou eu que vou fazer com minhas mãos mas o senhor faça Justiça terceira coisa e importante também importante também o alvo final sempre é a glória de Deus sempre é a glória de Deus e nasce do desejo de ver Deus vim indicar agora quarto lugar é orar pela destruição dos Inimigos de Deus não significa excluir orar para que os inimigos se.

    Arrependam seria mais ou menos assim Senhor eu oro para que ele se arrependam oro para que ele se convertam os meus inimigos e os inimigos do Povo de Deus que ele se convertam para tua glória mas se eles não se converterem se eles não se arrependerem destrói os Deus para que a tua glória tua Justiça seja manifesta é mais ou menos assim a gente tem que orar pela conversão dos inimigos só que a conversão passa pelo arrependimento.

    Orar para que Deus salve os nossos inimigos só que para isso eles têm que se arrepender e se eles não quiserem se arrepender que Deus então dê o justo juízo e ajusta Retribuição ou seja Castiga e condenação e Destruição porque eles não se arrependeram nosso dever Então primeiramente como cristãos é orar pela conversão e arrependimento dos ímpios dos Inimigos de Deus mas também se eles não querem se arrepender e mudar.

    Nós podemos chorar conforme os salmos nos mostram e eu vou dar alguns exemplos do novo testamento que Deus faça a sua justiça e que Exerça a sua Ira Santa contra os seus inimigos então aqui tá Meu quinto ponto que essa oração pode ser feita por um crente sim com relação aos inimigos do Povo de Deus que perseguem assolam abusam torturam matam o povo de Deus e também quando o Cristão é vítima de um abuso pessoal da parte de ímpios que o persegue o perseguem e.

    Angustiam Jesus disse aos seus discípulos que quando eles fossem evangelizar entrasse numa cidade e não fossem recebidos que batesse o pó da sandália contra aquele povo lembra que Jesus disse isso Exatamente vou pregar a palavra de Deus não quer ouvir então bateu o pó da sandália significa dizer nem o pó das Ruas das cidades de vocês eu quero que esteja comigo porque vocês são objeto da Ira de Deus e Jesus disse naquele dia vai ter.

    Mais Rigor contra aquela cidade do que contra Sodoma e Gomorra foi o próprio Jesus que disse isso lá no livro de Atos Capítulo 23 o apóstolo Paulo estava sendo julgado perante o sinédrio e quando o julgamento começou o sumo sacerdote mandou um certo e Paulo começou a se defender Então somos sacerdote mandou um empregado bater na boca de Paulo o cara chegou lá e deu um murro na boca de pau Paulo se virou pro sacerdote disse Deus haverá de te destruir parede branqueada.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Sg1wjdLii2Y

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem