Curso de Dashboards no Excel - Aula Exemplo - Dicas de Design para o Dashboard

Curso de Dashboards no Excel - Aula Exemplo - Dicas de Design para o Dashboard Agora que você já entendeu que deve não deve fazer um gráfico vamos olhar de uma maneira mais completa para um dashboard de recursos humanos a primeira coisa que você tem que se.

Curso de Dashboards no Excel - Aula Exemplo - Dicas de Design para o Dashboard

Perguntar exatamente qual é o objetivo que se investe board tem e para quem ele se deixe nada nesse nosso caso a gente está falando de um dashboard da área de recursos humanos que tem o objetivo.

Principal de mostrar dados de retenção de funcionários então a gente precisa ajustar o dashboard ele ficar com um design melhor e mostrar as principais informações de.

Retenção de funcionários aqui a gente tem quatro indicadores de retenção de funcionários outros indicadores extras e alguns gráficos esses aqui mostrando uma.

Divisão dos funcionários por cargo e por área e esse outro aqui em baixo mostrando o desempenho dos funcionários como o nosso objetivo é mostrar dados de retenção a gente já pode começar mexendo.

Nesse dashboard tirando qualquer informação inútil para esse nosso objetivo no caso a gente não precisa ver desempenho eu posso apagar esse gráfico inclusive média salarial em média do.

Desempenho são indicadores que não são relevantes para a minha taxa de retenção então eu vou simplesmente selecionar essas linhas clicar com o botão direito do mouse aqui e vou excluir todas essas.

Linhas porque elas não são úteis para mim beleza esse foi o primeiro passo que eu dei o segundo passo que eu preciso dar é justamente fazer com que esse dashboard.

Ele caiba exatamente no meu espaço de uma página que eu tenho aquilo se você perceber ele tem um espaço em branco ac em baixo que eu preciso utilizar melhor ele está utilizando.

Rolagem lateral ou seja não consigo visualizar todas as minhas informações aqui o que eu posso fazer a primeira coisa que eu gosto de fazer.

Pra que esse teste board caiba dentro de uma única página é trabalhar o dimensionamento de largura de alturas vou começar aqui com as alturas é normalmente ou selecione mais uma linha.

Ao mesmo tempo utilizando atalho de teclado control e quando eu faço isso ao modificar a altura você percebe que ele modifica das duas linhas que eu selecionei e isso vai fazendo com que.

VEJA TAMBÉM:

    Ocupe mais espaço do meu dashboard

    Isso dá uma imagem maior aqui em cima e aí eu fico com uma imagem lateral superior muito parecidos e ainda possa ocupar um pouquinho mais de espaço.

    Aumentando o tamanho que eu tenho de seu indicador fiz isso você percebe que eu tenho um espaço razoavelmente interessante para mostrar os principais indicadores.

    O título deles a porcentagem que estão assumindo o valor que eles tinham no ano anterior e também qual foi a variação percentual de um ano para o outro a minha altura tá legal eu preciso ajeitar.

    Agora as minhas largos para que esses gráficos esses indicadores que caibam exatamente em uma página mais uma vez eu utilizo o atalho de teclado control e quando eu faço essa.

    Utilização eu consigo selecionar mais de uma coluna quando eu diminui o tamanho dessas colunas elas vão diminuir ao mesmo tempo e conforme eu vou chegando no meu.

    Objetivo final que é fazer os gráficos cabelo dentro do meu espaço eu já determinei esse meu ajuste de design para que o dashboard caiu exatamente em uma única página.

    Mas ainda tem outros ajustes de design importante para fazer aqui o mais claro gritante deles é que a gente tem cores diferentes e fontes diferentes para indicadores que deveriam ser similares.

    Então eu vou fazer esse ajuste selecionando os lugares onde eu tenho essas cores diferentes vou fazer um ajuste nesta paleta de cor colocando a mesma cor que eu tenho aqui do lado que.

    É esse laranja aqui que um laranja amarelado vai alguma coisa nesse sentido e também vou fazer o ajuste da cor da fonte é que essa aqui é uma fonte cinza que eu deveria ter branco pronto já.

    Seguia boa parte dos ajustes que

    Precisava fazer eu ainda tô com fontes diferentes aqui eu tenho calibre é que eu tenho câmbio então vamos ajustar agora todas as.

    Fontes desses indicadores da direita seleciono todos eles mais uma vez vêm aqui e seleciona o calibre quando eu faço isso eu já tenho um dashboard que está muito mais organizado.

    Muito mais harmônico do que estava antes ainda tenho um último problema aqui como eu já falei pra você no caso de gráficos a gente vai evitar o uso de gráficos em 3d.

    Então pra modificar a rotação 3d de um gráfico é por exemplo de pizza a gente precisa selecionar com o botão direito do mouse vir aqui na opção rotação 3d e quando a gente tem essas opções aqui a.

    Gente vai modificar a rotação do eixo y quando a gente bota pra baixo você observa que ele fica mais para baixo o que a gente quer visão dele chapada então quando a gente bota pra cima e.

    Chega a 90% aqui é o máximo que a gente vai conseguir chegar então uma visão de frente pra esse gráfico de pizza eu vou fazer o mesmo para esse outro aqui então vou selecionar ele de clicar com o botão.

    Direito do mouse em rotação três dele e aqui eu vou aumentar a votação dele para 90% você percebe que agora eu tenho os meus dois gráficos ocupando um espaço frontal sem organização três meses sem.

    Estar em três dimensões é tão em apenas duas dimensões com uma maneira fácil de visualizar pra fechar os ajustes de design e ainda recomendaria que você tivesse uma observação se as coisas não.

    Estão muito gritantes ou seja você você pode simplificar ou não essas cores se você tem algum filtro se dá para simplificar ou não esses filtros e se todas as informações que você quer.

    Utilizar estão logo na cara de quem vai visualizar nesse caso com certeza estão a gente tem aqui headcount tornou admissões e demissões facilmente visualizadas inclusive com os nossos.

    Gráficos de funcionários por carga horária bem organizados aqui como eles são menos relevantes eles ficam do lado direito e não do lado esquerdo porque sempre que uma pessoa.

    For analisar o seu dashboard ela vai começar de cima pra baixo da esquerda para a direita então tenha sempre isso em mente quando você tiver organizando os detalhes de design de seu dashboard.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=ZVRXPzUwu84

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem