Planejamento Estrate gico #2 - Análise de Mercado - luz Prime

Planejamento Estrate gico #2 - Análise de Mercado Olá pessoal meu nome é filippo eu sou diretor de marketing da luz estou aqui com vocês de novo essa semana pra falar do segundo vídeo da série especial que nós estamos fazendo sobre o.

Planejamento Estrate gico #2 - Análise de Mercado

Plano estratégico é mais uma vez a gente vai abordar um tema pré planejamento estratégico na primeira semana a gente abordou como melhorar o seu portfólio de produtos otimizar e desenvolver uma.

Análise mais interna do ponto de vista da empresa irá traçar planos de ação dentro do plano estratégico e agora nós vamos fazer vamos pegar a parte mais externa de análise de mercado.

Muitas pessoas me perguntam por que os planejamentos estratégicos falham as pessoas sentam fazem um plano estratégico depois guardam dentro de uma gaveta e só vou olhar no final do ano.

Pra pensar aí falhou nosso plano estratégico é e eu respondo o planejamento estratégico não é o ato de você sentar e pensar em planos para sua empresa simplesmente o planejamento.

Estratégico começa no processo de pesquisa ea qualidade dessa pesquisa é que vai aumentar as chances de um planejamento estratégico dá certo ou não essa pesquisa tem dois vertentes ela.

Pode ser interna ou externa e neste caso aqui nós vamos falar da parte externa da pesquisa principalmente à análise de mercado quando você começa a olhar para o setor.

Em que a sua empresa está inserido e os players nã concorrentes fornecedores clientes que estão à sua volta então antes de mergulhar no plano estratégico importante coletar.

Informações do meio no qual a empresa está inserida isso vai mostrar possíveis oportunidades ameaças que poderão impactar no seu plano e tem duas ferramentas que eu gosto muito para.

Fazer nada de mercado uma análise peixe que dá uma visão mais macroeconômica de mercado como explicar isso mais à frente e outra são as cinco forças competitivas.

Repórter que te dá uma visão mais microeconômico a macroeconômica uma visão mais ampla não há visão mais política econômica a microeconômica já é mais uma uma visão do setor mesmo é.

Concorrente fornecedores clientes então vamos seguir que eu vou explicar mais essas duas ferramentas eu aposto que você nunca tinha ouvido.

VEJA TAMBÉM:

    Falar em análise peixe como ferramenta

    De análise de mercado pois é mas a análise peixe é uma ferramenta muito interessante para esse tipo de exercício paixão acrônimo para a política à.

    Economia social e tecnologia o grande lance da análise peixe é mapear como prováveis mudanças em cada um desses fatores podem afetar o seu negócio.

    Então é você vai olhar pros aspecto político do seu país por exemplo da sua região e pensar em como quais mudanças podem acontecer é neles pra ele pra que impactem o seu.

    Negócio não por exemplo vai ser um ano de eleição pode entrar um político que vá por exemplo abrir o mercado para produtos estrangeiros então vai fechar o mercado é isso pode.

    Impactar o seu o seu o seu produto não pode por exemplo tem um software é um software que você está tendo muito mercado interno e o governo abrindo mercado você vai ter a concorrência de.

    Ler lado de fora a fatores econômicos a mesma coisa que acabou citando um exemplo é do sistema e eu eu já conheço o sistema por exemplo que atendia que atendia um pouco o mercado interno é um.

    Sistema brasileiro e quando o dólar começou a subir eles se deram bem porque os players aqui de display lá de fora saíram do brasil da mesma coisa pra emprego juros a inflação.

    Quando os juros vão ser altos por exemplo fica muito mais difícil captar investimento fatores sociais também impactam não pode haver um aumento na classe média ou seja.

    Vai ter mais possibilidade de consumo pode ter uma redução nas próprias características da comunidade em ser e por último os fatores tecnológicos no governo pode barrar uma tecnologia pode.

    Criar barreiras pode ter uma nova

    Tecnologia que vai mudar totalmente a forma como as pessoas estão esperando eu tô vendo por exemplo é a sanção do chat bote.

    Várias empresas estão testando fazer o atendimento via chat bote isso é uma revolução pode reduzir custos em várias empresas que vão poder investir em outras áreas.

    Então são coisas que têm que estar presente nacional de tai chi e posteriormente podem abrir portas no seu planejamento estratégico tudo isso que eu falei você pode ter.

    Planos de ação ou de contenção é de ameaças ou de para aproveitar melhor suas oportunidades então basicamente esse é o retrato de uma nova espécie é uma matriz simples na.

    Qual você vai mapear todos os fatores primeiro depois você pode classificar entre oportunidades e ameaças e indiferente nem vão ter várias mudanças em cada um desses fatores que não vai.

    Impactar não vai impactar em nada a sua empresa depois você dá pesos diferentes para o impacto desses fatores não é como eu falei tem tem fatores que vão impactar.

    Mais ou menos a sua empresa e você traça plano de ação para se defender das ameaças e aproveitar as oportunidades as cinco forças competitivas de porta já representa uma ferramenta de análise de.

    Mercado muito mais conhecida do que a análise pés elas trazem uma visão um pouco mais microeconômica né do ambiente externo da sua empresa ou seja é uma visão mais.

    Setorial como estão os seus concorrentes fornecedores clientes substitutos novos entrantes quais são essas forças a primeira rivalidade entre concorrentes em setores onde há muita rivalidade e.

    Tem setores onde há pouca qualidade quando você vai por exemplo abrir uma padaria no bairro que já tem 10 padarias na realidade absurda porque porque esse é um setor que não tem muita.

    Diferenciação vai ficar pareça vender pão nem de vários produtos vários frios enfim no a grande inovação que faz com que uma empresa saia dessa concorrência o risco de novos entrantes já é quando.

    Como já representa maior comer gutheim poucas barreiras de entrada ou seja baixo investimento é o governo não tem uma legislação restritiva é por exemplo o mercado de telefonia no brasil.

    Ele tem poucos players e é um mercado extremamente regulado pela anatel os players que estão lá eles até existe uma rivalidade grande entre os concorrentes.

    Mas eles não temem o risco de novos entrantes é a ameaça de substituto já é a ameaça de produtos que não são exatamente seus concorrentes mas podem substituir seu produto é qual seria o.

    Substituto por exemplo de sair para comer no restaurante seria produzir a sua comida fazer a sua comida em casa é tão comum restaurante fica quando o restaurante da região estão muito caras.

    Ou o seu poder de compra está menor você vai preferir fazer a comida em casa do que sair para comer e por último tem um poder de barganha dos clientes poder de barganha com os fornecedores.

    Eles são mais altos quando você depende mais deles do que eles você e mais baixo quando eles dependem mais de você do que você dele então esse aqui é o retrato da força.

    Competitiva de portas o primeiro passo é mapear os players relevantes nas quais são os seus fornecedores e aí eu a minha dica não coloque não apenas os seus fornecedores atuais mapeia todas as.

    Possibilidades aquele poderiam ser seus fornecedores e não são também os seus clientes é e aí sim você e aos seus concorrentes quais são os seus produtos substitutos e.

    Se o mercado tenha uma ameaça muito grande de novos entrantes ou não depois levante fatores que fazem as forças serem maiores ou menores faça benchmark o que é o benchmark.

    Benchmark a estudar esses players né você pode fazer uma reunião com ele e conversar trocar informações isso é muito comum quando eles não são seus concorrentes.

    Você pode tentar tirar informações a partir de da prática por exemplo do cliente oculto se vocês conhecem quando você se finge de clientes né pra experimentar o.

    Serviço ou produto outro player e assim levantar informações que possam ser benéficas para sua empresa e aí eu não digo nem de espionagem né em relação às empresas mas.

    Levantar informações mesma experiência ao usuário alguma coisa que você possa estar falhando que eles fazem melhor e tentar implementar algo ainda melhor na sua empresa e por último traça.

    Estratégia de como melhorar então falando aqui um pouco de cada uma rivalidade entre concorrentes ela vai ser muito alta quando a diferença entre a diferenciação entre produtos é muito.

    Baixa naquele exemplo que odeia você vai abrir uma padaria um lugar um dia cheio de padarias validade entre eles vai ser gigante.

    Agora por exemplo você tem uma rivalidade muito grande entre restaurantes e você aí alguém abriu e food wine food se diferenciou totalmente dos restaurantes convencionais a.

    Concorrência do iphone tem pouca concorrência tem até outros players nesse mercado mas a concorrência que ele tem não é muito alta porque ele consegue atender o brasil inteiro então e risco.

    De novos entrantes é um esse risco vai ser alto quando o mercado tem poucas barreiras de entrada capital necessário para investimento legislação tecnologia quando você abre um serviço muito.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=5YwPyrAlANU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem