Planejamento Estrate gico #3 - Indicadores Financeiros - luz Prime

Planejamento Estrate gico #3 - Indicadores Financeiros Olá pessoal meu nome é filho possui diretor de marketing da luz e hoje nós vamos ao nosso terceiro vídeo da série especial sobre planejamento estratégico no primeiro nós falamos sobre otimização.

Planejamento Estrate gico #3 - Indicadores Financeiros

Do portfólio de produtos ou serviços segundo ele falou um pouco sobre análise de mercado e hoje eu quero falar rapidamente sobre indicadores financeiros na verdade eu vou dar duas.

Dicas rápidas porém essenciais para quem está começando a fazer o planejamento estratégico é o que eu vou falar agora parece muito básico mas é um erro que eu diria que a maioria das empresas comete.

Na hora de projetar o é o planejamento estratégico os fluxos financeiros que a empresa está esperando para o futuro muitas delas quando vão olhar pra para o retrato do do ano que se passou.

Olha apenas para o saldo do fluxo de caixa a tivemos tantos entradas tanto de saída por mês e finalizamos o dia 31 de dezembro com é mais ou menos tanto em caixa.

Então a gente pode começar o ano investindo mais ou então a temos que começar um ano segurando as pontas problema que isso não diz nada sobre a posição real financeira na empresa para.

Ajudar você eu vou falar hoje de liquidez margem de contribuição ponto de equilíbrio eu acredito são três indicadores que ajudem muito na hora de de fazer planos.

Para o futuro vamos começar falando do índice de liquidez muita gente acha que o saldo que que está no caixa é o saldo da conta do.

Banco representa a posição financeira da empresa mas isso não é verdade e antes planejar estrategicamente traçar metas planos você precisa entender qual é a situação.

Financeira da sua empresa a fundo o índice de liquidez e ele representa a sua capacidade de cumprir obrigações e o que faço eo que sobra para investir em dado prazo então é liquidez nada mais é.

Do que o saldo tem no caixa mas as suas contas a receber menos as suas contas a pagar em dado o período de tempo então você pode calcular sua liquidez para amanhã você.

Pode calcular sua limpidez para daqui a um mês e você pode calcular sua liquidez para daqui a um ano a área e depois vai depender muito do que você quer analisar.

VEJA TAMBÉM:

    É você pode analisar por exemplo se você

    Vai conseguir pagar a folha de pagamento do mês que vem e você quer ver qual vai ser a sua situação de liquidez nos próximos dez.

    Dias não é o que tem pra entrar o que tem para receber mais um saldo mas o que tem pra entrar o que têm para sair mas o saldo você pode estar até querendo entender.

    Como vai ser a sua liquidez daqui a um ano é pra você migrar para um escritório maior talvez você vai ter liquidez para eles e também vai vai depender da do ciclo operacional.

    Da sua empresa de varejo por exemplo precisa entender qual é a liquidez para amanhã todo dia tem pré pagamento de fornecedores todo dia tem de recebimento.

    É em cima de vendas já uma empresa inserida no contexto de vendas complexas e projetos longos netamente empresas que têm ciclos de negociação muito longo explica que geralmente são mais caros.

    Ela geralmente vão te vão analisar prazo um pouco longa e filho que desde a completar o elenco desde no próximo ano vamos imaginar a seguinte situação você finaliza o ano com 10 mil em caixa.

    Eu não sei se para sua empresa 10 mil reais é uma quantia alta uma quantia baixa mas imagine que você finalizou o ano com uma situação confortável é de de saldo de.

    Caixa ele simon seu planejamento estratégico você planeja investir us 10 mil reais em aumento de capacidade nessa comprar máquinas que vão selar tornar a empresa mais rápido mais rápida mais.

    Produtiva e você quer fazer já no primeiro trimestre do ano começa no primeiro trimestre chegam 20 mil em contas a pagar de serviços prestados no ano anterior que você não estava.

    Contando e você enterrou o seu

    Planejamento estratégico tudo que você tinha planejado com o aumento da capacidade de produção não vai ser mais possível no ano inteiro.

    É parece uma situação surreal mas acontece muito especialmente empresa no fim do ano que quer cumprir metas é isso já aconteceu comigo inclusive não na luz mas em outra.

    Empresa que eu trabalhei as pessoas estão tão focados em querer mostrar um resultado melhor anteciparam tanto recebíveis que acabaram é claro mapearam a maioria das.

    Contas a pagar mas algumas saíram do radar e começou um ano apareceram várias contas a pagar que a empresa não não não tinha mais noção de que de que elas existiam então o que aconteceu nessa.

    Situação você não tinha liquidez para apostar no plano que você fez mas você tinha que ter previsto isso antes não se tinha que fazer um estudo de de liquidez da sua empresa antes de.

    Entrar no planejamento estratégico como funciona na prática digamos que no último dia de dezembro você finaliza com 10 mil reais em caixa e janeiro você já tenha esperado cinco mil reais de contas.

    A receber e você já tem né comprometido 20 mil reais de contas a pagar é o seu saldo processado é de 5 mil negativos ou seja você não tem liquidez para pagar suas obrigações em janeiro o que.

    Significa que que em dezembro você tem que tá fazendo planos pra plano de contenção e janeiro como vou pagar minhas contas a pagar é de 20 mil reais negativos como boa.

    Consegui aumentar o meu saldo projetado você pode conseguir com mais vendas com redução de despesas enfim algo que você consiga 8 com um capital de giro de curto prazo algo que.

    Você consiga amenizar isso ou é pra não ficar negativo em fevereiro a situação se recupera você termina o mês com o saldo projetado positivo e você já pode pensar eu vou.

    Agora eu posso mexer mas aí março você já tem 10 mil comprometidos contra a pagar 5 mil de contas a receber então a expectativa é que março você se fica.

    Zerado é então a o seu planejamento estratégico né dependendo do do horizonte de operacional da sua empresa vai depender muito do que você já tem comprometido para receber que você já.

    Tem comprometido a pagar então é isso que eu falo é antes de planejar estrategicamente a sua empresa e é claro que o plano estratégico envolve coisas muito mais muito maiores.

    Na qual é a sua missão visão e as suas metas para o ano para um horizonte de alguns anos mas como é que você vai é começar a pensar grande se você não sabe nem com a sua situação financeira atual.

    Então antes de sentar para fazer o planejamento estratégico tenta entender qual é a situação real financeira a sua posição e é citado ruim quando vai começar a melhorar se é que vai começar.

    A melhorar e trace metas já pensando nisso né já de uma forma em que que você não sangue mais uma operação que já está comprometida margem de contribuição e.

    Ponto de equilíbrio são dois indicadores cruciais essenciais para qualquer empreendedor especialmente aqueles que querem olhar para o longo prazo é começando então pela margem de.

    Contribuição que ela é um método toda empresa tem custos variáveis e custos fixos os fixos são aqueles que a gente paga todo mês independente da operação ah eu não produzir nada da empresa ficou.

    Fechada mas eu paguei todos os custos fixos salário conta já o aluguel por exemplo enfim se as empresas não funcionar quais são os preços quais são os custos que eu vou pagar direto e sons.

    Que dependem da produção geralmente eles variam de acordo com o número de produtos que estou produzindo ou de serviços que estou prestando então quais seriam esses custos directos.

    Variáveis seria alguma mão de obra que seja directamente proporcional é que seja usada só na prancha o serviço não tem muita empresa de.

    Consultoria que que contrata os consultores por projeto então seria um custo variável seu prédio é o seu governo projetos entrego eu pago àqueles consultores no contrato eles.

    Freelancer se eu não vendo o projeto se eu não pago nada disso um custo variável direto é matéria-prima né é imposto incidente sobre sobre a venda e comissões diretas.

    Na por exemplo a taxa de cartão de crédito por venda de e commerce ela é um custo variável em resumo é o que o que a mais de contribuição é o que sobra do preço do.

    Produto ou do serviço pra pagar os custos fixos da empresa né a partir do volume de vendas então o ponto de equilíbrio é justamente quanto preciso vender um produto ou.

    Serviço pra pagar todos os meus custos fixos e ficar no 0 a 0 qualquer venda que eu faça depois de atingir o ponto de equilíbrio dentro do do mês.

    Eu começo a ter lucro positivo parece um pouco confuso mas vamos entender na prática que fica mais fácil então vamos ver o produto camisa por exemplo como ele funciona.

    Digamos que eu venda camisas por cento e vinte reais eu gosto de ver o gasto 25 reais na matéria prima no tecido eu gasto 15 reais por camisa para estampar lugar cinco reais em cada.

    Embalagem cada venda de camisa pago doze reais de imposto e esses são meus custos variáveis são os custos que incidem diretamente sobre a camisa.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=nFveMYDly8Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem