Curso VBA em Excel - Aula 4 - Múltiplos Critérios e IF Aninhado

Curso VBA em Excel - Aula 4 - Múltiplos Critérios e IF Aninhado Uma outra boa aplicação do if é quando você utiliza múltiplos critérios em muitos momentos não deve ter apenas uma condição a ser respeitada como a gente estava vendo até agora pode ser que você.

Curso VBA em Excel - Aula 4 - Múltiplos Critérios e IF Aninhado

Precisa respeitar duas ou mais a gente vai fazer isso utilizando os operadores and ior vamos ver como o código funciona aproveitando que a gente já tinha feito.

Até agora basicamente a gente lê este código aqui eu tô falando que o horário se ele for depois do meio dia eu vou receber boa tarde se ele for antes de meio dia eu.

Vou receber bom dia só que a gente sabe muito bem que depois das 6 você já dá boa noite então você teria um sistema dando uma mensagem errada porque se fosse nove da noite estaria dando boa.

Tarde então a gente precisa adicionar múltiplos critérios nessa condicional aqui de boa tarde justamente para dizer que se for depois de meio-dia e se.

Também for antes de 6 a isso sim o do boa tarde vamos ver como é que a gente faz isso diretamente no código para facilitar eu vou criar três bloquinhos de.

Condicionais e our time menor do que 12 então mestre de box bom dia e isso continua igualzinho eu só vou colocar um em destaque para terminar esse primeiro bloco então se a gente tiver em qualquer.

Horário abaixo de 12 horas ele vai retornar bom dia eu vou copiar o our time utilizando atalhos de teclado control ser justamente o que eu vou utilizar muitas vezes ao invés de.

Utilizar wells eu utilizar outro if então e our time for maior ou igual a 12 e agora eu preciso da minha segunda condição por isso que eu utilizo múltiplos critérios né.

É também meu our time for menor do que 18 aí sim eu vou receber o boa tarde você observa que ele me deu um erro que eu esqueci de colocar o dela né que é.

Justamente o então alguma coisa acontece a eliminar boa tarde beleza em df e agora eu posso criar o meu último bloco de irc ou boa noite que ainda não tinha até agora e our time for maior ou igual.

A 18 em dengue aí sim eu vou ter o mestre de box com o boa noite a gente coloca aqui direto boa noite fechou eu fecho o em destaque está perfeito já acabei de fechar os.

VEJA TAMBÉM:

    Meus três bloquinhos se eu tiver uma

    Condição sendo respeitada aqui e aqui então eu vou ter um boa tarde o resto são as condições normais que a gente já tinha visto.

    Vamos ver como está o funcionamento disso o meu horário atual são 5 e 10 se eu fizer o teste boa tarde está perfeito porque 5 e 10 ou seja a hora 17 é maior ou igual do.

    Que 12 e é menor do que 18 você vai ver que eu colocasse aqui é menor do que 17 e fizesse o dano ele já me daria vamos fazer um teste na verdade ele me.

    Deu nenhum porque não respeitou nenhuma das regras né eu tenho que mudar essa regra debaixo aqui também obviamente e agora sim ele vai chegar em alguma das regras e ele me.

    Dar boa noite então você precisa ter muito cuidado quando você altera uma regra ou outro porque você pode ter problemas obviamente se nenhuma das regras permitiam resultado verdadeiro.

    Nesse caso nenhuma delas era verdadeira a gente passou batido por isso um outro uso bem legal que a gente pode ter para chegar nesse resultado é utilizar o iff alinhado.

    É o famoso ser alinhado que a gente utilizava aqui no excel só para te mostrar como era mais ou menos a gente tinha um igual começando conselho abre aqui um.

    Parênteses a gente tem um teste lógico por exemplo o ges g4 ser igual a 100 se g 4 foi igual a 100 então eu tenho valor verdadeiro é a mesma lógica do if que a gente está tendo.

    Só que escrita no excel que poderia ser o valor 10 e se for falso eu posso ter um valor 1 por exemplo só que agora quando eu quero ser alinhado quando eu chego no valor se falso eu.

    Criei um outro senhor pra continuar com

    A minha cadeia de lógicas e agora eu vou ver se o g 4 não foi igual a 100 então eu vou ter um caso que pode ser ser g4 foi igual a 99.

    Aí eu posso ter uma outra resposta que pode ser sem senão eu posso ter a resposta falsa e por aí vai eu poderia criar uma série de condições que eu quisesse só expliquei aqui no.

    Excel que eu acho que é um pouco mais fácil do que entender pelas linhas de código mas você vai conseguir visualizar que a gente consegue criar esse mesmo.

    Encadeamento de 6 aqui dentro a gente vai fazer isso utilizando essa mesma estrutura aqui mas mudando uma série de valores.

    A gente vai começar com um livro our time menor do que 12 da mensagem de bom dia só que agora ao invés de terminar esse bloquinho vai ser um bloco quase que continua.

    Então eu vou escrever o meu élcio de novo quer qualquer outra coisa ele vai retornar aí eu vou abrir um novo ip que nem eu fiz lá no excel então e mais uma vez.

    Our time a gente coloca se ele for menor do que 18 então beleza na verdade eu tenho que colocar dentro às vezes eu esqueço a gente coloca aqui ele vai me dar uma nerd box de boa tarde vamos.

    Colocar aqui boa tarde beleza é do inter de novo não estou passando aqui é e agora eu tenho de novo else se qualquer outra coisa se não for menor.

    Do que 12 não for menor do que 18 então eu poderia criar um novo ipi mas aqui já o if é desnecessário qualquer coisa diferente disso já é a mensagem de boa noite que eu quero de resposta então.

    Coloco aqui boa noite e agora é preciso fazer uma coisa você percebe que eu abrir dois erros então eu vou precisar fechar esses dois chips colocando em breve.

    E aí eu só pra te mostrar uma forma interessante de se inscrever não é obrigatório você pode botar na mesma linha do código assim fica fácil de você ver uma coisa.

    Tá começando e onde ela está terminando pronto a gente já terminou de escrever as linhas de código obviamente o ente sobre tem que continuar então eu já fiz tudo o que eu queria.

    Agora eu posso fazer o teste vamos fazer um teste aqui quando a gente coloca ele deseja boa tarde que é exatamente o que queria ou seja quando ele vai fazendo a leitura vamos fazer.

    Depuração passo a passo para entender como é que é ele pega aqui seu horário está abaixo de 12 não tá então ele pula eu já tô no elche.

    Qualquer outra coisa seu horário está abaixo de 18 tá então ele vai me dar a mensagem de um caixa de mensagem com boa tarde me deu legal ele já foi proibido porque eu não tenho.

    Mais nenhum élcio ele já me deu a resposta correta e está perfeito aí eu fui lá e termina exatamente de ler todas as linhas de código corretamente então o que eu quero aqui que você.

    Entenda que o funcionamento dos operadores and other e dos e alinhado é do iphan alinhado eles seguem a mesma lógica de uso das funções e eo lá no excel e.

    Talvez apesar de parecer um pouco mais complicado por estar tudo escrito em código não tem muito mistério basta você seguir o passo a passo que a gente acabou de passar aquilo que você.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=R-hNfkbhNhQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem